• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A cena se repetiu várias vezes. As mães, principalmente as de primeira viagem, pediam ajuda ao doutor Miguel Pessoa na hora de alimentar seus pequenos. Ele então compartilhava receitas de papinhas e sopinhas de dar água na boca. Se havia alguém no mundo capaz de transformar uma papinha em uma iguaria gourmet, era Miguel. O pediatra tinha boa mão para a cozinha – era um de seus talentos.

Nascido em Irati, no Centro-Sul do Paraná, Miguel deixou a cidade natal com a família aos 16 anos, logo após o falecimento do pai, João de Mattos Pessoa, dono da Farmácia Pessoa. Naqueles tempos, os médicos eram raros, principalmente no interior, e muitas vezes cabia aos farmacêuticos o papel de cuidar da saúde dos cidadãos. João atendia quem precisasse, pudesse ou não pagar. Miguel ajudava o pai na farmácia e sabia até mesmo fórmulas de medicamentos manipulados. Provavelmente foram essas experiências que despertaram no menino o desejo de ser médico.

Nos primeiros anos em Curitiba, Miguel dividia o tempo entre os estudos regulares no Colégio Estadual e a preparação para o vestibular. Ingressou no curso de Medicina da PUCPR e, depois de formado, foi para o Rio de Janeiro fazer residência. Quando voltou, recebeu o convite do tio e grande incentivador, o médico pediatra Plínio de Mattos Pessoa, para trabalhar com ele. “Pronto para começar amanhã?”, interpelou Plínio. A resposta de Miguel foi desconcertante. “Não, tio. Primeiro tenho de ir para Irati. Talvez fique medicando por lá.” Ao pequeno diálogo, seguiu-se uma “conversinha” de tio para sobrinho e Miguel começou no dia seguinte sua carreira como pediatra no consultório de Plínio, no Hospital Pequeno Príncipe, na Maternidade Nossa Senhora de Fátima e e na Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

Embora amasse Irati, adotou Curitiba como sua cidade. Foi na capital que ele se casou com Olga, seu grande amor. A moça, sua prima distante, era sua conhecida desde pequena. Aos irmãos de Olga e futuros cunhados, Miguel costumava contar histórias sobre o interior e a vida em Irati. Ela ouvia também, sem saber que aquele rapaz seria seu marido. Anos depois, os dois se reencontraram e começaram a namorar. Sempre bem humorado, Miguel costumava perguntar se Olga aceitaria “criar galinhas em Irati” com ele. Era uma brincadeira, claro, e a moça apaixonada respondia que sim, mesmo sendo urbana e pouco dada ao meio rural. Em um ano e meio subiram ao altar.

Miguel também trabalhou por muitos anos como médico perito do INSS e no Educandário São Francisco, em Piraquara. Mesmo após a aposentadoria, mantinha os contatos com os amigos que continuavam a trabalhar na instituição na RMC. Não raro, ia lá almoçar para rever os conhecidos.

Nos momentos livres, Miguel gostava de demonstrar sua perícia na cozinha. Chamava os amigos e preparava algum prato especial ou então fazia experiências culinárias. Durante a Copa do Mundo de 2014, por exemplo, organizou um almoço temático com pratos japoneses. Aquarelista, gostava de retratar paisagens, naturezas-mortas e também os próprios filhos. O casario antigo de Irati também foi retratado por Miguel e rendeu uma exposição na cidade.

Serviço

As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.

Outra paixão eram as viagens. Junto com a esposa, conheceu Paris, Rochefort, Giverny – a cidade de Monet. Encantou-se com Nova York, cidade que lhe oferecia ótimos restaurantes, bom astral e a bela Grand Central Station, locação do filme O Pescador de Ilusões. Viajando descobriu o gosto pelos cassinos. Las Vegas, Caribe, Panamá, Colômbia. Miguel gostava de tentar a sorte nas máquinas. E ganhava. “Uma vez ele ganhou e brincou que havia feito ‘o milagre da multiplicação dos dólares’”, conta a esposa.

Em família, Miguel tinha múltiplos títulos. Todos tinham uma maneira carinhosa de chamá-lo: tio Miguel, Mircha, Migule, Miguelito, tio Manel, Michael, Miguelzinho, vô Mig, vô Mi. Costumava brincar que ter netos era tão bom que, se pudesse, começaria por eles e não pelos filhos. Foi embora sem aviso, deixando a saudade em todos. Deixa a esposa, Olga Maria, os filhos Gustavo e Luciano, as noras Rafaelle e Renata, e os netos Bruno, Caetano e Matheus.

Dia 13 de julho, aos 68 anos, devido a uma parada cardíaca em Curitiba.

Lista de falecimentos - 06/08/2015

Able Sprengel, 78 anos. Profissão: corretor. Filiação: Ahmed Sehli e Helena Sehli. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Alcione Pereira de Andrade, 37 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Dalsanto Pereira de Andrade e Tereza da Rosa de Andrade. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Almir Gonçalves dos Santos, 54 anos. Profissão: funileiro. Filiação: Aluizio Gonçalves dos Santos e Teresinha de Jezuz dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Amélia Levandoski Silvy, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Levandoski e Lavínia Levandoski. Sepultamento ontem.

