Músicas, ruídos e efeitos... essas eram algumas das ferramentas utilizadas por Newton Martins de Oliveira para adentrar no imaginário do ouvinte. Trabalhar no rádio foi uma escolha influenciada por uma paixão de infância. Foi nos corredores da Rádio Clube Pontagrossense que ele aprendeu a operar os equipamentos de som com maestria e encantou-se com a sonoplastia. Para os amigos de carreira, ele era um dos melhores operadores de som do Paraná.
Newton Martins nasceu em Castro (PR) e depois mudou-se para Ponta Grossa (PR). Aos 15 anos começou a trabalhar na rádio, em uma época em que os recursos tecnológicos dependiam completamente das mãos do operador. Para gravar um comercial, a exatidão era necessária para evitar os “buracos”. Ele não admitia esse espaço vazio e exigia rapidez dos colegas que o ajudavam nessa função. “O gravador Akay, onde era feita a gravação do comercial, ficava um pouco distante e eu ficava encarregado de acioná-lo. Parece que ouço ele dizendo: vai, vai!”, diz o colega de profissão Nelson Ribeiro.
Na Rádio Clube Pontagrossense, foi um dos primeiros operadores do horário matutino. Ainda hoje esse é o turno de maior audiência da rádio. Por mais de 20 anos, ele ocupou esse cargo de confiança com muita responsabilidade. Além da longa carreira na rádio, também trabalhou na TV Esplanada e na TV Paranaense. Em 1982, assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádiodifusão do Estado do Paraná, onde sempre se dedicou para garantir os direitos dos trabalhadores.
Na juventude, Newton Martins fazia o tipo “boa pinta”. O cabelo bem penteado, uma bela camisa e um perfume sempre lhe agradaram. Ao assumir o volante do seu antigo Opala, parecia um personagem interpretado por Marlon Brando. Depois do expediente, saía com os amigos para jogar sinuca e bater um papo. Certa vez, a conversa se estendeu até o amanhecer e os colegas de trabalho levaram um frango assado para comer durante o trabalho na rádio. “Com ele, não tinha tempo ruim”, recorda Nelson Ribeiro.
Fitas K-7 com músicas selecionadas eram presentes que distribuía a amigos e familiares. Em 1970, em uma época distante da facilidade de distribuição da internet, esse gesto demostrava todo o afeto de um homem com um grande coração.
Nos finais de semana, ele fugia da correria de Curitiba para refugiar-se no campo na companhia da família e dos amigos. Na sua chácara no município de Carambeí, gostava de fazer churrasco ao som de músicas sertanejas, principalmente das canções da dupla Milionário e José Rico. Para a filha Vivian Baniski, esses são os momentos que ficarão eternizados na memória.
No dia 29 de outubro, noite anterior ao seu falecimento, ele conversou com a filha ao telefone sobre a viagem para Carambeí. Desta vez, iria para resolver a organização do aniversário de 15 anos da neta. Como pai e avô, não media esforços para ajudar. Porém, na madrugada do dia 30 de outubro ele sofreu um enfarte fulminante e não resistiu. Para a família e os amigos, ficou na memória os momentos alegres compartilhados com Newton Martins de Oliveira, um homem que fez parte da história do rádio e da televisão paranaense.
Deixa a esposa, Beatriz de Alves de Carvalho, sete filhos e netos.
Lista de falecimentos:
Ademir do Amaral Lopes, 62 anos. Profissão: contador. Filiação: João Monteiro Lopes e Vanina do Amaral Lopes. Sepultamento ontem.
Alessandro Freitas de Souza, 44 anos. Profissão: administrador. Filiação: Wellington Domingues de Souza e Dina Freitas de Souza. Sepultamento ontem.
André Souza de Morais, 33 anos. Profissão: administrador. Filiação: José Carlos de Morais Sobrinho e Rosália Souza de Morais. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Iguape, em São Paulo.
Antonina Baptista da Luz, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Basílio Fiduniv e Parasquevia Ocichivski. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches.
Arthur Moreira de Moraes, 1 dia. Filiação: Samuel de Moraes e Ingrid Moreira de Souza. Sepultamento ontem.
Carlos Adalberto Scremin, 71 anos. Profissão: motorista. Filiação: Luiz Scremin e Esperanca Tomaz Scremin. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.
Cícero de Souza, 49 anos. Filiação: Benedito de Souza e Maria Aparecida de Souza. Sepultamento ontem.
Conceição Aparecida Ribeiro, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vergilio Fernandes da Luz e Joaquina Domiciana da Luz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo de Sede da Associação da Vila Ipiranga, no Capão Raso.
Daniel Lima Dias, 39 anos. Profissão: sapateiro. Filiação: Domingos Lima Dias e Maria Eduvirges Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Colina, em Colombo, saindo da Capela Adriana.
Daniel de Souza, 50 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Lourenço Bueno de Souza e Santina de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de Igreja Evangélica Aba, no Xaxim.
Deno Lourenço Winckelmann, 85 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Arthur João Winckelmann e Amália Winckelmann. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Diego Henning Stoco, 23 anos. Profissão: porteiro. Filiação: José Carlos Stoco e Sueli Henning Padilha. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério de Tranqueira, em Almirante Tamandaré.
Douglas Willian Lara da Silva, 10 anos. Profissão: estudante. Filiação: Cezar Adriano da Silva e Cristiane Raquel de Lara da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da Capela da Associação da Vila Militar, no Rebouças.
Eloy Floriani, 79 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Floriani e Dozolina Floriani. Sepultamento ontem.
Emílio Mazeika, 85 anos. Profissão: encarregado de almoxarifado. Filiação: Ignaio Mazeika e Anna Mazeika. Sepultamento ontem.
Fábio César Carneiro, 27 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João Cerbel Carneiro e Maria Sônia Carneiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo de local a ser designado.
Francarlos de Avila da Silva, 24 anos. Profissão: repositor. Filiação: Aparecido José da Silva e Iracema Ribeiro de Avila. Sepultamento ontem.
Guaracy Venício Carvalho Mathias, 75 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Henrique Carvalho Mathias e Nida Noris Carvalho Mathias. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela número 3.
Hélio Teixeira Formaggio, 69 anos. Profissão: contador. Filiação: José Formaggio e Geni Teixeira. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.
Henri Lucca Buss Carneiro, 2 anos. Filiação: Keirrison de Souza Carneiro e Hevelin Andriele Buss Carneiro. Sepultamento ontem.
Ivete Borges de Quadros Portella, 64 anos. Profissão: do lar. Filiação: Roberto Borges de Quadros e Dolores Vidal de Quadros. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Campo Largo.
Izaias Bezerra dos Santos, 59 anos. Profissão: marceneiro. Filiação: Eduardo Bezerra dos Santos e Leonora Bezerra dos Santos. Sepultamento ontem.
Izaura Alves, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Anastácio Alves e Anália Leal dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela da Igreja Frei Miguel, no CIC.
João Maria da Rocha, 76 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: José Gomes da Rocha e Maria Olinda da Rocha. Sepultamento ontem.
João Rodrigues, 79 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Avelino Silvério Rodrigues e Maria de Santa Rodrigues. Sepultamento ontem.
Jonsson Costa Terres, 65 anos. Profissão: vigilante. Filiação: João de Castro Terres e Jacy Costa Terres. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 2.
Jorge Luiz Costa dos Santos, 55 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Adelino Costa dos Santos e Aglair Caliari dos Santos. Sepultamento ontem.
José Cardoso, 65 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Maria Ivone Cardoso. Sepultamento ontem.
José Eduardo Ebiner, 62 anos. Profissão: professor. Filiação: Eduardo Ebiner e Maria Aparecida Ebiner. Sepultamento ontem.
José Meira Mocelim, 72 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Mocelim e Onesia Meira Mocelim. Sepultamento ontem.
