Com exceção de uma parte da adolescência em que morou em Santos (SP) e por pouco não virou jogador de futebol – o pai não quis assinar contrato por julgar não ser uma profissão digna –, Manoel Gimenes viveu toda a sua vida na região de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.
Longe das quatro linhas, o “Mané”, como era carinhosamente conhecido, dedicou grande parte de sua vida à área da saúde. Auxiliou na administração de hospitais do Oeste do estado. Inclusive foi em um deles, no antigo São Vicente de Paula, que conheceu a esposa Delicia. “Estava acompanhando uma cunhada que ganhou bebê. Depois fiquei sabendo que ele chegou a fazer hora extra para poder ficar mais tempo perto de mim”, recorda-se a esposa.
Desse amor à primeira vista nasceu uma união de quase 40 anos, que foi oficializada com o matrimônio em 1977, e ganhou ainda mais força com o nascimento dos três filhos: Juliane, em 1978; Gislaine, em 1979; e William, em 1989.
Após trabalhar no Hospital Dr. Nelson Mendes, em Santa Terezinha de Itaipu – que tinha a psiquiatria como especialidade –, Manoel foi testemunha viva do desenvolvimento da região. O impulso principal foi a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Foi contratado pelo consórcio Unicon (um dos responsáveis pelas obras da usina), em 1981, e anos depois, em 1995, foi efetivado para trabalhar na binacional a serviço do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
Apesar de desgastante, o papel de prestar assistência médica aos milhares de funcionários da usina e seus familiares nunca tirou a tranquilidade de Manoel. Nos primeiros anos com a nova função, a família chegou a viver em terras paraguaias, na Área 5, uma das opções de moradia cedidas por Itaipu. Depois se mudaram para a Vila A, outro bairro com casas construídas para os empregados.
Manoel cultivou muitas amizades e era presença certa nas confraternizações organizadas fora do ambiente de trabalho. “Íamos três vezes por semana na antigo Grêmio (onde atualmente funciona a Associação dos Empregados da Fundação de Saúde Itaiguapy – Assefy). Lá passávamos um bom tempo jogando futebol, peteca e truco”, conta o filho William. E Manoel gostava de viver rodeado de gente. Participava de acampamentos, pescarias e aventuras gastronômicas. Na cozinha, a especialidade era feijoada; na churrasqueira, peixe assado.
Também não negava uma dança para a esposa, e sempre a acompanhava em festas e bailes. “Era um pé de valsa. Nosso último baile foi ano passado, em Missal (PR)”, recorda.
Profundo admirador da natureza, aliou a paixão à profissão ao ser transferido para o Refúgio Biológico Bela Vista, em 1998. Trata-se de uma unidade de proteção ambiental criada nos anos 70 para receber milhares de animais “desalojados” por Itaipu. “Ele queria sair um pouco do escritório e percebemos que ficou muito satisfeito com o novo emprego”, afirma Delicia.
O apreço pelo meio ambiente era tanto que logo após a aposentadoria , em 2010, usou o dinheiro que tinha guardado para comprar uma chácara em Missal, cidade também localizada no Oeste do Paraná. Para lá se mudou com a esposa em busca da tranquilidade da vida do campo. O casal tinha o sertanejo de raiz como trilha sonora.
Além de moradia, a chácara também se tornou ambiente para encontros com os velhos amigos e a família, que cresceu ainda mais com a presença dos netos Katrine, José, Mariana, Augusto e Arthur. Em 2013, nasceu Alícia Valentina, a primeira bisneta.
Em março, Manoel teve uma infecção pulmonar e os rins foram afetados devido à baixa imunidade. Também passou por um procedimento de cateterismo no coração. Morreu após uma parada cardíaca no Hospital São Lucas, em Cascavel. Deixou a esposa, os três filhos, cinco netos, uma bisneta e muitos amigos e admiradores.
Dia 13 de abril, aos 59 anos, de parada respiratória após complicações generalizadas, em Cascavel.
Lista de falecimentos - 25/04/2015
Aldair Pereira Niz, 37 anos. Profissão: operador de empilhadeira. Filiação: Antônio Pereira Niz e Enevalda Martins Niz. Sepultamento ontem.
Alvina Domingues de Oliveira, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Domingues de Oliveira e Elizia Rodrigues da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical
Ana Leticia Andreazza Negretto, 30 anos. Profissão: nutricionista. Filiação: Decio José Negretto e Vani Mari Andreazza Negretto. Sepultamento ontem.
Ana Maria Brum Vieira, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Machado Vieira e Naumy Vieira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, capela 01.
Ana Nalepa Gogola, 78 anos. Filiação: Tomaz Nalepa e Rosália Muciat Nalepa. Sepultamento ontem.
Ana Ramos de Santana, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ramos e Narcilia Decenes Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da residência.
Arno Arlindo Lohmann, 74 anos. Profissão: motorista. Filiação: Paulo Lohmann e Ema Arnhold Lohmann. Sepultamento hoje, no Crematório Vaticano, e Campina Grande do Sul.
Athaide de Jesus Ferreira, 71 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Arnaldo Leal Ferreira e Santina Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Benedito Bento dos Santos, 72 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Sebastião Pedro dos Santos e Eduvirges Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
Carlos Alberto Ferreira, 50 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Benedito Ferreira Sobrinho e Shirlei da Silva Ferreira. Cerimônia hoje, no Crematório Perpétuo Socorro, em Campo Largo, saindo da Capela Municipal do Boqueirão.
Cecília Boiczuk Lacerda, 81 anos. Profissão: dentista. Filiação: Pedro Bojczuk e Magdalena Bojczuk. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde.
Celina Barreto Olmeido, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ana Cinturion Barreto. Sepultamento ontem.
Cristiano de Oliveira Costa, 36 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Antônio Costa e Benedita Evany Honoria de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela dos Vicentinos na Lapa.
Deise Maria Mazalli Momoli, 75 anos. Profissão: farmacêutica. Filiação: Hugo Momoli e Hermínia Mazalli Momoli. Sepultamento hoje, no Crematório Vaticano, em Campina Grande do Sul.
Eugenia Maria de Lima Rocha, 65 anos. Profissão: técnica de contabilidade. Filiação: Joaquim Belizário de Lima e Maria Victor de Lima. Sepultamento ontem.
Inácio Osbroski, 83 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Obroski e Conegunda Ostroski. Sepultamento hoje, na Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, saindo da residência.
Ismail Muller, 73 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Roberto Muller e Leonor Muller. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Capela Frei Miguel CIC.
Itor Aquino de Campos, 71 anos. Profissão: operador de rádio. Filiação: Higino Anacleto de Campos e Artulina Franzen de Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
João Petrin, 90 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Miguel Petrin e Maria Petrin. Sepultamento ontem.
João Taras Seciuk, 67 anos. Profissão: soldador. Filiação: Paulo Seciuk e Jaraslava Seciuk. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão, saindo da Igreja São Josafa, no Boqueirão.
Job Pedra da Silva, 50 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: João Pedra da Silva e Ester dos Santos da Silva. Sepultamento ontem.
José Ari Mendes Ramos, 62 anos. Profissão: gerente. Filiação: Oscar Ferreira Ramos e Rita Mendes de Ramos. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Mortuária I.
José Oscar Rebinski, 44 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: José Rebinsli e Agda Vidoti Rebinski. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
José Pereira de Souza Filho, 77 anos. Profissão: servente. Filiação: José Pereira de Souza e Severa Maria de Jesus. Sepultamento ontem.
José Ricardo Lopes da Cunha, 45 anos. Profissão: empresário. Filiação: Sebastião Walter Lopes da Cunha e Maria Anna Nogueira Lopes. Sepultamento ontem.
Marco Antônio Salles, 63 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Alineu Salles e Zilda Salles. Sepultamento ontem.
Marcos Alexandre da Silva, 30 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Cleci da Silva. Sepultamento ontem.
Maria Madalena Dalmaz, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Giacomo Menegat e Rosa Stirmer. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss , em São José dos Pinhais.
Maria Ribeiro Schmidt, 98 anos. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Ribeiro e Velviria Garcia Ribeiro. Sepultamento hoje, na igreja Comuna Evangélica Luterana.
Maria de Lourdes de Sousa Machado, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio de Sousa e Maria Francisca de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara.
Modesto Moura de Lima, 64 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Angelino Rodrigues de Lima e Paulina Colaco de Moura. Sepultamento ontem.
Morgane Linkoski Zimmer, 39 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Darci Linkoski e Clotilde Linkoski. Sepultamento ontem.
Nivaldo Lachowski Júnior, 34 anos. Profissão: tecnólogo. Filiação: Nivaldo Lachowski e Eliana do Rocio Miranda Lachowski. Sepultamento ontem.
Nory Albino Heck, 76 anos. Profissão: militar. Filiação: Jorge José Heck e Clementina Alvina Simon Heck. Sepultamento ontem.
Onilda Zem, 72 anos. Profissão: costureira. Filiação: Jacob Valentim Zen e Angelina Bortolli Zen. Sepultamento ontem.
Otávio Henrique de Almeida Martins, 1 ano. Filiação: Henrique Costa Martins e Aline Aparecida de Almeida. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.
Paulina Machowski Bassuma, 84 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Martin Machowski e Joana Machowski. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Raquel Pereira de Lima, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Pereira de Lima e Alzira Costa de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.
Rodrigo Cotelig, 21 anos. Filiação: Pedro Cotelig e Neuza Gonçalves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da residência.
Romilda Basso Menon, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Stefano Basso e Elza Ravisoni. Sepultamento ontem.
Ronaldo Alves Nogueira Júnior, 31 anos. Profissão: metalúrgico. Filiação: Ronaldo Nogueira Alves e Evangilina Nogueira Alves. Sepultamento domingo, 26 de abril, às 11 horas, em local a definir, saindo da Capela Municipal de Aracaju-SE.
Rubia Neves Ribeiro, 1 ano. Filiação: Claudemir César Ribeiro e Sirlene de Jesus Neves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo do Sitio Lageadinho , em Bom Jardim Sul , Ivaí .
Sara Barboza dos Santos, 36 anos. Profissão: encarregada. Filiação: Adrelino Barboza dos Santos e Aparecida Pereira dos Santos. Sepultamento ontem.
Sylvio Biaggi, 79 anos. Profissão: advogado. Filiação: José Biaggi e Mariana Palomares Biaggi. Sepultamento ontem.
Terezinha Siguel Bueno, 55 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Siguel e Izabel Siguel. Sepultamento ontem.
Vendelin Tillmann, 83 anos. Profissão: agente penitenciário. Filiação: Manoel Tillmann e Elsa Tillmann. Sepultamento ontem.
Condolências
Deixe uma homenagem a um dos falecidos
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião