• Carregando...
 | Arquivo familiar
| Foto: Arquivo familiar

Quis ser médico desde sempre. Muito curioso e dinâmico, mantinha-se atualizado sobre tudo. As conversas tinham seu motivo. "Não desperdiçava o tempo", conta a esposa Mariângela. Uma pequena pergunta simples podia ser motivo para discorrer em uma verdadeira aula. Um dos mais conceituados neurocirurgiões de Curitiba, Ari Antonio Pedrozo mantinha com seus pacientes mais do que uma relação de médico-paciente. "Era um amigo e um ‘psicólogo’ de plantão."

Toda essa disposição, no entanto, tinha um preço. Mantinha o celular ligado e sempre ao alcance das mãos, 24 horas por dia; se precisasse sair de um evento familiar, o fazia sem pestanejar. Fosse domingo, feriado, de madrugada, o importante era estar disponível quando necessário. Para Ari, o paciente não significava somente a doença, mas o todo. Os pacientes mais idosos conta Mariângela, o tinham na conta de um filho. Com sua qualificação e experiência, mantinha o bom humor a postos. Era conhecido pelos colegas de profissão pelas suas piadas durante o trabalho e as palestras. E pela sua disponibilidade: o consultório podia estar lotado, as consultas atrasadas, mas Ari não deixava de dispensar o tempo necessário para aquele paciente.

Como tratava muitas crianças em sua especialidade, mantinha com os pais um relacionamento mais próximo. Durante os aniversários dos pequenos pacientes, Ari e Mariângela compareciam com o maior prazer, o que causava espanto entre os convidados. Para alegria do médico, aceitava o carinho com humildade.

Mais recentemente, atuava no consultório no Batel e nos hospitais Vita do Batel e o da BR-116, mas passou pelo Nossa Senhora das Graças e pelo Hospital das Nações; foi sócio-fundador do Centro de Diagnóstico por Imagem do Paraná (Cedipe) e do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC).

Em seu lazer, permitia-se manter um hobby: o de dançar. As aulas de dança todos os sábados rendiam apresentações no fim de cada ano. Tinha dificuldades de aprender, lembra, rindo, Mariângela, mas não desistia. Não tinha vergonha de se expor, mesmo sabendo dos limites. Entre suas obrigações, Ari realizava com prazer a participação do grupo de casais Caminhar, do Santuário Nossa Senhora da Salette, no Jardim Social. "Ele tratava praticamente de todo mundo da comunidade religiosa." Se era o primeiro a chegar, com certeza era o último a sair porque mantinha consultas de corredor.

Havia três anos lutava contra um câncer de intestino. Manteve-se firme enquanto pode. Mas, há um ano, afastou-se definitivamente do consultório e dos centros médicos. Conseguiu cumprir sua missão, diz a esposa. Completou seu aniversário dentro do hospital, no dia 1º de setembro, e levou a filha ao altar, no dia 26 de setembro. Quando retornou ao hospital, finalmente desligou o celular. Deixa a viúva Mariângela e as filhas Larissa e Letícia.

Dia 11, aos 56 anos, de câncer de intestino.

Adalberto Dalezio Difert Júnior, 32 anos. Filiação: Adalberto Dalezio Difert e Leonice de Oliveira Difert. Sepultamento ontem.

Adenilson dos Santos de Lima, 29 anos. Profissão: motorista. Filiação: Adir Jesus de Lima e Helena Cordeiro dos Santos Lima. Sepultamento hoje, Parque das Araucárias (Colombo), saindo da Capela do Cemitério Parque das Araucariás em Colombo -PR.

Adilson Farias dos Santos, 44 anos. Profissão: garçom. Filiação: João Carneiro e Ezilda dos Santos. Sepultamento ontem.

Adriana Moreira Leite, 34 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Reinaldo Moreira Leite e Aurora Lourenço Leite. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela da Igreja N. Senhora. Aparecida - Ortigueira - PR.

Alex Rafael Gonçalves, 28 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Nao Consta e Rita Maria Gonçalves. Sepultamento ontem.

Alice Martins Paiffer, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Alves Filho e Dolores Martins. Sepultamento ontem.

Ana Dorigo, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Silvestre da Rosa e Benedita Maria Rosa. Sepultamento ontem.

Antônio Pires, 71 anos. Profissão: eletricista. Filiação: José Pires e Brasilina da Fonseca Pires. Sepultamento às 9 h, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de Igreja Adv do 7º Dia - Cic - Curitiba - PR.

Daniel Franco Teixeira, 41 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Adison Teixeira e Maria Lydia Franco Teixeira. Sepultamento ontem.

Darcy Grazola Lobo, 86 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Grazola e Genoveva Grazola. Sepultamento ontem.

Diva Maria Boiko, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Rodrigues e Rosa Martinha Rodrigues. Sepultamento hoje, Municipal do Boqueirão, saindo de local a ser designado.Edson Marcos Ochetski Nunes, 8 mes(es). Filiação: Edson Marcos Nunes e Elaine Cristina Ochetski. Sepultamento hoje, Crematório Vaticano, saindo de Igreja Evangélicaélica em Campo Magro -PR.

Francisco Karax, 79 anos. Filiação: Pedro Karax e Eva Karax. Sepultamento ontem.

João Cândido de Oliveira, 73 anos. Profissão: militar. Filiação: Sebastião Cândido de Oliveira e Rosalina Campioni de Oliveira. Sepultamento ontem.

José Fernandes de Oliveira, 71 anos. Profissão: servente. Filiação: Alcebiades Fernades dos Santos e Ursolina Lemos de Oliveira. Sepultamento às 10 h, Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo de residência.

Maria Izabel dos Santos, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Porfírio Cardoso Sobrinho e Maria Conceição Vieira. Sepultamento às 16 h, Santo Ângelo (Campo Largo), saindo da Capela Mortuária em Campo Largo -PR.

Odete Simionato dos Santos, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: Luiz Benjamin Simionato e Olinda de Campos. Sepultamento ontem.

Roselmira Maria dos Santos, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Cristina Vieira Batista. Sepultamento ontem.

Sérgio Luiz Oliveira Chaves, 31 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Roberto Batista Chaves e Nery de Fátima Oliveira Chaves. Sepultamento ontem.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

* * * * *

Obituário

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]