• Carregando...

José Miguel Aceti

Todos os dias José levantava cedo, tomava café e ia dar uma caminhada na praça próxima da sua casa, no bairro Cidade Industrial de Curitiba. Depois, sentava-se em um banco no terminal de ônibus e divertia-se com o vaivém de pessoas e veículos. Depois do almoço, retornava ao seu posto de observador. Dizia que gostava de ver gente e ouvir conversas. Desde os 60 anos, morava com a filha Cida, em uma casinha de fundos e seu divertimento era passear pelo bairro. Nasceu no interior de Minas Gerais, mas depois da perda do pai aos sete anos foi criado pelos tios em Mogi Mirim, interior de São Paulo. Durante o dia trabalhava na roça. À noite, aprendia as primeiras letras com a tia ou com vizinhos, sentado na mesa da cozinha. Com a família, ficou até casar com Sebastiana, vizinha da região onde morava. Entre idas e vindas de cidades do interior de São Paulo, José, Sebastiana e os dez filhos pequenos chegaram ao Paraná, na década de 40, em busca de oportunidades. Com o objetivo de ter alguma coisa, os Aceti moraram em diversas cidades do interior. Na última, em Assis Chateaubriand (oeste do estado) comprou uma chácara e se estabilizou durante alguns anos. Colhia o café e trazia no braço com ajuda dos filhos mais velhos. A mulher, ajudava na colheita dos vizinhos para conseguir comprar comida para a família. Enquanto isso, os pequenos ficavam em casa sob os cuidados dos irmãos. Quando José chegava da roça, corria à procura de uma xícara de café. Se não tivesse, ele mesmo fazia, lembra a filha Cida. Hábito que mantinha pela manhã, quando acordava por volta das 4 horas, e deixava o café pronto para a família. Quando chegava o fim de semana e tinha circo na vila onde moravam, Cida lembra que todos iam curtir as brincadeiras. Como eram muitos, José emprestava a lona que usava para cobrir a plantação para o dono do circo e ganhava as entradas gratuitas, assim podia proporcionar algum lazer para a prole. A maior parte dos filhos morava em São Paulo e tinha netos, bisnetos e tataranetos que nunca chegou a conhecer. Deixa nove filhos.

Dia 14, aos 91 anos.

* * * * *

Afrânio Correia Limas, 92 anos, representante comercial, filho de Pedro Correia Lima e Cecília Hermínia Lima. Deixa viúva Zulmira Mendes Lima. Sep. ontem.

Ágatha Natasha Monteiro, 4 meses, filha de Heliton Luís Monteiro e Eva Rosicléia de Oliveira. Sep. ontem.

Ane Cristine Kaminski, 15 anos, estudante, filha de Ivan Baldon Kaminski e Ângela Maria da Silva. Sep. ontem no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), PR.

Antônio José dos Santos, 74 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de José Francisco dos Santos e Filomena Maria da Conceição. Deixa viúva Sebastiana Josefa Torres. Sep. às 14 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da Rua Julião Guião Queirolo Russo, 99 – Novo Mundo.

Antônio Kuritza, 83 anos, filho de Elias Kuritza e Joana Kuritza. Viúvo de Izabel da Silva Kuritza. Sep. ontem.

Aparecida Roceto Fernandes, 77 anos, do lar, filha de Cláudio Roceto e Vergínia Muniz Roceto. Deixa viúvo João Fernandes. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Ari Basso, 48 anos, eletricista, filho de Natal Basso e Cirene Stein Basso. Deixa viúva Trindade Ferreira do Nascimento Basso. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial São Marcos, saindo da capela do mesmo.

Carla Pires, 62 anos, do lar, filha de Teodoro Estelmhtsk e Emília Martins. Viúva de Olívio Manoel Pires. Sep. ontem no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), PR.

Carmela Likes Penteado, 86 anos, do lar, filha de Pedro Otávio Dal Santo e Maria Bobato. Viúva de Lauro Likes Penteado. Sep. às 11h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Preve de Campo Mourão, PR.

Carmelino Uller, 66 anos, autônomo, filho de José Uller e Lídia de Souza Uller. Deixa viúva Zelinda Santos Uller. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Celso Pinheiro da Silva, 55 anos, militar, filho de Maria Augusta Pinheiro da Silva. Deixa viúva Luci Mary Pedroso da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela da Associação Vila Militar (AVM).

Darlei Tibes dos santos, 39 anos, pedreiro, filho de Lindamir Tibes dos santos. Sep. ontem.

Dolores Vaz da Silva, 73 anos, do lar, filha de João Vaz e Paulina Martins. Viúva de Cícero Amâncio da Silva. Sep. às 9 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da Rua Adair Marcondes Negrão, 930 – Sítio Cercado.

Edézio de Freitas, 54 anos, garçom, filho de José João de Freitas e Maria da Luz Conceição. Deixa viúva Maria da Glória Lima de Freitas. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do Paroquial Colônia Orleans.

Edson Aparecido da Hora, 36 anos, servente, filho de Antônio Alberto da Hora e Iracema Martins da Hora. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Maringá, PR.

Emílio Fernandes Rodrigues, 82 anos, técnico em enfermagem, filho de José Fernandes Rodrigues e Emília Fernandes de Amo. Viúvo de Rozália Fernandes. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Geraldo Batista da Silva, 87 anos, guardião, filho de Sebastião Batista da Silva e Ana Maria de Jesus. Viúvo de Francisca Gonçalves da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério de Ferraria (Campo Largo), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus – Campo Comprido.

Iracema Horst Saldanha, 83 anos, do lar, filha de João Frederico Horst e Donália Horst. Deixa viúvo João Mallmann Saldanha. Sep. ontem.

João Adriano Freitas da Silva, 40 anos, encanador industrial, filho de Adão Rocha Gonçalves da Silva e Élcia Freitas da Silva. Deixa viúva Joselaine Castorina Vienel da Silva. Sep. ontem.

João Marques de Mendonça, 81 anos, comerciante, filho de Manuel Marques de Mendonça e Luzia da Encarnação. Viúvo de Maria Heliodora Gomes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Cruzeiro do Oeste, PR.

João Martinho da Silva Dutra, 63 anos, técnico, filho de Donato da Silva Dutra e Otília da Silva Dutra. Deixa viúva Lisolete Nejem Dutra. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

João Renato Bueno, 43 anos, vendedor, filho de Adelino Bueno da Rosa e Antônia Gruber da Rosa. Deixa viúva Ângela Aparecida Pereira Bueno. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Pitanga, PR.

José Princival, 63 anos, jardineiro, filho de Alfredo Princival e Maria Princival. Sep. ontem.

José Soares Saldanha Filho, 65 anos, pedreiro, filho de José Soares Saldanha e Genoveva Cavalheiro. Sep. ontem.

Luiz Amilton Lopes Sidor, 70 anos, engenheiro químico, filho de Miguel Sidor e Lenir Lopes Sidor. Deixa viúva Rosalba da Silva Sidor. Sep. ontem.

Luiz Renato Schechtel, 56 anos, técnico em eletrônica, filho de João Schechtel e Nahyr Silva Schechtel. Deixa viúva Neusa Maria Schechtel. Sep. ontem.

Luzimar Martim Francisquetti, 52 anos, comerciante, filho de Ângelo Francisquetti e Ogélia Quinolli. Sep. ontem no Cemitério de Ferraria (Campo Largo), PR.

Manoel Batista dos Anjos, 70 anos, lavrador, filho de Manoel dos Anjos Oliveira e Nelsina Alves Paxeco. Deixa viúva Raimunda Francisca Pimentel. Sep. ontem.

Maria Inez Zaniolo, 68 anos, do lar, filha de José Colatusso e Joana Colatusso. Deixa viúvo Benjamim Zaniolo. Sep. ontem.

Maria Schmitz de Jesus, 42 anos, comerciante, filha de Albino de Jesus e Lídia Tereza Schmitz. Sep. ontem.

Myriam Suzana do Amaral, 48 anos, balconista, filha de Esaúl Carvalho do Amaral e Joana Dutra do Amaral. Deixa viúvo Cosimo Pelligrini. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Odair da Silva, 63 anos, pedreiro, filho de Marcelino da Silva e Maria da Silva Lisboa. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Anjo da Guarda – Almirante Tamandaré, PR.

Odair Medeiros Moraes, filho de Márcio de Oliveira Moraes e Marilda Medeiros de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus (municipal de Piraquara), saindo da Rua Izabel Corrêa Soares, 840 – Vila Izabel – Piraquara, PR.

Osíris Demantova, 76 anos, comerciante, filho de Carlos Demantova e Aurora Lucas Demantova. Deixa viúva Anita Fernandes Demantova. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Osvaldo Corrêa, 68 anos, supervisor, filho de João Maria Corrêa e Luiza Silva Corrêa. Deixa viúva Emídia Seidel Corrêa. Sep. às 9 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.

Osvaldo Pereira da Silva, 56 anos, vigilante, filho de Marçal Pereira da Silva e Laura Corrêa da Silva. Sep. ontem.

Rafael Coimbra dos Santos, 19 anos, pedreiro, filho de Ildebrando Coimbra dos Santos e Maria Aparecida dos Santos. Sep. ontem.

Raphael Venâncio dos Santos, 16 anos, autônomo, filho de Luiz Carlos Ermelino dos Santos e Terezinha Venâncio dos Santos. Sep. ontem.

Regina Wilemborg Lira, 76 anos, do lar, filha de Ludvig Wilemborg e Matilde Reuz Wilemborg. Deixa viúvo Bortolo Lira. Sep. ontem.

Roberto Roíldo dos Santos, 52 anos, músico, filho de José dos Santos e Cecília Noberto Vendmüeller. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão.

Sadi Catarina, 42 anos, autônomo, filho de João Catarina e Lurdes Maria Pasqualetto Catarina. Sep. ontem.

Sara dos Santos Garcia, 24 anos, costureira, filha de Davi Garcia e Eliana dos Santos. Sep. ontem.

Vílson Soares dos Santos, 44 anos, mecânico, filho de Sebastião Soares dos Santos e Antônia Vieira dos Santos. Deixa viúva Rosimeri Antunes dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

Walter Vieira, 54 anos, instalador, filho de Joaquim Vieira Batista e Floraci Caldeira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela do Cemitério de Santa Felicidade.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]