Antônia Maria Cesário, 45 anos. Filiação: Antônio Cesário Filho e Neli Salina. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Antônia Naumes, 104 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Romanovski e Anna Romanovski. Sepultamento ontem.

Antônio Constantino Filho, 88 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Antônio Constantino e Maria Avellar. Sepultamento ontem.

Aquiles Renato de Andrade Pacheco, 73 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Aquiles Pacheco e Malvina Ferreira. Sepultamento ontem.

Áurea Helena da Silva Silveira, 49 anos. Profissão: do lar. Filiação: Dioge Cordeiro da Silva e Maria Helena Emidio da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Clovis Muniz, 70 anos. Filiação: José Maria Muniz e Otacília Stefanes Muniz. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Conceição Furquim de Bonfim, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Ireno Furquim e Jesus Cavalheiro dos Santos. Sepultamento ontem.

Daniel Vieira, 75 anos. Profissão: taxista. Filiação: José Vieira e Aracy Vieira. Sepultamento ontem.

Davi Penteado Leal, 3 anos. Filiação: João Carlos Leal e Carolina Cecato Penteado. Sepultamento sexta-feira, 7 de agosto, às 10h, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Maringá.

Denilson Gomes dos Santos, 46 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Valdevino Gomes dos Santos e Divair Assis dos Santos. Sepultamento ontem.

Ederli Alves Grochoska, 52 anos. Profissão: televendas. Filiação: Osvaldo de Bastos Alves e Cacilda de Paula Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

Ettore Friesen Montechiari Figueira, 18 anos. Profissão: estudante. Filiação: Weslei Montechiari Figueira e Aline Cristiane Friesen Montechiari Figueira. Sepultamento ontem.

Francisco Gomes, 90 anos. Filiação: Domingos Gomes Rodrigues e Dolores Gomes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Francisco Pereira de Oliveira, 50 anos. Profissão: padeiro. Filiação: João Pereira de Oliveira e Francisca Maria da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.

Iracema Carvalho, 73 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Félix Cantolicio Carvalho e Rosa Nobile Carvalho. Sepultamento ontem.

Ivanilde Ribeiro da Silva, 59 anos. Profissão: do lar. Filiação: Frederico Ribeiro e Davina Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo.

Jefferson Felippe, 19 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Marta Valéria Felippe. Sepultamento ontem.

Joana Raczkoviak, 50 anos. Profissão: técnico em enfermagem. Filiação: Vanda Raczkoviak. Sepultamento ontem.

João Maria de Ramos, 73 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Alcides Pereira de Ramos e Maria de Jesus Ramos. Sepultamento ontem.

João Raimundo da Silva, 81 anos. Filiação: Deraldo Raimundo da Silva e Vicenca Margarida. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz.

Joel Marques de Santana Filho, 71 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Joel Marques de Santana e Regina de Sena Santana. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

José Luiz de Souza, 63 anos. Filiação: Sebastião Ernesto de Souza e Maria Leal de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.

Josias Vidal dos Santos, 29 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Vidal dos Santos e Olivia Cordeiro dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Júlio dos Santos Ferreira, 69 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Sérgio Joaquim Ferreira e Alcidalia Messias dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Leonilda Aksamitas, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Humberto Brusamolin e Amélia Brusamolin. Sepultamento ontem.

Lua de Oliveira Muller, 2 dias. Filiação: Carlos Eduardo Natal Muller e Ana Cristina de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais.

Lucas dos Santos, 21 anos. Profissão: coletor. Filiação: Clementina Ramos dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul, saindo de residência.

Luiz Oliveira do Nascimento, 87 anos. Profissão: cozinheiro. Filiação: João Pereira do Nascimento e Júlia Oliveira do Nascimento. Sepultamento ontem.

Lurdes Rauen Doliveira, 94 anos. Filiação: Octávio Xavier Rauen e Julieta Carvalho Rauen. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Maria Idalina Nardino, 81 anos. Profissão: contra-mestre. Filiação: Euzebio Ancai e Narciza Amaro Ancai. Sepultamento ontem.

Moacir Ribeiro, 70 anos. Profissão: bancário. Filiação: Miguel Ribeiro e Maria Ribeiro. Sepultamento ontem.

Natália Nadalim, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Kaminski e Francisca Kamisnki. Sepultamento ontem.

Orquiles dos Santos, 79 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Paulino dos Santos e Madalena Gaspar dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de residência.

Pedro Renchechen, 67 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Frederico Renchechen e Ana Renchechen. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Pedro Roberto Oliveira de Castro, 42 anos. Profissão: latoeiro. Filiação: Pedro Cadena de Castro e Maria Salete Oliveira de Castro. Sepultamento ontem.

Reinaldo Bica Martins, 34 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Setembrino Vargas Martins e Florinda da Silva Bica. Sepultamento ontem.

Valdinei Rocha, 27 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Valdelice Rocha. Sepultamento ontem.

Valdir Oscar Muller, 61 anos. Profissão: motorista. Filiação: Waldemar Muller e Hetvich Muller. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São João Batista, em São José dos Pinhais.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]