A infância de Nildes Maria Pietrobelli Stival se confunde com o crescimento do bairro Santa Felicidade, em Curitiba. A casa da família paterna ainda existe na Avenida Manoel Ribas. O estádio que leva o nome do pai Egydio Ricardo Pietrobelli – da Sociedade Operária Beneficente Iguaçu – está em pé e é prova da relevância da família italiana como formadora de parte da história. O pai e outros 39 imigrantes foram os responsáveis pela constituição do Iguaçu, de Santa Felicidade – o clube de futebol amador mais antigo de Curitiba, fundado em 19 de janeiro de 1919. Os Pietrobelli penhoraram a casa para garantir a compra do terreno em que foi construído o estádio.
O pai de Nildes recebia os imigrantes e arranjava casa para alojar as famílias que vinham da Itália; a mãe, Deolinda, trabalhava no restaurante do estádio. Da cozinha farta de receitas italianas aos bordados em ponto de cruz e rococó, dona Deolinda foi a responsável pelo aprendizado dos delicados bordados, tecidos em fio de seda, que eram muito usados em enxovais de bebês; assim como peças em crochê. Nildes era uma moça prendada, como se dizia na época. E, para cumprir a tradição, o casamento foi arranjado com um dos solteiros da família Stival, amiga dos Pietrobelli.
Aos 20 anos, Nildes casou-se com José Stival. O marido chegou a ser jogador do time do Iguaçu. Nessa época ganhou o apelido de “Borges”, em alusão a um jogador da Seleção Brasileira. Depois do nascimento dos quatro filhos, a bordadeira precisou mudar-se para o bairro Mercês devido ao trabalho do marido. Ele abriu uma casa lotérica.
Com um empréstimo do pai, Nildes adquiriu uma casa na Rua Solimões. Todos os meses fazia os pagamentos a Egydio com o dinheiro da venda dos panos de prato pintados e com os bordados. Era um empenho. Comprava o saco de algodão, lavava para tirar o açúcar, deixava os panos para quarar durante a madrugada e pegar o sereno da noite, costurava as barras e riscava o pano. Usava papel de seda para transferir o desenho usando gasolina e uma bolinha de massa de parafina. Muito anos depois, ensinou para a neta Marcella a dinâmica do riscado.
Levou anos e anos para terminar a dívida com o pai, mas, com orgulho, quitou o débito. Quando não precisou mais do dinheiro, a produção virou hobby e motivo para presentear a família e os amigos. Dos bordados aos enxovais de bebês, não tem quem não tenha guardado uma peça da avó, destaca Marcella. Depois de “aposentada”, as peças também serviam para doação a uma grávida que precisava de enxoval ou para alguma instituição de caridade.
Entre as lembranças – e são muitas – Marcella guarda as caixinhas de madeira com os aviamentos usados pela avó. Nelas estão os fios de bordar e agulhas para furar o papel, assim como o pequeno vidro original contendo gasolina. Há ainda as caixas de papelão, daquelas de camisa, nas quais foram colocados os riscos. “Uma relíquia!”, diz ela . Nildes não jogava nada fora. Botões, fitinhas e papel de presente podiam servir para alguma coisa.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
Nos últimos anos, dedicava-se mais à horta e à produção de compotas. As de figo eram as mais apreciadas. “Quem chorava mais, ganhava um potinho a mais com as delícias da avó”.
Queria mais uma enxadinha para cuidar da horta, mas o presente nunca vinha, pois os netos queriam que ela se poupasse do trabalho. “Mesmo assim, ela se abaixava nos canteiros para plantar e colher verduras, mesmo tendo uma prótese de quadril”, conta a neta. “Enfim, a vida era para quê? Elétrica e dinâmica como era, Vó Nildes não poderia ter outra atitude”, resume Marcella.
Na última semana, Nildes foi ficando mais fraca por causa da dificuldade em respirar. “Foi apagando a chama lentamente”, comenta a neta Marcella. Deixa cinco filhos, 11 netos e quatro bisnetos.
Lista de falecimentos - 13/05/2015
Ângelo Pereira Marcondes, 84 anos. Profissão: autônomo. Filiação: José Pereira Marcondes e Leodora Tereza de Jesus. Sepultamento ontem.
Arlindo Stocco, 86 anos. Filiação: Fioravante Stocco e Josephina Pazim. Sepultamento ontem.
Darcy Gomes de Carvalho, 70 anos. Filiação: Olímpio Gomes de Carvalho e Elsa Pereira Cardozo. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais), saindo da Capela São Domingos, no Cajurú.
Dirce Cordeiro Santos, 58 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Manoel da Cruz Santos e Maria José Cordeiro Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande.
Edison de Paula Campos, 39 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Eris de Paula Campos e Maria Salete Ataide Campos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Igreja Evangélica, em Pinhais.
Fellipe Hendrix Franco Porto, 2 anos. Filiação: Scott Hendrix Porto e Kathleen Cristini Franco Ribeiro. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.
Francisco Claro Machado, 68 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Amâncio Claro Machado e Rosalina Correa de Ramos. Sepultamento ontem.
Francisco Ferreira dos Santos, 91 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Domingos Ferreira dos Santos e Paulina Schinaider. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal Boqueirão.
Friederich Smuk, 90 anos. Profissão: engenheiro civil. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.
Gervásio Benatti, 86 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Aristides Benatti e Antônia Manprim. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.
Gilmar Bazzani, 57 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Pedro Elizeu Bazzani e Daltiva Ribeiro Bazzani. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Associação de Moradores, no Uberaba.
Hisahiko Miyamoto, 72 anos. Profissão: alfaiate. Filiação: Satoshi Miyamoto e Shizuko Miyamoto. Sepultamento ontem.
Idemar Antônio Froldi, 83 anos. Profissão: empresário. Filiação: José Froldi e Palmira Antunes Froldi. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da Capela Vaticano - Diamante.
Israel Ivo da Fonseca, 82 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: Arquilau Ribeiro da Fonseca e Aurora Gomes de Pinho. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.
Jacomina Tondin Túlio, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Tondin e Iolanda Tondin. Sepultamento ontem.
Jorge Elizardo Garcia Arias, 83 anos. Profissão: médico. Filiação: Juan de La Esperanza Garcia e Tulia Hortência Arias. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.
Laura Guedes Potrick, 5 anos. Filiação: Leandro Potrick e Luana Mara Guedes. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque das Araucárias, em Colombo, saindo da Capela Mortuária São Miguel.
Lauro Chaves Cardozo, 69 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Adelino Chaves Cardozo e Maria Cândida Cardozo. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Natalina Berti.
Lucas Gabriel de Lima da Silva, 22 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Glaucio Evangelista da Silva e Seloir de Lima Pinto. Sepultamento ontem.
Luciano Barros de Morais, 22 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Luiz Sirino de Morais e Iranilda Barros de Morais. Sepultamento ontem.
Luciano dos Santos Pedroso, 28 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Maria de Lourdes dos Santos Pedroso. Sepultamento ontem.
Luiz Antônio Batista, 54 anos. Filiação: Darcy Batista e Maria Lúcia da Silva Batista. Sepultamento ontem.
Luiz Antônio Galantin, 70 anos. Profissão: analista de sistemas. Filiação: Aldo Galantin e Laurinda de Freitas Galantin. Sepultamento quinta-feira, 14 de maio de 2015, às 17h, em local a definir, saindo do Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Luiz Ferreira, 92 anos. Profissão: encanador. Filiação: Damazio Itaciano Ferreira e Rosa Lourenço Colaco Ferreira. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Luiz Rodrigues Garcia, 81 anos. Profissão: madeireiro. Filiação: José Rodrigues Garcia e Dorvalina Dobner. Sepultamento ontem.
Luizenir Alves de Paiva, 70 anos. Profissão: gerente compras. Filiação: Eutalio Alves de Paiva e Ana Faria de Paiva. Sepultamento ontem.
Luzinete Soares da Silva Ferreira, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Jeque e Alzira Soares da Silva. Sepultamento ontem.
Marcilia de Paula Camargo, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Vicente de Paula e Ana Rita. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo do Memorial da Vida.
Miguel Henrique Salateski, 33 anos. Profissão: empresário. Filiação: Osvaldo Salateski e Paula Maria Gregório. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Paroquia São João Bosco, no Bairro Alto.
Miguel Klemba, 61 anos. Filiação: José Klemba e Júlia Klemba. Sepultamento ontem.
Nair Possamai Gonçalves, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gentil Possamai e Catarina Possamai. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.
Odete Gouvea Alcarde, 62 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Camilo Lourenço Gouvea e Benedita Marcolina de Gouvea. Sepultamento ontem.
Odette de Lara Correa, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Synphronio Teixeira de Lara e Elisa Furquim de Siqueira Lara. Sepultamento ontem.
Olivina von Kruger de Lara, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gustavo von Kruger e Maria Alves de Faria. Sepultamento hoje, no Cemitério Tranqueira, saindo da Igreja Evangélica, na Vila Leonice.
Paulo Roberto Sá Gast, 66 anos. Profissão: engenheiro civil. Filiação: Harold Gast e Ninfa Sá Gast. Sepultamento ontem.
Pedro Batista de Lima, 67 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José Batista de Lima e Barbina Divina de Lima. Sepultamento ontem.
Raimunda de Fátima Amorim, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião de Amorim e Maria Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Roberto da Silva Portela, 63 anos. Profissão: gerente cobrança. Filiação: Sebastião Silveira Portela e Elsa da Silva Portela. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da Capela Vaticano - Jade.
Romeu Socha, 79 anos. Profissão: funcionário público estadual. Filiação: José Rocha e Isabel Socha. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Salvador Ribeiro da Silva, 69 anos. Profissão: motorista. Filiação: Arlindo Ribeiro da Silva e Rosina Honorato da Silva. Sepultamento sábado, 16 de maio, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo de local a ser designado.
Scott Hendrix Porto, 21 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Sérgio Márcio Porto e Débora Mendes de Moraes. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Nossa Senhora do Rosário, em Colombo.
Vera Correa, 65 anos. Profissão: balconista. Filiação: Miguel de Freitas Palhano e Lídia Palhano. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da Igreja Assembleia de Deus, em Pinhais.
Vera Maria de Azevedo, 74 anos. Profissão: costureira. Filiação: Bonifácio Wendrecoski e Carolina Fleiter. Sepultamento ontem.
Zenildo dos Santos, 38 anos. Profissão: empresário. Filiação: Antônio Antunes dos Santos e Nalia Padilha dos Santos. Sepultamento ontem.
Condolências
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Nova pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2026; assista ao Sem Rodeios
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026