| Foto: Arquivo da família/

Maria Amália Alpendre Valério nasceu em Recife, mas sempre teve o sangue paranaense correndo nas veias. O pai, Francisco, nascido em Morretes, era militar da Aeronáutica e serviu na capital de Pernambuco, onde começou a construir uma família com dona Carminha, mãe da menina, e os quatro irmãos. Maria Amália conheceu a cidade no Litoral paranaense em meio a uma situação triste. Ela teve que dar para a mãe, que estava grávida, a notícia de que o pai havia falecido em um acidente de avião. Apesar da idade – ela tinha 11 anos na época – Maria Amália assumiu a responsabilidade de zelar pela família. A partir daí, o cuidado com o próximo foi uma característica que a acompanhou em todos os momentos.

CARREGANDO :)

Ela se apaixonou por Morretes por causa do apego que tinha ao pai: a cidade fazia com que lembrasse do que aprendeu com ele e também a aproximou da família paterna. Vivia junto da avó, Amália, que era dona do Hotel Nhundiaquara. Na escola, Maria Amália chamou a atenção de um professor de matemática não apenas pela capacidade que ela tinha de absorver os conteúdos, mas principalmente pelo modo como conseguia transmitir o conhecimento para os colegas. Foi aí que o professor deu uma ideia que ela aceitou e colocou em prática na hora: começou a dar aulas particulares. A irmã, Josélia Alpendre dos Santos, conta que ela era indicada pelos próprios professores para os pais que queriam que os filhos tivessem um reforço nos estudos.

Veja também
  • Piragibe Paraná Bonat: o fortalecimento da região do Portão e o amor pelo Atlético
  • Sônia Maria Ditzel Martelo: uma vida dedicada às letras
Publicidade

Com 14 anos, na sala de aula improvisada na edícula atrás de sua casa, Maria Amália lecionava para crianças. Aos poucos, a demanda de alunos foi aumentando, assim como o gosto pela futura profissão. Ela concluiu o magistério, fez o curso de Letras Franco-Português e ainda se especializou em Pedagogia. Trabalhou nas escolas Miguel Schleder, no Colégio Comercial e no Colégio Estadual Rocha Pombo – todas em Morretes.

Foram mais de 40 anos dedicados a ensinar crianças, adolescentes e adultos. E quando se aposentou, em 1998, passou a ser catequista. Assim pôde continuar a praticar o dom e a vontade de transmitir conhecimento. A trajetória como educadora fez dela uma pessoa muito querida na cidade. “Era difícil sair com ela na rua.Sempre parava para conversar com alguém. Muitas pessoas de Morretes conheceram a professora Maria Amália”, destaca Josélia Alpendre.

Saiu poucas vezes da cidade litorânea, mas, como conta a irmã, conheceu muitos lugares do mundo sem precisar viajar. É que um dos passatempos preferidos dela era a leitura, hábito admirado pelos familiares e alunos. Eles ficavam encantados com a vasta quantidade de títulos presentes na biblioteca da professora. Maria Amália também exercitava a pintura e criava peças que seriam presentes para os amigos. Além do amor por Morretes, ela aprendeu com o pai uma outra atividade curiosa: conseguia adivinhar o modelo das aeronaves apenas pelo som do motor.

Apaixonada pela profissão e por Morretes, Maria Amália construiu uma família com o marido, Amadeu, com quem teve os filhos Francisco – que recebeu o mesmo nome do avô materno – e Francimari. A professora nutria também um amor imenso pelas duas netas: Yohanna e Helle. “As netas eram a definição concreta da felicidade para ela”, destaca Josélia.

Numa noite de sábado, no mês dos professores, ela sofreu um mal súbito e não resistiu. Deixa o marido, dois filhos, duas netas, a mãe e quatro irmãos.

Publicidade

Dia 2 de outubro, aos 73 anos, devido a um mal súbito, em Morretes.

