• Carregando...
Maria Benedita Branco Pacheco |
Maria Benedita Branco Pacheco| Foto:

Maria Benedita Branco Pacheco (foto)

Um vaso de flor era o presente que bastava para deixar Maria Benedita feliz. O filho Ires já sabia disso, e aos sábados não deixava de ir comprar mudas de crisântemos, ou qualquer outra flor que fosse bem colorida. No aniversário, então, a alegria era dupla. Nascida no dia 12 de outubro, a comemoração virava festa infantil com direito a balão, bexiga, balas de coco – aquelas com papel colorido - brigadeiro e bolo confeitado, sem esquecer das flores, é claro. Tudo isso compensava as dificuldades da vida de Maria Benedita. Aos 25 anos, ela e o marido João chegaram a Curitiba de Itaiópolis, interior de Santa Catarina, em busca de uma situação melhor. Ficou viúva dezoito anos depois de chegar aqui e, a fim de sustentar os filhos, deixou de ser dona de casa e foi encarar o mercado de trabalho. Além dos dois meninos, adotou outro. Uma vaga de auxiliar de cozinha no Cefet foi o início de 30 anos na instituição. Sua primeira tarefa foi fazer o almoço para os alunos, porém quando a cantina fechou, Maria Benedita passou a ser inspetora de alunos e, nessa função, aposentou-se em 1980. Se nos primeiros anos como aposentada ainda frequentava a casa de amigas e participava de excursões, ao longo dos anos foi abandonando o hábito. Seu interesse voltou-se completamente às plantas cultivadas no jardim e aos doces, que acabaram lhe rendendo uma diabete. Era no jardim que era possível vê-la horas e horas, plantando, podando e cuidando de "suas plantinhas". Mas não estava só. Há 10 anos, o filho separou-se e veio morar com a mãe. E no mesmo quintal, tinha a companhia de uma das irmãs. Há três anos, sofreu uma grande perda. Um dos filhos, que morava há anos em Santa Catarina, morreu inesperadamente. Costumava dizer que seu "nenê", já com 52 anos, tinha ido cedo demais. A fé, no entanto, lhe ajudou a atenuar a dor. Era dizimista de uma igreja evangélica próxima de sua casa. Maria Benedita era sábia dentro de sua simplicidade e usava seu dom como forma de manter a união familiar. As paneladas de risoto eram apreciadas como o prato especial de fim de semana e também serviam para manter a conversa em dia. Como a mais velha de 12 irmãos, Maria Benedita era vista como a "cabeça" do clã.  Conselheira, ninguém tomava uma decisão sem antes consultá-la. Também era emotiva, chorava por qualquer coisa, lembra-se Ires. Os dois netos moravam na Espanha e era comum ao falar com eles por telefone, nem conseguir ouvir direito, tamanho choro por causa da saudade. Ires lembra que sempre foi "melada" com os meninos. Deixa dois filhos, nove netos e dois bisnetos.

Dia 22 de fevereiro, aos 77 anos, de insuficiência cardíaca e falência renal.

* * * * * *

Rita de Cacia Rodrigues da Silva, 54 anos, do lar, filha de Oswaldo Rodrigues da Silva e Anita Cardoso da Silva. Sep. em horário a ser designado no Cemitério Municipal, saindo da capela da Luz.

Agnaldo Aparecido Camilo, 42 anos, jatista, filho de Ramos Camilo e Avelina Neres Camilo. Sep. ontem.

Amarli Kochack, 69 anos, comerciante, filha de João Maria Prestes e Olga Prestes. Sep. ontem.

Antônio Carlos Ribas dos Santos, 39 anos, lavrador, filho de João Ilário Barbosa dos Santos e Teresinha Ferreira Ribas. Sep. ontem.

Antônio Remigio Cerqueira Netto, 62 anos, auxiliar de produção, filho de Lizanias Cerqueira Leite e Francisca Alves Cerqueira. Sep. ontem.

Celso Eliezer Merlin, 46 anos, comerciante, filho de Alcioni Onofre Merlin e Djanira Merlin. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Cleodete Iess Trevisan, 58 anos, empresária, filha de André Iess e Eva Oltmann Iess. Deixa viúvo Renato Jair Trevisan. Sep. às 10 h, no Parque Cemitério Memorial da Vida, saindo da capela do mesmo.

Corrado Battaglia, 76 anos, comerciante, filho de Giuseppe Battaglia e Concetta Lacagnina Battaglia. Deixa viúva Maria Mazzuoli Battaglia. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Dair Machado Alves, 61 anos, pedreiro, filho de Manoel Pereira Alves e Maria Machado Alves. Sep. às 9h30, no Cemitério Vertical, saindo da Av. Santa Maria, 280, Santa Maria, Almirante Tamandaré.

Éder Luiz Araújo Dalazen, 38 anos, agente, filho de Romeo João Dalazen e Donatília Dalazen Araújo. Sep. às 10 h, no Cemitério Bom Jesus, saindo da Rua José de Alencar, 430, Pinhais, PR.

Edivaldo de Sousa Teixeira, 19 anos, servente, filho de Irivaldo Teixeira e Maria Angélica de Sousa Teixeira. Sep. às 10 h, no Cemitério Bom Jesus, saindo da Rua Joni Rangel, 101, Jardim Holandês, Piraquara.

Elias Carignano, 61 anos, marceneiro, filho de Eduardo Pedro Carignano e Cecília Carignano. Deixa viúva Vilma Carignano. Sep. às 9 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Ernesto Artur Prehs, 72 anos, motorista, filho de Rodolfo Prehs e Emília Nazarena Prehs. Deixa viúva Rosa Maria dos Santos. Sep. ontem.

Eurides Ferreira dos Santos, 74 anos, auxiliar de produção, filho de José Ferreira dos Santos e Maria Simões. Deixa viúva Roseli de Fátima Ferreira dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo de Canoinhas, SC.

Evaristo Elpídio dos Santos, 67 anos, filho de Manoel Zacarias dos Santos e Maria Elpídio dos Santos. Sep. às 13 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Francisco José Alfredo, 56 anos, servente, filho de José Alfredo Januário e Josefa Ferreira da Conceição. Deixa viúva Maria Luzia Evangelista Alfredo. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Holanda Machado de Lima, 43 anos, auxiliar de produção, filha de Rui Barbosa Ratier e Amélia Machado. Deixa viúvo Sebastião Fernandes de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela do mesmo.

Ilídio Alves dos Santos, 87 anos, barbeiro, filho de Manoel Alves dos Santos e Benedita de Souza Ferras. Deixa viúva Julieta Carvalho dos Santos. Sep. ontem.

Jair Mariano, 47 anos, pedreiro, filho de Osvaldo Francisco Mariano e Corina Francisca Mariano. Sep. ontem.

Jalila Romualdo da Costa, 88 anos, socióloga, filha de Pedro Romualdo da Costa e Maria Luiza de Oliveira. Viúva de Jairo Moreira da Silva. Sep. ontem.

Jorge Luiz Fernandes, 46 anos, oceanógrafo, filho de Clarice de Pim. Sep. ontem.

Jorge Marcelo Ribeiro, 24 anos, pedreiro, filho de Marli Tereza Ribeiro. Sep. ontem.

José Livino Santana Barbosa, 66 anos, lavrador, filho de Antônio Geniplo Barbosa e Etelvina da Luz Santana. Deixa viúva Ana da Luz dos Santos Barbosa. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo do Área Rural da Lapa, PR.

Leandro Venera Barbosa, 29 anos, vigilante, filho de José Fermiano Barbosa e Isa Venera. Sep. em horário e cemitério a ser designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Foz do Iguaçu, PR.

Leonir Gava da Silva, 76 anos, do lar, filha de José Gava e Olga Gava. Deixa viúvo Pedro Ferraz da Silva. Sep. ontem.

Maria Alice Karvat, 48 anos, bancária, filha de Ladislau Karvat e Cecília Glevinski Karvat. Sep. ontem.

Maria Catarina Lopes, 71 anos, do lar, filha de Manoel Lopes Falcão e Balbina Maria da Conceição. Deixa viúvo Antônio Timótio Lopes. Sep. às 9 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela Vaticano, Esmeralda.

Maria de Lourdes Vardanega, 85 anos, do lar, filha de Edmundo Moro e Maria Carolina Moro. Deixa viúvo Renato Hugo Vardanega. Sep. ontem.

Maria Rita de Jesus Santos, 74 anos, do lar, filha de Vicente Ferreira de Paula e Júlia de Jesus. Deixa viúvo Jurandir Custódio dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Nelcy Miranda de Lara, 87 anos, professora, filha de Euclides Benevenuto de Oliveira e Perseverança Miranda de Oliveira. Deixa viúvo Durval Pinto de Lara. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela Bom Pastor, Pinhais.

Paulino Costa, 91 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Caitano Costa e Domingas Endreata. Viúvo de Brolislava Kulacz Costa. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja Católica Ouro Fino, Tunas do Paraná.

Willian Cacemiro de Paula, 6 meses, filho de Zélio de Paula e Sílvia Gonçalves Cacemiro. Sep. ontem.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3224-7707 e 3324-9313. – Texto: Aline Peres

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]