• Carregando...
 |
| Foto:

Jorge da Silva PinheiroSimplicidade, honestidade e desapego sempre foram as marcas registradas de Jorge, um paranaense como tantos que deixaram o interior para tentar a vida na capital. Nasci­­do em Tibagi (PR) em 1953, em uma família numerosa, era o segundo de oito ir­­mãos. Ainda aos 9 anos começou a trabalhar como engraxate, depois como entregador de marmitas em uma mina de carvão, próximo a uma cidade chamada Harmonia. Com o tempo foi promovido e atuou na parte administrativa de uma pensão da cidade, onde ficou até ir para o exército. Para ele, o exército transformava meninos em homens. Em Curitiba, reencontrou sua cara metade. Casou-se aos 22 anos com Roseli, com 14 anos, e com muita dificuldade constituiu família. Por mais de 20 anos, trabalhou como metalúrgico. Criou as três filhas e sempre priorizou os estudos, porque ele não teve oportunidade de finalizar os seus. Apesar disso, não dispensava a leitura. Qualquer exemplar de gibi, passando pelos livros de faroeste, de terror e ficção, como As Crônicas de Nárnia eram "devorados". Alegre e divertido, era daqueles que preferia perder o amigo à piada. Extrovertido, fazia amigos com facilidade e não dispensava uma boa partida de sinuca e de cacheta. Quando mais jovem, também se arriscava em peladas com os colegas de trabalho. Ultimamente, acompanhava os Verdões de São Paulo e de Curitiba somente pela tevê. Depois que Jorge se separou, aprendeu a cozinhar e surpreendia a família com seus pratos simples e saborosos. Fazia tudo para agradar aqueles de que gostava, fosse da família ou dos amigos. Também não incomodava ninguém, resolvia tudo como podia. Costumava dizer "não mate as formigas, elas não fizeram nada para você". Adorava as crianças, e como estava aposentado podia recuperar o tempo que deixou para trás muito cedo para ajudar a família. Não era incomum ver lágrimas rolando pela emoção de uma brincadeira ou de uma tristeza relembrada. Deixa três filhas e um neto.

Dia 16, aos 56 anos, de infecção generalizada decorrente de um acidente vascular cerebral.

* * * * *

Adelina Pedroso de Carvalho, 79 anos, doméstica, filha de Clarinda Gonçalves. Deixa viúvo Reinaldo Carvalho. Sep. ontem.

Adriano Márcio Santos da Silva, 37 anos, açougueiro, filho de Rael José da Silva e Maria Aparecida dos Santos. Sep. ontem.

Alberto Nicolella, 49 anos, vigilante, filho de Giovanni Nicolella e Ruth Durand Nicolella. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Álvaro Luiz Goinsky, 29 anos, motoboy, filho de Álvaro Goinsky e Maria Balbina Cordeiro. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

André Luiz Svistalski, 15 anos, filho de Lorena Svistalski. Sep. ontem.

Arthur Soares Vargas, 80 anos, comerciante, filho de Arthur Vargas e Edith Soares Vargas. Deixa viúva Edith Fialla Vargas. Sep. ontem.

Bruno Henrique Moreira, 15 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Rosinéia Moreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus, saindo da Rua Maria Lobato do Amaral, 46, Guarituba, Piraquara.

Chiyoi Matsuzaki, 95 anos, do lar, filha de Mijime Mizutani e Shige Mizutani. Deixa viúvo Masakichi Matsuzaki. Sep. ontem.

David dos Santos, 52 anos, mestre de obras, filho de José Dionízio dos Santos e Maria Jesuína da Conceição. Deixa viúva Hilda Silva de Paula Santos. Sep. às 9 h, no Cemitério Ecológico Jardim da Colina, saindo da capela 1 do Cemitério Santa Cândida.

Deivid Adriano Pires de Lima, 27 anos, servente, filho de Esli do Rocio Pires de Lima. Sep. às 14 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Bom Pastor, Pinhais, PR.

Dolores Martins da Silva, 74 anos, lavradora, filha de Antônio Martins da Luz e Setembrina Caetano de Lima. Viúva de Antônio Leandro da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua Aloísio Leoni, 1.409, Estação Nova, Lapa, PR.

Edite Tomaz Teixeira, 67 anos, do lar, filha de Josias Ferreira Tomaz e Domitília Alvina de Jesus. Deixa viúvo Manoel Teixeira. Sep. ontem.

Emanuelle Baldan de Araújo, 3 dias, filha de Sebastião Alfredo de Araújo e Elaine Andreia Baldan de Araújo. Sep. ontem.

Fábio Eduardo Felau, 26 anos, mecânico, filho de Mara Regina Felau. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II, saindo da capela do mesmo.

Felipe de Almeida, 19 anos, servente, filho de Jair de Almeida e Neuli Terezinha Martins dos Santos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja São Sebastião, Águas Mornas, SC.

Floriana Sawa Rutkowski, 60 anos, do lar, filha de André Sawa e Cecília Sawa. Deixa viúvo Ricardo Rutkowski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua Visconde de Abaeté, 160, Bairro Alto.

Francisco Ignácio Gonçalves, 78 anos, procurador, filho de José Ignácio Gonçalves e Dolores de Oliveira. Viúvo de Maria Ignez Bittencourt Gonçalves. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 3 do Cemitério Água Verde.

Genival Romão dos Santos, 66 anos, agricultor, filho de Armando Romão dos Santos e Maria Romão dos Santos. Deixa viúva Maria Rita Machado dos Santos. Sep. ontem.

Iacana Aparecida da Silva, 52 anos, bancária, filha de Luiz Carlos da Silva e Wilma Toffoli da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Rubi.

Itamar Minital da Silva, 29 anos, autônomo, filho de Antônio Minital da Silva e Ana Maria Gonçalves da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Bom Jesus, Piraquara.

Jacob Zanon, 77 anos, motorista, filho de Francisco Zanon e Angelina Berlezi Zanon. Deixa viúva Petronilha de Jesus Zanon. Sep. às 10 h, no Cemitério Colônia Faria, saindo da capela Municipal de Quatro Barras, PR.

Joaquim Paulo de Sousa, 87 anos, funcionário público federal, filho de José de Sousa Leal e Ana Dolores Leal. Deixa viúva Antônia Salomé Barros de Sousa. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Igreja São Francisco, Canoeiro, Grajaú, MA.

Joaquim Ribeiro dos Santos, 87 anos, lavrador, filho de Diamiro Ribeiro dos Santos e Leipoldina Maria dos Santos. Deixa viúva Madalena dos Santos Ribeiro. Sep. ontem.

José Carlos Morales, 49 anos, filho de Manoel Morales e Nair Marciano de Jesus. Deixa viúva Sônia do Rocio Martins. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Associação de Moradores Itiberê, bairro Uberaba de Cima.

José Ribeiro Miranda, 68 anos, estofador, filho de Antônio Manoel Miranda e Maria Ribeiro Miranda. Deixa viúva Joana do Nascimento Miranda. Sep. ontem.

Juliano Zwiner Cunha, 21 anos, estudante, filho de Lourival Zwiner Cunha e Izildinha Correia Tracz. Sep. ontem.

Kese Jhone de Lima Correia, 15 anos, estudante, filha de Claudemir Correia e Rose Aparecida Veloso de Lima. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da Rua Job de Almeida, 101, CIC.

Luiz Carvalho de Souza, 32 anos, servente, filho de José Aparecido de Souza e Rosalina Carvalho de Souza. Sep. ontem.

Márcio dos Santos Berbiano Amaro, 3 dias, filho de João Berbiano Amaro e Tatiana Renata dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão.

Mariana Pereira da Silva, filha de Cristiano André da Silva e Angelita de Assis Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Colônia Orleans.

Nilton Tromel, 50 anos, instalador, filho de Arnoldo Tromel e Rosa Sellma Tromel. Sep. ontem.

Osmar Bichet, 68 anos, artesão, filho de Ernesto Bichet e Josefina Guiot Bichet. Deixa viúva Maria de Lurdes Bichet. Sep. ontem.

Osvaldo Herrmann, 84 anos, pedreiro, filho de Antônio Herrmann e Agnes Bade Herrmann. Deixa viúva Ema Herrmann. Sep. ontem.

Otávio Dias Fernandes Filho, 59 anos, balconista, filho de Otávio Dias Fernandes e Doralice Dias Fernandes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.

Pedro da Cruz Ferreira, 40 anos, motorista, filho de José Pedro da Cruz Ferreira e Therezinha Borges Ferreira. Sep. ontem.

Robison Cândido de Oliveira, 47 anos, comerciante, filho de Izael Cândido de Oliveira e Jandira Caravante de Oliveira. Deixa viúva Edna Nobuka Ida. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida.

Rogério Dias de Freitas, 34 anos, pintor, filho de Darcy Freitas e Zaira Dias de Freitas. Sep. às 17 h, no Cemitério Boqueirão, saindo da capela 1 do mesmo.

Ronaldo Adriano da Rocha, 25 anos, segurança, filho de Dorilda do Rocio Lang da Rocha. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Bom Jesus, Piraquara.

Ruy de Azevedo Nobre Machado, 89 anos, filho de Cícero Nobre Machado e Alice de Azevedo Nobre Machado. Deixa viúva Ilka Maria Mader Nobre Machado. Sep. às 9 h, no Crematório Perpétuo Socorro, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Sebastião Macedo, 85 anos, ferramenteiro, filho de Ramalho Macedo e Cilina Maria da Rosa. Deixa viúva Ana Moreira Macedo. Sep. ontem.

Sérgio Luiz Meier, 47 anos, representante comercial, filho de Nélson Meier e Dione Schatzmann Meier. Sep. ontem.

Sônia Solange Binhara, 57 anos, pedagoga, filha de Agenor Gonçalves e Hilda Gonçalves. Deixa viúvo Sílvio Binhara. Sep. ontem.

Terezinha Aparecida Mendes, 44 anos, do lar, filha de Ernesto Mendes Ferreira e Nadir Santos Mendes. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da Rua João Odorico Albuquerque, 282, Industrial, Guarapuava, PR.

Víctor Marcello Pimenta, 16 anos, estudante, filho de João Carlos Pimenta e Geórgia Marcello Pimenta. Sep. ontem.

Vitor de Freitas Rangel da Silva, filho de Valmir Rangel da Silva e Priscila de Freitas Rangel da Silva. Sep. ontem.

Wagner Rafaelli de Mattos, 23 anos, autônomo, filho de Valter Lopes de Mattos e Orilda Rafaelli. Sep. ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]