-

Lista de falecimentos

Acelino Jurkevythz, 89 anos. Profissão: alfaiate. Filiação: Severo Jurkevythz e Izulina Jurkevythz. Sepultamento ontem.

Adercia Schaidt Ponsoni, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Astrogildo Schaidt e Nely Schaidt. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem.

Alfredo Kovalek, 72 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Alexandre Kovalek e Genoveva Kovalek. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.

Publicidade

Allana Vitória Gonçalves Geraldo, 6 meses. Filiação: Valdicir Carlos Geraldo e Valdicir Carlos Geraldo. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal de Paranaguá.

Ana Regina de Souza Coelho, 57 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio de Souza Coelho e Anastácia Berezoski Coelho. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo da capela mortuária do local.

Anastácio Gelenski, 79 anos. Profissão: encanador. Filiação: Miguel Gelenski e Bonifacia Gelenski. Sepultamento ontem.

Antônio José Santos, 68 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Joaquim José dos Santos e Almerinda Pereira da Silva. Sepultamento ontem.

Antônio Vicente, 83 anos. Profissão: bancário. Filiação: José Vicente e Marieta Spilotro. Sepultamento ontem.

Publicidade

Ariovaldo Steingraber, 68 anos. Profissão: estofador. Filiação: Arnoldo Steingraber e Maria Steingraber. Sepultamento ontem.

Carolina Marquete Skrock, 69 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Marquete e Maria da Luz Marquete. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01 do Cemitério Municipal Santa Cândida.

Celso Bernardes, 78 anos. Filiação: José Bernardes da Fonseca e Izabele Maria de Jesus. Sepultamento ontem.

Danilo Patrick de Alcântara, 18 anos. Filiação: Ludimila de Alcântara. Sepultamento ontem.

Diva Poletini Messias, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Poletini e Arminda Garbelini. Sepultamento ontem.

Publicidade

Edisson Hartmann, 81 anos. Profissão: contador. Filiação: Jorge Martin Hartmann e Elisa Hartmann. Sepultamento ontem.

Edson Luís Schweger Costa, 51 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Alceu Alves da Costa e Erna Borowicz Schweger Costa. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.

Edson Luiz Boscardin, 61 anos. Profissão: taxista. Filiação: Antônio Boscardin e Suzanna Nappel Boscardin. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Campo Comprido, saindo da capela mortuária do local.

Feles Danielski Júnior, 70 anos. Filiação: Feles Danielski e Alzira Tereza Danielski. Sepultamento hoje, no cemitério municipal da cidade de origem, saindo da Capela Municipal de Araucária.

Gelson Olinek, 45 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Paulo Olinek e Erci Olinek. Sepultamento hoje, no Cemitério Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Publicidade

George Donato Vieira, 70 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Manoel Pascoal da Silva e Maria Cordélia Vieira. Sepultamento ontem.

Gustavo de Oliveira Cruz, 18 anos. Profissão: servente. Filiação: Edinei da Cruz e Elisângela de Oliveira. Sepultamento ontem.

Izabel Thome Sakhr, 82 anos. Profissão: hotelaria. Filiação: Francisco Thomé e Anna Basniak. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Izaque Rosa de Jesus, 40 anos. Filiação: Celira Rosa da Silva. Sepultamento na quinta-feira (17), no Cemitério Municipal Zona Sul.

Jason Frederico Grassi de Mello, 37 anos. Profissão: programador. Filiação: José Frederico Ramos de Mello e Katia Maria Grassi de Mello. Sepultamento ontem.

Publicidade

Joana Ribeiro de Andrade Bazoti, 56 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Pereira de Andrade e Emiliana Ribeiro de Andrade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré, saindo da Capela Nossa Senhora da Aparecida, em Cachoeira.

Joaquim Franciso de Oliveira, 86 anos. Filiação: João Pinheiro de Oliveira e Francisca Coelho Sobrinho. Sepultamento ontem.

José Avelino Moreira Filho, 92 anos. Filiação: José Avelino Moreira e Maria Claudina de Jesus. Sepultamento na quinta-feira (17), no Cemitério Municipal Zona Sul.

José Eloir Carbornar, 55 anos. Profissão: empresário. Filiação: José Henrique Carbornar e Maria Irene de Lima Carbonar. Sepultamento ontem.

Justina Zijalda Caron Marcassa, 96 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Caron e Brazilia Caron. Sepultamento ontem.

Publicidade

Kleber Garcia de Sousa, 35 anos. Profissão: servente. Filiação: Benício Garcia de Sousa e Elizete Barreto Neves de Sousa. Sepultamento ontem.

Laércio William de Carvalho, 52 anos. Profissão: técnico em eletrônica. Filiação: Landim Wander Broock de Carvalho e Lurdesinha Aparecida de Carvalho. Sepultamento ontem.

Leonydia Fressatto Rosa, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luciano Fressatto e Laura Xavier Fressatto. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 01.

Margareta Scherer Gabriel, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Scherer e Angelina Scherer. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela mortuária do local.

Maria Bernadette da Rosa, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Domingos dos Santos e Maria Rufina dos Santos. Sepultamento ontem.

Publicidade

Maria Elvira Melo, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Horácio Soares da Trinade e Conceição Josefa da Trindade. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela da Luz.

Maria Machado Pereira, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cezario Ferreira Machado e Virgínia Francisca Martins. Sepultamento ontem.

Marinalva Justino da Silva, 47 anos. Profissão: zeladora. Filiação: João Justino da Silva e Esmeralda Rodrigues Valle da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Berti, em São José dos Pinhais.

Marlon Júlio Gonçalves dos Santos, 29 anos. Filiação: Margarete Gonçalves dos Santos. Sepultamento na quinta-feira (17), no Cemitério Municipal Zona Sul.

Milena Bernardi Caetano, 12 anos. Profissão: estudante. Filiação: Valdiney Gonçalves Caetano e Daiane Bernardi. Sepultamento ontem.

Publicidade

Moacyr José Soares Capote, 60 anos. Profissão: educador. Filiação: Arnaldo de Oliveira Capote e Edmar Soares de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Loja Maçônica de Carlópolis (PR).

Nadir Maria da Conceição, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Maria Guilhermina da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 02.

Ottilia de Queiroz, 79 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: João Benedito de Queiroz e Francisca Cândida de Figueiredo. Sepultamento ontem.

Pedro Antônio Grossman, 65 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Maria da Conceição Grossman. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano, em Fazenda Rio Grande, saindo da capela do Cemitério Municipal.

Rafaeli Maria Mikoski Iantas, 3 dias. Filiação: Edevilson Daniel Iantas e Sandra Maria Mikoski. Sepultamento hoje, em local a definir.

Publicidade

Rodrigo Alves Mattos, 17 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Juarez de Mattos e Claudilene Alves de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Santa Felicidade, saindo da capela mortuária do local.

Soely Vieira Gonçalves, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nadir Vieira e Geny Soares Vieira. Sepultamento ontem.

Tereza Isabela Damaceno dos Santos, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Maria Damaceno e Amélia Nabinger. Sepultamento ontem.

Terezinha D’Aparecida Fernandes, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juarez Fernandes e Mariana Ferreira dos Santos. Sepultamento ontem.

Vair Godoy Santos, 58 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Antônio Santos e Jozefina Santos Godoy. Sepultamento ontem.

Publicidade

Valdecir Rodrigues Teles, 38 anos. Filiação: Jeci Rodrigues Teles. Sepultamento na quinta-feira (17), no Cemitério Municipal Zona Sul.

Valter Silvério da Cruz, 35 anos. Filiação: Miguel Silvério da Cruz e Alice Gomes da Cruz. Sepultamento na quinta-feira (17), no Cemitério Municipal Zona Sul.

Zilma de Fátima Pinheiro Ferreira, 60 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adolfo Batista Pinheiro e Ermelida Bertonceli Pinheiro. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Funerária São Jorge, em São Mateus do Sul.