• Carregando...

Diana Meyre Baptista

Diana foi uma menina como as outras até os 11 anos, quando parou de andar. Não foi de uma hora para outra. Uma doença neurológica vinha dando sinais de que lhe causaria dificuldades. No início, era uma dor nas pernas. Depois, a fraqueza. Diana morava no interior do Mato Grosso do Sul. A família humilde começou um périplo em busca de tratamento que, um dia, trouxe-a a Curitiba. Diana dizia que conhecia todos os serviços públicos de saúde da capital. Nunca teve dinheiro para pagar um médico ou fisioterapeuta, mas sempre teve tratamento. A mãe, Jandira, não passava um dia sequer sem exercitar as pernas da filha. Quando tinha 15 anos e estava em um bingo da paróquia, Diana ouviu uma senhora comentar que o marido estava com dificuldade para encontrar uma telefonista temporária para sua empresa. Abordou a desconhecida e pediu uma chance. Conseguiu. Iniciou assim a vida profissional, que só foi possível porque os irmãos se encarregaram de levá-la e buscá-la todo dia. Em alguns empregos, não podia ir ao banheiro porque não havia como entrar com a cadeira de rodas. Mas Diana parecia feliz. Por volta dos 50 anos, resolveu mudar de vida e trabalhar em casa, fazendo artesanato em papel. Usava a internet para localizar potenciais clientes, em geral papelarias refinadas. Estava trabalhando muito e, nos últimos anos, ganhou dinheiro suficiente para comprar o apartamento de seus sonhos e até um carro adaptado. Gostava de sair pela cidade, dirigindo. Até levava as sobrinhas para a escola. Tudo isso para ela era uma grande diversão. O sobrinho Alcir diz que Diana sempre pareceu animada. "Tinha um olhar inquieto, curioso, mas falava pouco. Ela ria mais do que falava". Deixa oito sobrinhos e cinco afilhados que a consideravam como uma segunda mãe.

Dia 23 de dezembro, aos 60 anos, de enfarto do miocárdio.

* * * * *

Ana Tereza Jacinto, 61 anos, filha de Benvindo Vitor Jacinto e Maria José Jacinto. Sep. ontem.

Aramis Gorniski, 63 anos, jornalista, filho de José Gorniski e Cecília Gorniski. Deixa viúva Suzana Maria Reichert Gorniski. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela do Cemitério Municipal da Lapa.

Catarina Dekker Wiens, 75 anos, contadora, filha de Abrão Dekker e Gertrudes Dekker. Viúva de Johann Wiens. Sep. ontem.

Cleonice do Carmo Perucelli, 38 anos, do lar, filha de Antônio de Lima Perucelli e Idalina de Lima Perucelli. Deixa viúvo Cícero do Carmo de Souza. Sep. ontem.

Darli da Silva Franco, 42 anos, comerciante, filha de José Valdir Franco e Anadir Aparecida da Silva Franco. Sep. ontem.

Donizete Aparecido Pelegrino, 43 anos, servente, filho de Edivino Pelegrino e Maria Aparecida Pelegrino. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água Verde.

Emília Furman Leichnioski, 71 anos, agricultora, filha de Alberto Furman e Vitória Furman. Viúva de Bruno Leichnioski. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim Independência, saindo da capela do mesmo.

Euclides Augusto Sgarboza, 63 anos, motorista, filho de Ângelo Sgarboza e Carmela Vinhado. Deixa viúva Maria de Lourdes Sgarboza. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Igreja de São Cristóvão, Paranaguá, PR.

Eunice Polidório, 45 anos, do lar, filha de Alcebílio Polidório e Maria Rosa dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua João Crisóstomo da Rosa, 1.745, Cajuru.

Franciele Chagas Guerino, 26 anos, do lar, filha de João Guerino Filho e Silvana Siqueira Chagas Guerino. Deixa viúvo José Cleber Pancioni Leite. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da Igreja Boqueirão.

Geremias Benedito Aníbal, 46 anos, motorista, filho de Benedito Aníbal e Ana Maria Claro. Sep. ontem.

Gerison Mariano Nunes, 32 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Romeu Mariano Nunes e Neucy Terezinha Alves Nunes. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da Rua Paulo Cezar de Almeida, 191 – Uberaba.

Gumercindo Cabral, 82 anos, pedreiro, filho de Manoel Cabral e Benedita Nunes Cabral. Deixa viúva Maria Ivone Carvalho. Sep. ontem.

Horácia Jungles, 82 anos, zeladora, filha de Amândio Jungles e Maria Ferreira Simões Jungles. Sep. ontem.

Ivo Boldrini, 69 anos, vendedor, filho de Artur Boldrini e Clorina Chiamulera Boldrini. Deixa viúva Janete Petraglia Boldrini. Sep. às 11 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Jerri Ferreira Terras, 34 anos, vendedor, filho de Sebastião Ferreira Terras e Zeli Ferreira Terras. Deixa viúva Márcia Ferreira de Proença. Sep. ontem.

Jocimar Duarte Cardoso, 35 anos, autônomo, filho de Orlando Duarte Cardoso e Aurora Moura dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.

José Carlos Pereira, 61 anos, motorista, filho de Francisco Pereira da Silva e Lázara Pereira da Silva. Deixa viúva Maria de Lurdes Pereira. Sep. ontem.

José Palácio Filho, 85 anos, vigilante, filho de José Palácio e Maria Thomaz. Viúvo de Antônia Clacida Palácio. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, saindo da Rua Athos Morais Castro Veso, 55, CIC.

Juares Alves Moreira, 33 anos, comerciante, filho de Celson Pinto Moreira e Ruth Alves Maciel. Deixa viúva Alessandra Natalina Moreira. Sep. ontem.

Judite Kalil Gonçalves, 83 anos, do lar, filha de Miguel Kalil Sobrinho e Francisca Lemos Sphair. Viúva de Mário Garcia Gonçalves. Sep. às 14 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Lourdes Rosa Iezak Lobo, 82 anos, do lar, filha de Alfredo Iezak e Regina Iezak. Deixa viúvo Laécio Lobo. Sep. ontem.

Luci do Rócio Lopes da Silva, 62 anos, costureira, filha de João Pereira da Silva e Emília Lopes da Silva. Sep. às 13 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da Igreja Metodista Central (Av. Sete de Setembro), Centro – Curitiba.

Luiz Carlos dos Santos, 50 anos, funcionário público municipal, filho de José Antônio Gabriel Santos e Josefina Alves. Deixa viúva Adriane Nogarolli dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da Rua Visconde de Abaeté, 720, Bairro Alto.

Maria Estela Seben Martins, 42 anos, professora, filha de Francisco Seben e Rosalina Peroni Seben. Deixa viúvo Venderlei Martins. Sep. no dia 17/1, em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de São José dos Pinhais, PR.

Maria Madalena Hildebrant, 49 anos, doméstica, filha de Emílio Hildebrant e Francisca Hildebrant. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Municipal de Vieiras, Distrito de Palmeira, PR.

Militão Dias, 81 anos, lavrador, filho de Paulo Dias e Etelvina Maria de Jesus. Deixa viúva Joaquina Vieira Dias. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical.

Nicolau Pelechate, 70 anos, operador de máquinas, filho de Paulo Pelechate e Sofia Pelechate. Deixa viúva Evanilde Pelechate. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal de União da Vitória, PR.

Orlando Leme, 66 anos, frentista, filho de Antônio Leme e Ana Rita Petry. Deixa viúva Olanda Voronovicz Leme. Sep. ontem.

Ricardo Alves de Arruda, 18 anos, lavador de carros, filho de Benedito Santana de Arruda e Zélia Alves de Arruda. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel, saindo da capela Adriana, Colombo, PR.

Rute de Carvalho Sabino, 49 anos, do lar, filha de Lázaro Veloso de Carvalho e Clara Machado de Carvalho. Deixa viúvo Antônio Sabino. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Associação de Moradores do CIC.

Sebastião Alves, 67 anos, segurança, filho de Daniel Alves e Orminda Senedezi. Deixa viúva Marilu Oliveira Alves. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela 1 do mesmo.

Vera da Luz Martins, 61 anos, do lar, filha de Domingos Boneto e Maria Ferreira de Lima Boneto. Deixa viúvo Antônio Martins. Sep. ontem.

Wenceslau Müller, 91 anos, estofador, filho de Augusto Müller e Verônica Müller. Deixa viúva Maria de Lourdes Müller. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]