Os primeiros traços gravados em uma folha de papel revelavam o talento de um garoto nascido em Bauru (SP) e que desde cedo, aprendeu a ter responsabilidades. Ao lado do irmão Raul, Rubinho ajudava no negócio da família, uma mercearia tocada pela mãe, Dona Nadir e pelo pai, seu Antônio, um português que havia se mudado para o Brasil com 19 anos.
Praticamente com a mesma idade, Rubens resolveu seguir o caminho apontado em seus desenhos e pinturas, e se mudou para o Paraná, cursando Arquitetura e Urbanismo. Em 1987, se formou pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e passou a trabalhar em escritórios de arquitetura. Quatro anos depois, o jovem profissional iniciou suas atividades na prefeitura de Campo Mourão, onde desenhou seu projeto de vida.
Na cidade que adotou como lar, Rubens constituiu família e foi responsável por projetos arquitetônicos que marcaram o município. De seus traços, nasceram parques e vias de acesso. De seus desenhos, ganharam forma concreta o Teatro Municipal e a revitalização das Praças São José e Getúlio Vargas.
Sentia prazer em colaborar, e também costumava dar orientações profissionais para amigos e entidades. "Ele cobrava coisas bem feitas e se sentia realizado quando as obras aconteciam", lembra a esposa Ricardina. No entanto, uma das maiores alegrias de Rubens não foi nenhum de seus trabalhos, mas sim, ter visto a filha Desiree seguir seu caminho e ingressar no curso de arquitetura.
Fã de MPB, tinha como hobbies a marcenaria e o futebol. Torcedor do Palmeiras e do Noroeste de Bauru, Rubens religiosamente frequentava o Clube dos 30, onde jogava truco e batia uma bolinha. De jeito introspectivo e às vezes, até um pouco desligado, era conhecido pelos amigos como Patolino.
Foi justamente enquanto participava de uma partida de futebol, que Rubens acabou sofrendo um infarto. As mãos que ajudaram a dar forma a Campo Mourão não desenham mais, mas o legado de um homem que amou a cidade continua presente na vida dos mourãoenses. Deixou a esposa e uma filha.
No dia 05 de maio, aos 50 anos, de infarto, em Campo Mourão
* * * * *
CURITIBA
Agostinho Bertoldi, 72 anos, pedreiro, filho de Antônio Bertoldi e Carolina Bertoldi. Sep. às 15 h, no cemitério municipal do Água Verde.
Aguimar Machado, 35 anos, vigilante, filho de Agnaldo de São Leão Machado e Ana Souza Machado. Sep. ontem.
Alexdeves Soares de Sousa, 33 anos, filho de Djalma Gomes Sousa e Leones Soares Lima Sousa. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico Sitio Cercado.
Angelino Bueno, 103 anos, funcionário público federal, filho de Januário Bueno e Quintina Bueno. Sep. ontem.
Anita do Nascimento Carneiro, 54 anos, do lar, filha de João Nascimento e Emilia Andrade do Nascimento. Sep. às 9 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Berti.
Bertha Puczynska, 86 anos, do lar, filha de José Jomposlky e Paulina Jomposlky. Sep. ontem.
Débora Guimarães de Faria, 40 anos, diarista, filha de Dulcidio Guimarães de Faria e Aparecida da Couto de Faria. Sep. ontem.
Domicilio Martins Barbosa, 79 anos, filho de Salustiano Martins Barbosa e Clarinda Martins dos Santos Barbosa. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Aposte, em Telêmaco Borba.
Elifas Pereira dos Santos, 52 anos, almoxarife, filho de Luiz Gonzaga dos Santos e Luzia Pereira dos Santos. Sep. ontem.
Elza Machado Sudan, 69 anos, do lar, filha de Otaviano Ayres Machado e Zoraide da Luz Machado. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela São Miguel CIC.
Euclides Alves Gaia, 69 anos, comerciante, filho de Aristides Alves Rodrigues e Adelina Alves Gaia. Sep. ontem.
Fernando Marchauek, 66 anos, mecânico, filho de Aleixo Marchauek e Verônica Chanewski Marchauek. Sep. ontem.
Floresnal Alves, 90 anos, comerciante, filho de Josepha Maria do Espirito Santo. Sep. ontem.
Heraldo Gonçalves, 65 anos, autônomo, filho de José Gonçalves e Lifoncina Maria de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.
Hida Dolores Diedrichs Araujo, 91 anos, do lar, filha de Alberto Diedrichs e Regina Diedrichs. Viúva de Adhmar Vieira de Araujo. Sep. ontem.
Ione Raphael, 63 anos, comerciante, filho de Jacynto Raphael e Marta Raphael. Sep. às 11 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.
João Carlos Suzano, 65 anos, engenheiro, filho de Oswaldo Suzano e Nilza Guedes Suzano. Sep. às 11 h, no Crematório Perpetuo Socorro, saindo da capela da Luz.
João Gustavo Martins Portes, 10 meses, filho de Denilson Alves Portes e Evelin Martins da Silva. Sep. ontem.
João Lourenço Lima, 89 anos, militar, filho de Antônio Lourenço Filho e Maria Izabel da Conceição. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo Portão.
José Biliky, 74 anos, pedreiro, filho de Estanislau Biliky e Maria Biliki. Sep. ontem.
José Machado das Neves, 85 anos, marceneiro, filho de Pedro Laurindo das Neves e Baldoina Machado dos Santos. Viúvo de Cecília Barbosa das Neves. Sep. ontem.
Luiz Carlos Antunes do Nascimento, 33 anos, pedreiro, filho de Dely Antunes do Nascimento. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Cantagalo.
Marcio Cristovo, 40 anos, metalúrgico, filho de Antônio Ladislau Cristovo e Juvina Cardoso Cristovo. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Mercedes de Morais Manosso, 91 anos, do lar, filha de Anália Pedroso de Moraes. Sep. ontem.
Nilo da Rocha Ferreira, 76 anos, empresário, filho de Francisco da Rocha Ferreira e Arinda da Rocha Ferreira. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Osmario Willms, 84 anos, vigilante, filho de Christiano Willms e Augusta Maria Willms. Viúvo de Irene Willms. Sep. ontem.
Patrícia de Oliveira Kovayasi, 35 anos, estudante, filha de João Ventura Filho e Maria José de Oliveira Ventura. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Teresa Scucato de Souza, 87 anos, do lar, filha de Domingos Scucato e Virginia Scucato. Sep. ontem.
Thiago Krajewski Keppen, 1 dia, filho de Rafael Furtado Keppen e Jacqueline Krajewski. Sep. ontem.
Valmor Panciera, 38 anos, metalúrgico, filho de José Panciera e Maria Luiza Panciera. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Cavaco.
LONDRINA
Aderval Armando, 54 anos. Sep. ontem em Sertanópolis.
Daniel Damiani, 86 anos. Sep. ontem em Londrina.
Elias Julião da Silva, 83 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.
Geraldo Gomes Ferreira, 77 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 3 do mesmo Londrina.
Gonçalina Barbosa da Silva, 82 anos. Sep. às 13 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do Cemitério Padre Anchieta Londrina.
João Lúcio Corrêa, 63 anos. Sep. ontem em Londrina.
José Jorge de Souza, 58 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Antônio Rodrigues Pinto, 174 Conjunto Maria Cecília Londrina.
Luís Carlos Parede, 54 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Bebedouro, SP, saindo da capela do mesmo.
Luzia da Conceição, 89 anos. Sep. ontem em Centenário do Sul.
Maria da Luz Mota, 56 anos. Sep. ontem em Londrina.
Maria de Sylvio Tanferri, 81 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério São Pedro, saindo da Rua Santa Terezinha, 126 Vila Santa Terezinha Londrina.
Maria Magdalena Modesto, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.
Maricecília Aparecida Zampieri, 56 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf Londrina.
Sylvio Rodrigues Alves, 85 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 2 da Acesf Londrina.
MARINGÁ
Ângelo Rezende, 85 anos. Sep. às 13 h, no cemitério municipal de Corumbataí do Sul, saindo da Rua Guarani, 114 Centro Corumbataí do Sul.
Antônia Maria Camilo, 83 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Itambé, saindo da capela 1 Centro Maringá.
Antônio Costa Machado Filho, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 Jardim Curitiba Campo Mourão.
Aparecida Colangeli Menezes, 82 anos. Sep. ontem em Boa Esperança.
Benta Gabriel Raposo. Sep. ontem em São José dos Pinhais.
Dorineu de Oliveira, 60 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Atalaia, saindo da capela do mesmo.
Maria Aparecida Martin Vitali, 73 anos. Sep. ontem em Maringá.
Maria das Dores Adão Maia, 71 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Jaçanã, 866 Centro Sarandi.
Mário Glinski, 78 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
Minervina dos Santos Guedes, 79 anos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Maringá/Alvorada. Av. Pedro taques, 3.397 Jardim Alvorada Maringá.
Noêmia Rangel Ferreira, 73 anos. Sep. ontem em São Carlos do Ivaí.
Polyana Stephany de Moura Franco, 16 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas Centro Mandaguari.
FOZ DO IGUAÇU
Allan Douglas Hedel da Silva, 16 anos. Sep. ontem em Nueva Esperanza Paraguai, PY.
José Junqueira Martins, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela Morumbi II Foz do Iguaçu.
Maria Del Carmen Iglesias Alvarez, 60 anos. Sep: em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal do Jardim São Paulo Foz do Iguaçu.
Marina Ju Hae Choi. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 2 do Cemitério São João Batista Foz do Iguaçu.
Pedro Paulo Spohr, 58 anos. Sep: em horário a ser designado, no cemitério municipal de Santa Terezinha de Itaipu, saindo da capela do mesmo.
Walmor Osório, 38 anos. Sep. ontemem Foz do Iguaçu.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Dois anos que exigirão uma longa reconstrução
Quem é Evelyn Matthei, candidata de direita que pode se tornar a nova presidente do Chile
Crime organizado: 23 milhões de pessoas estão em áreas dominadas por 72 facções e milícias