Ela sabia que era amor quando seu olhar encontrou o dele no meio do salão. Ele tinha certeza de que era para a vida inteira quando ela abandonou a prima, desceu do balcão às pressas e aceitou seu convite para dançar. O baile era na Sociedade Batel, em 1938, e ao fundo Orlando Silva cantava versos sobre o sofrimento e a dor causados pelo amor. Embora tão pessimista em relação aos desígnios do coração, Nada Além se tornou o tema musical de Paula e Ozil, que viveram uma união de mais de 70 anos com a maturidade que os dias trazem, e o encanto de uma paixão recém-descoberta.
Quando casaram, um ano após o baile da Sociedade Batel, Paula estava com 16 anos, tinha vindo da região de Garuva, no município de Guaratuba, para estudar e trabalhar em Curitiba fazia pouco mais de um ano. Ozil contava 21 anos e morava no Santa Quitéria com a família. Após o enlace, foram morar no Norte do Paraná, onde ele trabalhava em uma coletoria. Militar, logo em seguida Ozil foi convocado para a guerra, mas não chegou a embarcar porque a nova família já contava com duas filhas pequenas.
O Exército, então, transferiu Ozil para o quartel de Ponta Grossa. Enquanto o marido servia, Paula bordava e fazia pão caseiro para ajudar nas despesas da casa. Tinha estudado pouco, mas era bastante habilidosa com as mãos e esforçada.
Anos mais tarde, voltaram a Curitiba. Primeiro, moraram no Bacacheri, próximo ao quartel do 20.º Batalhão de Infantaria Blindado (20 BIB); depois, tornaram-se alguns dos primeiros moradores do Jardim das Américas, numa época em que ainda se passava com gado pela região. Viveram felizes ali até o fim de suas vidas. Filhos e netos cresceram nessa casa e no sítio que Paula e Ozil tinham, e amavam, na localidade de América de Cima, em Morretes.
Ele sempre cuidou do quintal, e costumava presentear as pessoas com mudas de pinheiro que ele mesmo tinha plantado. Paula gostava do que era moderno, fez natação, pintava porcelana e tecido e apreciava boa comida. E se completavam. Era o tipo de casal que se entende apenas pelo olhar, sabiam levar a vida a dois como poucos. Quando ela adoeceu, ele arrumava motivos para levá-la para tomar sol, e depois de cada visita Paula fazia questão de comentar com os filhos como o amado estava bonito.
Durante a tarde do dia em que completava 95 anos, Ozil viu a esposa partir. Como se não quisesse viver nem mais um dia sem o olhar de Paula e provar que a promessa de ficar juntos para sempre era verdadeira, faleceu exatamente 10 horas depois da amada. Deixam cinco filhos, 15 netos, 25 bisnetos e dois trinetos.
Paula morreu no dia 6 de abril, aos 91 anos, de problemas cardíacos. Ozil, aos 95 anos, faleceu em decorrência de um aneurisma, no dia 7.
* * * * *
LONDRINA
Ailda das Graças de Almeida Abraão, 64 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Faxinal.
Alceu Barreto, 65 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Porecatu, saindo da capela do mesmo.
Antônio Carlos de Souza, 36 anos. Sep. ontem em Arapongas.
Cleusa de Souza Kuchpel, 70 anos. Sep. ontem em Apucarana.
Dulcineia Pereira, 57 anos. . Sep. ontem em Londrina.
Fernando Ariello, 55 anos. Sep. ontem em Londrina.
Ilson Reginaldo da Silva, 28 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela Jamaica Jardim Bandeirantes, em Londrina.
Júlia Gomes Carvalho, 96 anos. Sep. ontem em Londrina.
Laura Souza da Silva. Sep. ontem em Londrina.
Luizinha Bonaci, 74 anos. Sep. ontem em Londrina.
FOZ DO IGUAÇU
Antônio Motta, 87 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Dargi Elio Prediger, 56 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo do Alto Uruguai, em Rio Grande do Sul.
Izalina Matias de Andrade, 78 anos. Sep. dia 1.º, em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Jélio Brecher, 87 Jardim Dourado, em Foz do Iguaçu.
Kaleb dos Santos Pereira. Sep. ontem em cemitério não informado.
Lurdes Geni Sandri, 72 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Pedro Pulicene, 59 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Três Passos, 142 Morenitas I, em Foz do Iguaçu.
Rebeca dos Santos Pereira. Sep. ontem em cemitério não informado.
Winona Enk, 62 anos. Sep. dia 1.º, em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São João Batista, em Foz do Iguaçu.
CURITIBA
Altair Cordeiro, 25 anos, serralheiro, filho de Marilda Cordeiro. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Antônio Carlos da Costa Vidal, 87 anos, advogado, filho de Alcides da Costa Vidal e Emilia Costa Vidal. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Arlete Machado Boeira, 74 anos, do lar, filha de Isaltino Machado de Souza e Amazilia Machado de Souza. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.
Dinora Geremias Carvalho, 74 anos, do lar, filha de Gumercindo Geremias Carvalho e Maria de Souza Geremias. Viúva de Semião Carvalho. Sep. ontem.
Eliete Viana SantAna, 63 anos, enfermeira, filha de Elias Pereira Viana e Ester Oliveira Viana. Sep. ontem.
Eliza Valentina Miranda Paulo, 24 dias, filha de Airton Euzébio Paulo e Loana Eli Ruth Miranda. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela no Santa Helena CIC.
Elton Anelli, 53 anos, motorista, filho de Osvaldo Anelli e Marcília Carrara Aneli. Sep. ontem.
Enídio Soares Justo, 59 anos, técnico em contabilidade, filho de Egydio Soares Justo e Thereza Leme. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Fábio da Silva Santos, 22 anos, auxiliar de produção, filho de José Carlos dos Santos e Celita Fernandes da Silva Santos. Sep. ontem.
Helena Farinhoque Joly, 91 anos, do lar, filha de Elias Farinhoque e Sophia Farinhoque. Sep. ontem.
Idalina Gorski, 61 anos, do lar, filha de Aníbal Ribeiro da Cunha e Elviradias da Silva. Sep. ontem.
Iolanda Keinrath, 77 anos, do lar, filha de Albino Glinski e Loduvica Glinski. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.
Jeferson Dalton Cruz, 55 anos, filho de Oswaldo Cruz e Gessy Carmemda Cruz. Sep. ontem.
João Alves de Almeida, 68 anos, comerciante, filho de Idalina Euflausina de Souza. Sep. ontem.
João Lacerda Braga, 90 anos, advogado, filho de Antônio Lacerda Braga e Semíramis Barros Braga. Sep. ontem.
Josney Santana dos Santos, 30 anos, auxiliar, filho de Antenor Gonçalves dos Santos e Terezinha Santana dos Santos. Sep. ontem.
Lourenço Valentim da Silva, 50 anos, motorista, filho de Geraldo Olimpio da Silva e Leocádia Maria da Silva. Sep. às 9h30, no Cemitério Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras), saindo da capela Bom Pastor Vila Tarumã, em Pinhais.
Maria Aparecida Demenek Caniel, 60 anos, do lar, filha de José Demenek e Edulei Mendes Demenek. Sep. ontem.
Maria Aparecida Sinval, 73 anos, Diarista, filha de José Bernardo Alves e Maria Rosa Alves. Viúva de Edson Arlindo Sinval. Sep. ontem.
Maria de Lourdes Padilha, 82 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Euzébio do Amaral e Maria da Luz Amaral. Viúva de João Maria Padilha. Sep. ontem.
Maria Joana Pedroso, 100 anos, do lar, filha de Guilherme Vidal Ferreira e Joaquina Vidal Mferreira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Natalina Berti.
Maria Trindade da Rocha Ebert, 74 anos, do lar, filha de Brasilino Trindade da Rocha e Olinda Gonçalves da Rocha. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Vaticano Diamante.
Marina Trois Dorneles, 82 anos, do lar, filha de Bolivar Canararro Trois e Danira Pereira Trois. Sep. ontem.
Marta Susana Gifuni de Palácios, 74 anos, tradutora, filha de Ricardo Albino Gifuni e Margarita Ana Nieves Solernou. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Mercedes Bortoletto, 84 anos, do lar, filha de Alberto Bortoletto e Encarnação Coronado. Sep. ontem.
Niva Costa Pinto do Canto, 80 anos, comerciante, filha de Theodorico Alves Pinto e Jacy Costa Pinto. Sep. ontem.
Odaísa de Souza Oliveira, 73 anos, comerciante, filha de Manoel Ribeiro de Oliveira e Albertina Oliveira de Souza. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano Esmeralda.
Paulo Roberto dos Santos Pacheco, 60 anos, metalúrgico, filho de Izaltino de Moraes Pacheco e Leomilina dos Santos Pacheco. Sep. ontem.
Paulo Roberto Iorio Lopes, 69 anos, assessor, filho de Orlando Duarte Lopes e Antônia Iorio Lopes. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.
Paulo Sérgio Bello, 60 anos, marinheiro, filho de Paulino Ferreira Bello e Irene dos Santos Bello. Sep. ontem.
Rômulo Augusto dos Santos, 21 anos, auxiliar de produção, filho de Wagner dos Santos e Orisdalete Rosa dos Santos. Sep. ontem.
Rosely Shtorach, 53 anos, zeladora, filha de Newton Shtorach e Maria Shtorach. Sep. em horário a ser designado, no Crematório (Ass. Beneficente Jardim da Saudade), saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade II.
Salvador Rocha Ferreira de Souza, 73 anos, lavrador, filho de Álvaro da Rocha Ferreira de Souza e Maria Marques da Rocha. Sep. ontem.
Terezinha Maria de Jesus Oliveira, 78 anos, do lar, filha de José Leite e Izaltina Maria de Jesus. Sep. ontem.
Theo Lucas Camargo Dantas, 3 dias, filho de Rosildo Monteiro Dantas e Marisa Aparecida Camargo. Sep. ontem.
Valdemar Zanco, 67 anos, bancário, filho de José Zanco e Maria Otilia Baldin Zanco. Sep. ontem.
Wanda Klosovski, 74 anos, do lar, filha de Augusto Klosovski e Augusta Klosovski. Sep. ontem.
Wilson Toniolo, 62 anos, bancário, filho de Izidoro Toniolo e Lúcia Toniolo. Sep. ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313