Karoline Poltl, 83 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eduard Alois Mathias Sucher e Maria Elisabeth Sucher. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Diamante.
Kunio Tsumanuma, 78 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Sasuke Tsumanuma e Natsu Tsumanuma. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela número 4 do Cemitério Municipal Água Verde.
Leonydes Colletti, 80 anos. Profissão: militar. Filiação: Luiz Colletti e Emma Cavalli. Sepultamento ontem.
Licinio Pedro Mariano, 70 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Joaquim Pedro Mariano e Benedita Marques Mariano. Sepultamento ontem.
Lourival dos Santos, 44 anos. Filiação: Pedro dos Santos e Natália dos Santos. Sepultamento ontem.
Luiz Antônio Cardoso, 55 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Amandeo Cardoso e Raphaela Cardoso. Sepultamento ontem.
Luiz de Paiva, 86 anos. Filiação: Antônio Martins de Paiva e Iria Cândida de Paiva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela número 2 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Maicon Diego Azevedo Idalgo, 22 anos. Profissão: almoxarife. Filiação: Luciano Palacio Idalgo e Sandra Aparecida de Azevedo. Sepultamento ontem.
Maria Blasius, 59 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Napoleão de Morais e Alvarina Morais do Nascimento. Sepultamento ontem.
Maria Borges de Lima, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Borges Machado e Zeferina Borges. Sepultamento ontem.
Maria Florzinha Hortig, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gabriela Ribeiro. Sepultamento ontem.
Maria Gonçalves, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Gonçalves e Marlene Dias Gonçalves. Sepultamento ontem.
Maria José Feitosa Voigt, 48 anos. Profissão: do lar. Filiação: Mateus Feitosa e Ana Pereira Feitosa. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária de Matinhos.
Maria Pereira David, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Pereira Felizberto e Maria Rodrigues. Sepultamento ontem.
Maria de Lourdes Hernandes, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: Victor Hernandes Garcia e Antônia Bravas. Sepultamento ontem.
Marisa Mirela Ferreira Reglosk, 1 mês. Filiação: Fauri Seixas Reglosk e Amanda Regina Ferreira. Sepultamento ontem.
Natanael Pereira Soares, 34 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Airton Gonçalves Soares e Lúcia Pereira Soares. Sepultamento ontem.
Nayr Cioffi de Moura, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nicolau Cioffi e Nicolina Falce Cioffi. Sepultamento ontem.
Nelson do Carmo, 52 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Nilson do Carmo e Odete Lopes do Carmo. Sepultamento ontem.
Paulo César Barbosa de Oliveira, 67 anos. Profissão: engenheiro eletricista. Filiação: Edgard Barbosa de Oliveira e Nair Souza Barbosa de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Pedro Possebon, 73 anos. Profissão: operador de máquinas. Filiação: Júlio Possebon e Elvira Possebon. Sepultamento ontem.
Reinaldo Martins de Oliveira, 71 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Manoel Martins de Oliveira e Eliza Ramos de Oliveira. Sepultamento ontem.
Selva Cândido Duarte do Prado, 54 anos. Profissão: zelador. Filiação: José Cândido Duarte e Maria José Soares Duarte. Sepultamento ontem.
Sílvio Messias dos Santos, 48 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Pedro Messias dos Santos e Soema Messias dos Santos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Campo Mourão, no Alto Boqueirão.
Simone dos Santos Pimentel Chemin, 36 anos. Profissão: administradora de empresas. Filiação: Lázaro Costa Pimentel e Maria Moreira dos Santos Pimentel. Sepultamento ontem.
Tereza Martins Oliboni, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Silvino Oliboni e Libera Fontana. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Unilutus.
Valdecir da Rosa, 46 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Pedro Henrique da Rosa e Olinda Pinto da Roza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Rio Branco do Sul.
Vidalvina Souza Brasil, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio do Nascimento e Merentina de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião