Luiz Marcelo Ferreira, ou apenas Marcelo, não sabia se gostava mais de telejornalismo ou de esportes – especialmente de futebol e tênis. E era dessa área o tipo de cobertura que mais gostava de fazer. Mas a reportagem mais marcante de sua carreira de repórter nada teve a ver com raquetes ou redes. “Ele acompanhou desde o início um grupo de pessoas de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, numa viagem ao Litoral do Paraná. Algumas jamais tinham visto o mar na vida e ele pôde registrar esse momento”, lembra a esposa Margareth. A cena está gravada numa fita VHS que a família guarda. “E temos que passar logo para um DVD”, comenta a filha Amanda.
Nascido em 9 de setembro de 1968, em Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, ele era o filho caçula de Moacir Luz Ferreira e Carmem Trevisan Ferreira. Ainda pequeno, acompanhou a família na mudança para Ponta Grossa, onde seu pai conseguiu um emprego numa revendedora de veículos. Depois de morarem em alguns outros pontos da cidade, eles acabaram se estabelecendo na Vila Dal Col, no bairro de Uvaranas. Um dos seus melhores amigos da infância era um menino chamado Cândido Neto, que também viria a se tornar repórter de televisão, especializado em esportes.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
“As brincadeiras do Marcelo sempre envolviam o jornalismo de alguma forma. O gravador era um dos ‘brinquedos’ preferidos dele”, salienta Margareth. Em 1986, o jovem ingressou na segunda turma de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Focado em associar suas duas maiores paixões – imprensa e esportes –, Marcelo desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso nessa linha. “Logo depois do fim da graduação, ele resolveu apresentar as ideias que tinha em mente para a direção da TV Esplanada, que era afiliada à Band na época, e atualmente é a RPCTV Ponta Grossa. Pouco tempo depois, ele foi contratado como repórter”, afirma a esposa.
Ainda no começo da carreira, ele chegou a trabalhar cerca de quatro meses na TV Naipí, afiliada do SBT, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. De volta a Ponta Grossa, ele passou a integrar novamente a equipe da TV Esplanada. Depois que a emissora passou a ser afiliada da Rede Globo, em 1992, ele ainda permaneceu dez anos na empresa. “Ele dizia que jornalista não podia ter medo das condições que ia encarar durante a reportagem. Uma vez ele foi chamado para cobrir um incêndio no Centro de Ponta Grossa e acabou tendo uma pneumonia”, diz Margareth.
Foi durante um show da banda Paralamas do Sucesso no Clube Princesa dos Campos, conhecido como “Clube Verde”, na Festa da Camiseta de 1990, que ele conheceu sua amada. “Nós apenas nos olhamos e já gostamos um do outro. Em três meses noivamos e um ano depois já estávamos casados”, conta Margareth.
A filha mais velha do casal, Hasmin, também acabou se interessando pelo Jornalismo. “Eu trabalhei com o meu pai e ele me cobrava com o mesmo nível de exigência que pedia de toda a equipe”, relata. Marcelo trabalhou ainda em Cascavel, também no Oeste, como repórter da TV Tarobá e do jornal O Paraná. Na mesma cidade, foi professor do curso de Jornalismo da Faculdade Assis Gurgacz (Fag). Nos últimos anos, trabalhou na TV Guará, afiliada do SBT nos Campos Gerais, e na TV Educativa de Ponta Grossa.
Nas horas livres, Marcelo adorava promover churrascos em sua casa para amigos e familiares. “Festa era com ele mesmo. Era um ótimo assador”, observa Margareth. Mesmo lutando contra a diabetes e outros problemas sérios de saúde há algum tempo, ele nunca perdia a disposição. Deixa a esposa, três filhas e uma irmã.
Dia 30 de março, aos 46 anos, de complicações de um problema hepático, em Ponta Grossa.
Lista de Falecimentos - 01/05/2015
Adolar von Linsingen, 81 anos. Profissão: advogado. Filiação: Elysio Amantino Waldemar von Linsingen e Elfrida Schuster von Linsingen. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana, saindo de Protestante.
Altair de Oliveira, 56 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Bernardino de Oliveira e Margarida Ribeiro. Sepultamento ontem.
Amélia Conceição de Lima, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: Izidoro Paulino dos Santos e Maria Ferreira da Silva. Sepultamento ontem.
Antônio César, 83 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Antônio César e Carmen Maria do Espírito Santo César. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Berti.
Antônio Ferreira Neto, 79 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Orozimbo Ferreira de Oliveira e Maria Amélia de Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.
Antônio Gonçalves Ribeiro, 87 anos. Filiação: Braz Augustinho Ribeiro e Donalia Gonçalves dos Santos. Sepultamento ontem.
Aparecida Mendes Francoia, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio de Souza Mendes e Maria de Lurdes Mendes. Sepultamento ontem.
Ary Walter Ciniello, 90 anos. Profissão: advogado. Filiação: João Ciniello e Catharina Ciniello. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula - Nº 01 .
Bronilda Marks Zangiski, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanislau Marks e Ignez Marks. Sepultamento ontem.
Carlos Eduardo Polidoro, 58 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Hilton Polidoro e Rosa Ribeiro Polidoro. Sepultamento ontem.
Cláudio Valério Molsato, 74 anos. Profissão: militar. Filiação: Domingos Molsato e Amélia dal Maso. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II em Pinhais, saindo da Capela Municipal do Água Verde - N. 02 .
Denilde Benicio da Silva, 65 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Antônio Francisco da Silva e Maria Benicio da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.
Elisabet Ferreira, 54 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Aliberto Ferreira Filho e Odete Messias. Sepultamento ontem.
Francisco Rodrigues, 76 anos. Filiação: Pedro Rodrigues e Marcimiana Balde Rodrigues. Sepultamento ontem.
Gilsa Araújo da Silva, 35 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Geraldino Santos da Silva e Maria Vilma Araújo da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Contenda, saindo da Capela Municipal de São José dos Pinhais.
Inah Segui Borges, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eustachio Thomas Segui e Izaura Teixeira Segui. Sepultamento ontem.
Iracema Muraro Costa, 83 anos. Filiação: Ângelo Muraro e Maria Zampieri Muraro. Sepultamento ontem.
Jaqueline Maria Rodrigues da Costa, 47 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Soares da Costa e Maria de Lourdes Rodrigues da Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal do Água Verde - Capela 3 .
Joel Justino da Silva, 60 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Horácio Justino da Silva e Lifonsina Clara de Jesus. Sepultamento ontem.
Jorge Luiz Moraes, 56 anos. Profissão: agente de saúde. Filiação: Cillas de Paula Moraes e Iraina dos Santos Moraes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela - 04.
José Albano, 60 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Angelina Albano. Sepultamento ontem.
José Augusto da Annunciacao, 68 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Antônio Vitalis da Annunciaco e Gilda Teixeira da Annunciacao. Sepultamento ontem.
José Brasil Bueno, 73 anos. Profissão: empresário. Filiação: Sebastião Ferreira Bueno e Agda Jagher Bueno. Sepultamento ontem.
Júlio César Adão, 37 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Narciso Adão e Maria Izabel Adão. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.
Leonardo José dos Santos, 67 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Terezio José Maria e Antônia Camargo do Espírito Santo. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.
Livino Biscaia de Meira, 68 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Maria Cordeiro de Meira. Sepultamento ontem.
Lourdes Regina Dias Morais, 60 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Luiz Dias e Joana Terezinha Ferreira Dias. Sepultamento ontem.
Luiz Carlos da Costa, 63 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: José Marcelino da Costa e Margarida Ferreira de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Maria Potter, 98 anos. Profissão: costureira. Filiação: Victório Baldini e Antônia Baldini. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Expedito, em Campo Largo.
Maria Rosa Machado da Silveira, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Avelino de Souza Machado e Francisca Rosa Machado. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal do Salto do Lontra.
Maria de Jesus Franca, 51 anos. Profissão: do lar. Filiação: Benedito Franca e Ana Maria Franca. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Capela 02.
Maria de Lourdes Tiago, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bento da Silva e Laura Edilete da Silva. Sepultamento ontem.
Marizia Teixeira Ercole, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Teixeira Sobrinho e Olivia Ilibrante Teixeira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 01.
Marlene Coelho Torres de Miranda, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jarbas A Coelho e Juloitina M Coelho. Sepultamento ontem.
Milton Mori, 69 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Demétrio Mori e Amélia Basso Mori. Sepultamento ontem.
Rosa Maria Caxambu, 57 anos. Profissão: do lar. Filiação: Urbano Silva e Gilda de Negreiros Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida em São José dos Pinhais.
Rosângela Aparecida de Almeida de Oliveira, 42 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Aires de Almeida e Maria do Carmo de Almeida. Sepultamento ontem.
Rosi de Oliveira Peretti, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Emanuel de Oliveira e Nadir de Oliveira. Sepultamento ontem.
Sônia Bertoli Lima, 75 anos. Profissão: contadora. Filiação: Isidoro Vicente Bertoli e Sofia Amália Bertoli. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Diamante.
Valentim Franca, 76 anos. Profissão: técnico. Filiação: Américo Franca e Cândida Fernandes da Silva. Sepultamento ontem.
Condolências
Deixe uma homenagem a um dos falecidos
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast