• Carregando...
 | Arquivo da família/
| Foto: Arquivo da família/

Maria Amália Alpendre Valério nasceu em Recife, mas sempre teve o sangue paranaense correndo nas veias. O pai, Francisco, nascido em Morretes, era militar da Aeronáutica e serviu na capital de Pernambuco, onde começou a construir uma família com dona Carminha, mãe da menina, e os quatro irmãos. Maria Amália conheceu a cidade no Litoral paranaense em meio a uma situação triste. Ela teve que dar para a mãe, que estava grávida, a notícia de que o pai havia falecido em um acidente de avião. Apesar da idade – ela tinha 11 anos na época – Maria Amália assumiu a responsabilidade de zelar pela família. A partir daí, o cuidado com o próximo foi uma característica que a acompanhou em todos os momentos.

Ela se apaixonou por Morretes por causa do apego que tinha ao pai: a cidade fazia com que lembrasse do que aprendeu com ele e também a aproximou da família paterna. Vivia junto da avó, Amália, que era dona do Hotel Nhundiaquara. Na escola, Maria Amália chamou a atenção de um professor de matemática não apenas pela capacidade que ela tinha de absorver os conteúdos, mas principalmente pelo modo como conseguia transmitir o conhecimento para os colegas. Foi aí que o professor deu uma ideia que ela aceitou e colocou em prática na hora: começou a dar aulas particulares. A irmã, Josélia Alpendre dos Santos, conta que ela era indicada pelos próprios professores para os pais que queriam que os filhos tivessem um reforço nos estudos.

Com 14 anos, na sala de aula improvisada na edícula atrás de sua casa, Maria Amália lecionava para crianças. Aos poucos, a demanda de alunos foi aumentando, assim como o gosto pela futura profissão. Ela concluiu o magistério, fez o curso de Letras Franco-Português e ainda se especializou em Pedagogia. Trabalhou nas escolas Miguel Schleder, no Colégio Comercial e no Colégio Estadual Rocha Pombo – todas em Morretes.

Foram mais de 40 anos dedicados a ensinar crianças, adolescentes e adultos. E quando se aposentou, em 1998, passou a ser catequista. Assim pôde continuar a praticar o dom e a vontade de transmitir conhecimento. A trajetória como educadora fez dela uma pessoa muito querida na cidade. “Era difícil sair com ela na rua.Sempre parava para conversar com alguém. Muitas pessoas de Morretes conheceram a professora Maria Amália”, destaca Josélia Alpendre.

Saiu poucas vezes da cidade litorânea, mas, como conta a irmã, conheceu muitos lugares do mundo sem precisar viajar. É que um dos passatempos preferidos dela era a leitura, hábito admirado pelos familiares e alunos. Eles ficavam encantados com a vasta quantidade de títulos presentes na biblioteca da professora. Maria Amália também exercitava a pintura e criava peças que seriam presentes para os amigos. Além do amor por Morretes, ela aprendeu com o pai uma outra atividade curiosa: conseguia adivinhar o modelo das aeronaves apenas pelo som do motor.

Apaixonada pela profissão e por Morretes, Maria Amália construiu uma família com o marido, Amadeu, com quem teve os filhos Francisco – que recebeu o mesmo nome do avô materno – e Francimari. A professora nutria também um amor imenso pelas duas netas: Yohanna e Helle. “As netas eram a definição concreta da felicidade para ela”, destaca Josélia.

Numa noite de sábado, no mês dos professores, ela sofreu um mal súbito e não resistiu. Deixa o marido, dois filhos, duas netas, a mãe e quatro irmãos.

Dia 2 de outubro, aos 73 anos, devido a um mal súbito, em Morretes.

-

Lista de falecimentos

Acelino Jurkevythz, 89 anos. Profissão: alfaiate. Filiação: Severo Jurkevythz e Izulina Jurkevythz. Sepultamento ontem.

Adercia Schaidt Ponsoni, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Astrogildo Schaidt e Nely Schaidt. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem.

Alfredo Kovalek, 72 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Alexandre Kovalek e Genoveva Kovalek. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.

Allana Vitória Gonçalves Geraldo, 6 meses. Filiação: Valdicir Carlos Geraldo e Valdicir Carlos Geraldo. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal de Paranaguá.

Ana Regina de Souza Coelho, 57 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio de Souza Coelho e Anastácia Berezoski Coelho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo da capela mortuária do local.

Anastácio Gelenski, 79 anos. Profissão: encanador. Filiação: Miguel Gelenski e Bonifacia Gelenski. Sepultamento ontem.

Antônio José Santos, 68 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Joaquim José dos Santos e Almerinda Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Antônio Vicente, 83 anos. Profissão: bancário. Filiação: José Vicente e Marieta Spilotro. Sepultamento ontem.

Ariovaldo Steingraber, 68 anos. Profissão: estofador. Filiação: Arnoldo Steingraber e Maria Steingraber. Sepultamento ontem.

Carolina Marquete Skrock, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Marquete e Maria da Luz Marquete. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

Celso Bernardes, 78 anos. Filiação: José Bernardes da Fonseca e Izabele Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Danilo Patrick de Alcântara, 18 anos. Filiação: Ludimila de Alcântara. Sepultamento ontem.

Diva Poletini Messias, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Poletini e Arminda Garbelini. Sepultamento ontem.

Edisson Hartmann, 81 anos. Profissão: contador. Filiação: Jorge Martin Hartmann e Elisa Hartmann. Sepultamento ontem.

Edson Luís Schweger Costa, 51 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Alceu Alves da Costa e Erna Borowicz Schweger Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Edson Luiz Boscardin, 61 anos. Profissão: taxista. Filiação: Antônio Boscardin e Suzanna Nappel Boscardin. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido, saindo da capela mortuária do local.

Feles Danielski Júnior, 70 anos. Filiação: Feles Danielski e Alzira Tereza Danielski. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal de Araucária.

Gelson Olinek, 45 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Paulo Olinek e Erci Olinek. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

George Donato Vieira, 70 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Manoel Pascoal da Silva e Maria Cordélia Vieira. Sepultamento ontem.

Gustavo de Oliveira Cruz, 18 anos. Profissão: servente. Filiação: Edinei da Cruz e Elisângela de Oliveira. Sepultamento ontem.

Izabel Thome Sakhr, 82 anos. Profissão: hotelaria. Filiação: Francisco Thomé e Anna Basniak. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Izaque Rosa de Jesus, 40 anos. Filiação: Celira Rosa da Silva. Sepultamento na quinta-feira (17), no Cemitério Municipal Zona Sul.

Jason Frederico Grassi de Mello, 37 anos. Profissão: programador. Filiação: José Frederico Ramos de Mello e Katia Maria Grassi de Mello. Sepultamento ontem.

Joana Ribeiro de Andrade Bazoti, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Pereira de Andrade e Emiliana Ribeiro de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela Nossa Senhora da Aparecida, em Cachoeira.

Joaquim Franciso de Oliveira, 86 anos. Filiação: João Pinheiro de Oliveira e Francisca Coelho Sobrinho. Sepultamento ontem.

José Avelino Moreira Filho, 92 anos. Filiação: José Avelino Moreira e Maria Claudina de Jesus. Sepultamento na quinta-feira (17), no Cemitério Municipal Zona Sul.

José Eloir Carbornar, 55 anos. Profissão: empresário. Filiação: José Henrique Carbornar e Maria Irene de Lima Carbonar. Sepultamento ontem.

Justina Zijalda Caron Marcassa, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Caron e Brazilia Caron. Sepultamento ontem.

Kleber Garcia de Sousa, 35 anos. Profissão: servente. Filiação: Benício Garcia de Sousa e Elizete Barreto Neves de Sousa. Sepultamento ontem.

Laércio William de Carvalho, 52 anos. Profissão: técnico em eletrônica. Filiação: Landim Wander Broock de Carvalho e Lurdesinha Aparecida de Carvalho. Sepultamento ontem.

Leonydia Fressatto Rosa, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luciano Fressatto e Laura Xavier Fressatto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 01.

Margareta Scherer Gabriel, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Scherer e Angelina Scherer. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.

Maria Bernadette da Rosa, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Domingos dos Santos e Maria Rufina dos Santos. Sepultamento ontem.

Maria Elvira Melo, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Horácio Soares da Trinade e Conceição Josefa da Trindade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela da Luz.

Maria Machado Pereira, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cezario Ferreira Machado e Virgínia Francisca Martins. Sepultamento ontem.

Marinalva Justino da Silva, 47 anos. Profissão: zeladora. Filiação: João Justino da Silva e Esmeralda Rodrigues Valle da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Berti, em São José dos Pinhais.

Marlon Júlio Gonçalves dos Santos, 29 anos. Filiação: Margarete Gonçalves dos Santos. Sepultamento na quinta-feira (17), no Cemitério Municipal Zona Sul.

Milena Bernardi Caetano, 12 anos. Profissão: estudante. Filiação: Valdiney Gonçalves Caetano e Daiane Bernardi. Sepultamento ontem.

Moacyr José Soares Capote, 60 anos. Profissão: educador. Filiação: Arnaldo de Oliveira Capote e Edmar Soares de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Loja Maçônica de Carlópolis (PR).

Nadir Maria da Conceição, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Guilhermina da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 02.

Ottilia de Queiroz, 79 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: João Benedito de Queiroz e Francisca Cândida de Figueiredo. Sepultamento ontem.

Pedro Antônio Grossman, 65 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Maria da Conceição Grossman. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano, em Fazenda Rio Grande, saindo da capela do Cemitério Municipal.

Rafaeli Maria Mikoski Iantas, 3 dias. Filiação: Edevilson Daniel Iantas e Sandra Maria Mikoski. Sepultamento hoje, em local a definir.

Rodrigo Alves Mattos, 17 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Juarez de Mattos e Claudilene Alves de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo da capela mortuária do local.

Soely Vieira Gonçalves, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nadir Vieira e Geny Soares Vieira. Sepultamento ontem.

Tereza Isabela Damaceno dos Santos, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria Damaceno e Amélia Nabinger. Sepultamento ontem.

Terezinha D’Aparecida Fernandes, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juarez Fernandes e Mariana Ferreira dos Santos. Sepultamento ontem.

Vair Godoy Santos, 58 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Santos e Jozefina Santos Godoy. Sepultamento ontem.

Valdecir Rodrigues Teles, 38 anos. Filiação: Jeci Rodrigues Teles. Sepultamento na quinta-feira (17), no Cemitério Municipal Zona Sul.

Valter Silvério da Cruz, 35 anos. Filiação: Miguel Silvério da Cruz e Alice Gomes da Cruz. Sepultamento na quinta-feira (17), no Cemitério Municipal Zona Sul.

Zilma de Fátima Pinheiro Ferreira, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adolfo Batista Pinheiro e Ermelida Bertonceli Pinheiro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Funerária São Jorge, em São Mateus do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]