• Carregando...
 |
| Foto:

Eduardo Winter Filho

Em seus primeiros anos de vida, Eduardo aprendeu a tocar violino. Dizia que tinha sido por causa de seus pais – ela descendente de ingleses e ele, de alemães – muito ligados à música. Para ganhar algum trocado, tocava o instrumento sozinho, nas ruas, em festas e no circo, como fundo musical para os atores de dramalhões. Ainda na infância resolveu ser médico. Quando se formou, aos 24 anos, foi para o norte do estado para trabalhar. Mas teve problemas: as pessoas não o levavam à sério como profissional, pois diziam que ele tinha um "rostinho de bebê". Para contornar a situação, Eduardo deixou crescer um bigodinho, do qual nunca mais abriu mão. Conheceu por meio de amigos, uma moça que diziam ser muito parecida com ele. Ambos compartilhariam dos mesmos pensamentos, um deles era o de que quem só lê revistas em quadrinhos, acaba sem se interessar pela "verdadeira literatura". Era depois de frases como essa, dita pelos dois, que os amigos diziam empolgados: "Vocês dois têm que se conhecer". Se encontraram, namoraram por correspondência, e, anos depois, Eduardo convenceu Adelina a deixar a faculdade de Direito em Curitiba – estava no terceiro ano – e se mudar com ele para Uraí, no Norte do Paraná. Se casaram, tiveram uma filha e por lá ficaram por 17 anos. Passaram dois em Maringá e então voltaram para Curitiba, nos anos 70. Quando ele se aposentou, aos 70 anos, a mulher ficou apreensiva, pois todos diziam a ela que maridos aposentados são um problema, tornam-se implicantes e mal humorados. Mas ela diz que com Eduardo não foi assim. Ele sabia dividir seu tempo entre as leituras, de jornais e revistas médicas, ouvir uma boa música, caminhar e encontrar seus muitos amigos. No Hospital Cajuru, após ouvir o cirurgião cardíaco expor o seu caso – cirurgia ou poucos dias de vida - ficou perplexo. Quando os médicos saíram, ele fechou os olhos e adormeceu. Foi levado até a Santa Casa, onde seria operado, e mais tarde a enfermeira disse que suas tranquilas últimas palavras foram: "Deus sabe o que faz". Deixa a viúva, uma filha e quatro netos.

Dia 17 de setembro, aos 85 anos, de aneurisma da aorta.

* * * * *Adão Vivi, 75 anos, estofador, filho de Francisco Vivi e Paulina Strendenberguer Vivi. Sep. ontem.

Adelar Menegazzi, 81 anos, filha de João Menegazzi e Maria Carriel. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Capela da Igreja de Maravilha, SC.

Angelina Aparecida de Carvalho, filha de José Carlos de Carvalho e Sirlene Elvira da Cruz Carvalho. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Antenor Cordeiro dos Santos, 72 anos, lavrador, filho de Francisco Cordeiro dos Santos e Dolarinda Maria de Jesus. Deixa viúva Januária Cordeiro dos Santos. Sep. ontem.

Antônia Ribeiro Luska, 78 anos, professora, filha de José Firmino Ribeiro e Maria José Ribeiro. Viúva de Miguel Luska. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Bianca Vitória de Araújo, filha de Luanne Cristine de Araújo. Sep. ontem.

Bolívar Ciuffi, 89 anos, médico, filho de Alfredo Ciuffi e Olga Chaddad. Deixa viúva Violeta Ciuffi. Sep. ontem.

Catharina Pereira Matheus Celestino, 85 anos, do lar, filha de Arcelino João Matheus e Clara Joanna Pereira. Deixa viúvo Chrispin Flor Celestino. Sep. ontem.

Eva dos Santos Moura, 62 anos, do lar, filha de Pedro Soares dos Santos e Carolina Lemes dos Santos. Deixa viúvo Fernando Bezerra Moura. Sep. ontem.

Genoveva Bom Ceccone, 95 anos, do lar, filha de Ângelo Bom e Amália Bom. Viúva de Afonso Ernesto Ceccone. Sep. ontem.

Giovane Constantino de Oliveira, 45 anos, auxiliar de produção, filho de Antenor Constantino de Oliveira e Antônia de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Marcos, saindo da capela do mesmo.

Hildegart Dallarosa, 88 anos, do lar, filha de Baltazar Ferdinando Schmitt e Otília Schmitt. Viúva de Arturo Dallarosa. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Isabel Theresa Campestrini, 87 anos, funcionária pública estadual, filha de André Campestrini e Frida Campestrini. Deixa viúvo Marcelo Dalcanale. Sep. ontem.

Isaira Alzira da Silva, 51 anos, do lar, filha de Joaquim da Silva e Maria Aparecida da Silva. Deixa viúvo Daniel Venâncio Rosa. Sep. ontem.

Jennyfer de Souza Cavalcante, 3 meses, filha de Eliel Arruda Cavalcante e Elisângela Godoy de Souza. Sep. às 10 h, no municipal do Boqueirão, saindo da Rua Luiz Cardoso, 59 – Fazendinha.

Joaquim Pricarpio de Gouveia, 82 anos, lavrador, filho de José Pricarpio de Gouveia e Lázara Magdalena de Jesus. Deixa viúva Isolina Thomaz de Gouveia. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

José Habinoski, 75 anos, servente, filho de Romão Habinoski e Maria Habinoski. Viúvo de Otília Habinoski. Sep. às 11h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de Quitandinha, PR.

José Martinho Filho, 38 anos, motorista, filho de José Martinho e Maria Tobroda Martinho. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela de Ortigueira, PR.

Josesito Marques da Silva, 54 anos, comerciante, filho de Odilon Marques da Silva e Maria José Marques da Silva. Deixa viúva Eunice Evaristo Marques da Silva. Sep. ontem.

Jovita de Lima Cordeiro, 59 anos, do lar, filha de Tibúrcio Pereira de Lima e Maria da Luz de Lima. Viúva de Sílvio Cordeiro. Sep. ontem.

Juarez Pedro Trizotto, 31 anos, mecânico, filho de Itacir Trizotto e Zenaide Catarina Bianchi Trizotto. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da Rua Maria Campana, 105, Vila Barigui, CIC.

Luís Padilha, 65 anos, eletricista, filho de Antônio Padilha e Leocádia Padilha. Deixa viúva Maria Cacilda Padilha. Sep. ontem.

Luiz Antônio Rocha, 40 anos, motorista, filho de Dorival de Jezus Rocha e Alice Aline Ferreira Rocha. Deixa viúva Rosane Aparecida de Oliveira Rocha. Sep. às 8 h, no Cemitério Municipal de Mandirituba, saindo da Rua João B. da Rocha, 82, Mandirituba.

Luiz Eduardo Rodrigues Domakowski, 31 anos, auxiliar, filho de Luiz Carlos Domakowski. Sep. ontem.

Marcelo Sokoloski, 40 anos, vendedor, filho de Irineu Sokoloski e Mirian Sokoloski. Sep. ontem.

Maria Antônia Fagundes, 62 anos, do lar, filha de Arina Fagundes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vaticano, saindo da capela Esmeralda.

Maria Helena Nogueira, 78 anos, professora, filha de Roque Nogueira e Guiomar Teixeira Nogueira. Sep. ontem.

Maria Idiomar Bueno Magalhães, 49 anos, doméstica, filha de Durval Bueno Magalhães e Maria Ercília Carvalho Magalhães. Sep. ontem.

Nélson Alves de Oliveira, 38 anos, eletricista, filho de Vicente Otoni de Oliveira e Neusa Aparecida Alves de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da capela do Bairro Novo – Rua Gabriel Ribeiro, 485 – Sítio Cercado.

Noêmia de Faria Benatto, 82 anos, do lar, filha de Antônio Leonel Faria e Maria Vaz de Faria. Deixa viúvo Osvaldo Benatto. Sep. ontem.

Orli Gonçalves de Oliveira, 69 anos, militar, filho de Izidoro Gonçalves de Oliveira e Ernestina Mendes de Oliveira. Deixa viúva Abigail Borba de Oliveira. Sep. ontem.

Rodrigo Aparecido Rodrigues, 26 anos, auxiliar de produção, filho de Jair Rodrigues e Marlene Carolina Cotes Rodrigues. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Associação de Moradores Maria Antonieta, Pinhais.

Rosalvo Kretikouski, 56 anos, vendedor, filho de Antônio Kretikouski e Helena Jaskiu Kretikouski. Deixa viúva Maria Helena Kretikouski. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Rosângela Aparecida da Silva, 46 anos, doméstica, filha de Benedicto Eugênio da Silva e Adelina da Silva. Sep. ontem.

Rubens Terrone, 39 anos, filho de Agostinho Terrone e Maria Pereira da Silva. Sep. ontem.

Sandro Denílson Bauer, 31 anos, vendedor, filho de Alceu Bauer Sobrinho e Nacir do Rocio Bauer. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Rua Demétrio Romaniuk, 12, Portão.

Selma Xavier da Costa, 37 anos, auxiliar de limpeza, filha de João José da Costa e Armerinda Xavier da Costa. Sep. ontem.

Valdinei de Bastos Assis, 35 anos, coletor, filho de José de Bastos Assis e Edite Ribeiro de Assis. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Evangélica Quadrangular – Campo do Santana, PR.

Willian Jackson Padilha, 20 anos, estudante, filho de Rubens Antônio Padilha e Grace Kely da Silva Padilha. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela do mesmo.

Zulmira Verges da Costa, 85 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Jorges Verges Filho e Jocelina Saldanha Verges. Deixa viúvo João da Costa. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]