Renato Bzuneck Jardim
Renato se acostumou a desafiar e, sobretudo, a driblar as dificuldades da vida. Mesmo nascendo com forte limitação na visão tinha apenas 10% da capacidade visual , tornou-se faixa preta em tae kwon do, formou-se em jornalismo na Universidade Positivo em 2007 e concluiu pós-graduação em Comunicação Esportiva. "Foram 23 anos de absoluta obstinação em superar obstáculos", conta o pai Sílvio. Para quem enfrentou dificuldades maiores, a faculdade nem passou perto de um páreo duro. O enorme senso de responsabilidade aliado ao apoio integral dos pais garantiu a formação entre os melhores da turma. A deficiência visual, aliás, não apagava a boa impressão que deixava nos colegas: Renato sempre foi um dos mais talentosos da turma. "Ele foi símbolo de luta, compensando o problema de visão com audição aguçada, memória fantástica e extrema inteligência", relata um de seus companheiros durante o ensino superior, Mauro Cesar da Silva. Os 10% da capacidade visual não impediram Renato de sempre acompanhar o Internacional de Porto Alegre, uma de suas paixões. O futebol, mais do que o Inter, constantemente atraía sua atenção. "Por influência minha, torcia para o Internacional. E seu sonho era ser comentarista esportivo em rádio", conta Sílvio. E o habilidoso Renato ainda conseguia assistir aos jogos. Sim, assistir. Sentava próximo à televisão, ligava o rádio e contava com uma espécie de narração de seu pai. Não só durante o futebol, mas suas características e seu senso de humor tornaram Renato o ponto de convergência familiar. "Sempre foi um agregador, o nosso centro positivo. Nunca foi um transtorno por ser carinhoso e espirituoso. Apesar da deficiência, ele não veio para ser ajudado. Veio para nos ajudar. E conseguiu", afirma Sílvio. Deixou pai, mãe e dois irmãos.
Dia 8 de setembro, aos 23 anos, de falência múltipla dos órgãos.
* * * * *
Agenor Pereira de Carvalho, 93 anos, auxiliar administrativo, filho de João Dias de Carvalho e Arlinda Pereira Leite. Deixa viúva Suzana Wenceslau de Carvalho. Sep. ontem.
Alzira Carlos dos Santos, 67 anos, comerciante, filha de João Carlos dos Santos Filho e Conceição Carvalho Nepomuceno. Sep. ontem.
Angelino Soares de Melo, 59 anos, professor, filho de Leonardo Soares de Melo e Francisca Pereira de Melo. Sep. ontem.
Antônio Pedro Spindola, 94 anos, lavrador, filho de Pedro Silvano Spindola e Antônia Joaquina de Jesus. Viúvo de Maria Claudino Spindola. Sep. ontem.
Aparecida Bruno Catossi, 71 anos, costureira, filha de Francisco Bruno e Mariana da Silva Bruno. Sep. ontem.
Carmen Anaia de Oliveira, 74 anos, doméstica, filha de Pedro Anaia e Foen Santa Berlanga. Viúva de Paulino de Oliveira. Sep. ontem.
Celmo Remi Milani Castro, 51 anos, empresário, filho de Olavo de Jesus Castro e Maria de Jesus Milani Castro. Deixa viúva Alair Cilmara Praça Castro. Sep. ontem.
Cladir José Zanella, 53 anos, gerente comercial, filho de Deolindo Zenalla e Elgide Domingas Pozza. Deixa viúva Elsa Peluso Zanella. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.
Divonsir João de Farias, 57 anos, motorista, filha de Avir de Farias e Juvina de Farias. Deixa viúva Rosicler dos Santos Farias. Sep. ontem.
Fábio Henrique Lima, 16 anos, estudante, filho de Jucélia Bandeira de Lima. Sep. ontem.
Haroldo dos Santos Dias, 57 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de João Manoel Dias e Maria dos Santos Dias. Deixa viúva Zenaide Nunes Dias. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Nossa Senhora do Carmo, Paranaguá.
Irenildo José Schwab, 49 anos, filho de Ireno Schwab e Terezinha Baluk Schwab. Deixa viúva Matilde Aparecida Portela Schwab. Sep. ontem.
Jacob Rossa, 81 anos, comerciante, filho de Frederico Rossa e Maria Magdalena Rossa. Deixa viúva Rosa Bertoja Rossa. Sep. ontem.
Joel Terleski, 68 anos, comerciante, filho de João Terleski e Maria Terleski. Deixa viúva Ofélia da Silva Terleski. Sep. ontem.
Jonathan Vinícius de Almeida, 18 anos, estudante, filho de Solange Terezinha de Almeida. Sep. ontem.
José Stresser dos Santos, 40 anos, pedreiro, filho de Divair Stresser. Deixa viúva Lurdes. Sep. ontem.
Maria do Carmo Ribas, 76 anos, do lar, filha de Ermelino Mariano Ribas e Lydia Ribas. Sep. ontem.
Osvanir Cordeiro, 30 anos, pedreiro, filho de Joaquim de Melo Cordeiro e Araci de Jesus da Paixão Cordeiro. Sep. ontem.
Rosalina dos Reis Dias, 71 anos, do lar, filha de Olímpio José Dias e Alexandrina dos Reis Dias. Sepultamento ontem.
Vanusa Vanessale dos Santos, 35 anos, servente, filha de Arnoldo dos Santos e Marli Maria da Silva Santos. Sep. ontem.
Zulmira França, 72 anos, do lar, filha de Ramiro França e Felisbina Maria Rosa. Viúva de Ermídio de Paula Cordeiro. Sepultamento ontem.Zuzana Drula de Camargo, 71 anos, do lar, filha de Roberto Drula e Clara Selusniaki Drula. Deixa viúvo Archimedes Rodrigues de Camargo. Sep. ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia