Há mais de 30 anos, o gaúcho Marcelino registrava nomes diferentes e esdrúxulos retirados nas listas de obituários dos jornais. Tinha inúmeras talvez centenas páginas. Entre seus guardados estão as folhas marcadas a caneta com os nomes que mais lhe chamavam a atenção durante a leitura diária dos jornais. Costumava dizer que, se para uns parecia mórbido, para ele era uma curiosidade. Queria até publicar um livro sobre o assunto.
De hábitos simples, Marcelino era um homem de histórias. Dos tempos da roça, da época do banco e, entre as mais recentes, as conversas com os passageiros do táxi que dirigia havia nove anos, desde que se aposentou. Neste período, viveu uma transição. Tirou uns dois anos para realmente se sentir "aposentado", mas não conseguiu ficar sem fazer nada. Quando o filho lhe propôs a atividade de taxista, encontrou uma forma de somar seus desejos: dirigir, ouvir música e dormir. Sem contar que poderia ler todos os seus jornais e se inteirar das notícias do seu time do coração, o Grêmio.
Conhecido pelo apelido de Gaúcho, Marcelino trocou a vida rural em Santa Rosa (RS) pela de comerciante em Toledo (Oeste paranaense). Na década de 70, o irmão mais velho resolveu abrir um bar no interior do Paraná e Marcelino nem pensou duas vezes em acompanhá-lo. Não ficou muito tempo atrás do balcão. O anúncio de um concurso para o Banestado o atraiu e ele acabou virando bancário. Em Toledo, conheceu Anita, também gaúcha, de Passo Fundo. A permanência no interior, no entanto, durou até conseguir a transferência para Curitiba. Por muitos anos, permaneceu na agência da Marechal Deodoro.
Entre as lembranças de Fábio estão as do período de férias. No verão, a turma toda ia para a Associação dos Funcionários do Banestado. E, no inverno, a alegria era voltar para os "pagos" para passar frio. Marcelino nunca esqueceu da sua terra. As viagens duravam dias, porque em cada cidade o pai tinha um parente para matar as saudades. "Eram 12 horas de música gauchesca", conta Fábio. O repertório musical do Gaúcho também era uma marca. Entre eles, uma centena de fitas cassete e discos de vinil de músicas gauchescas e sertanejo de raiz "caipira" mesmo, daquelas com direito a viola e canto de passarinho. Para a família, a doação de todos os órgãos de Marcelino serve como alegria de saber que a vida está perpetuada em outra pessoa. Deixa a viúva Anita, três filhos Fabio, Juliana e Gabriel e sua primeira netinha, Malu.
Dia 14 de setembro, aos 63 anos, de acidente vascular cerebral.
* * * * *
CURITIBA
Adolph David, 88 anos, filho de Paulina David. Sep. ontem.
Alexandre Ianovski, 73 anos, pedreiro, filho de Adolfo Ianovski e Catarina Ianovski. Sep. ontem.
Alice Pizapio Valvassori, 76 anos, do lar, filha de Alexandre Pizapio e Odavia de Souza Pizapio. Sep. ontem.
Aline Moreira, 18 anos, vendedora, filha de José Moreira e Leonilda Kurlapski Alves de Lima. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Mafra, SC.
Anderson de Oliveira Souza, 29 anos, pedreiro, filho de José de Souza e Aldenita Maria de Oliveira Souza. Sep. ontem.
Carmen Bina, 75 anos, taxista, filha de Abdo Eisch e Iracema Carlesso Eisch. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 2 do mesmo.
Cleytiane Matias do Prado, 15 anos, filho de João Mendes do Prado e Conceição Aparecida Matias. Sep. ontem.
Edna Tagawa Brandão, 50 anos, do lar, filha de Antônio de Alcântara Brandão e Tagawa Kimio Brandão. Sep. ontem.
Eduvirgens Borges Uaska, 78 anos, do lar, filha de Melquiades Felipe Borges e Sebastiana de Borba Borges. Sep. ontem.
Eladir Steffen Charnisky, 68 anos, do lar, filha de Henrique Steffen e Elisa Thimoteo Steffen. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Campo do Tenente.
Gilson Fernandes Vianna, 57 anos, autônomo, filho de José Vianna e Jurema Fernandes Vianna. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade I Portão.
Ilsa Ernesto dos Santos Silva, 74 anos, enfermeira, filha de Ivan Ernesto dos Santos e Hilda Cotelessi Santos. Sep. ontem.
Irene Puppi Busetti Mori, 98 anos, do lar, filha de José Puppi e Cecília Martini Puppi. Sep. às 10h30, no Cemitério parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Irineu Kleina, 84 anos, comerciante, filho de Eduardo Kleina e Cecília Kleina. Sep. ontem.
Izaira Alves de Souza, 44 anos, diarista, filha de Maurício Soares de Souza e Tereza Fernandes da Silva Souza. Sep. ontem em Carlópolis.
Janilda de Oliveira Silva, 75 anos, do lar, filha de João Batista Oliveira e Joana de Oliveira. Sep. ontem.
João Gonçalves da Silva, 70 anos, pintor, filho de Alvino Gomes da Silva e Maria Gomes da Silva. Sep. ás 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.
Josmar Pires Sespede, 33 anos, auxiliar de produção, filho de Altamiro Massaneiro e Arlete Massaneiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 3 Catarina Berti São José dos Pinhais.
Júlio Veiga Mendes Neto, 60 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Júlio Veiga Mendes Filho e Nely Constantino Mendes. Sep. ontem.
Júnior Fonseca, 31 anos, jardineiro, filho de Luiz Carlos Fonseca e Jamile dos Santos. Sep. às 16 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Nossa Senhora da Penha Colombo.
Juraci Satiro de Sousa, 51 anos, motorista, filho de Gerson de Sousa Balieiro e Marieta Satiro de Sousa. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela da Associação de Moradores Sítio Cercado.
Leoni Raimann Cardozo, 60 anos, do lar, filha de Adolfo Raimann e Benicia Raimann. Sep. às 11 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela da Santa Quitéria.
Luiz Alves, 65 anos, lavrador, filho de Francisco Alves Sobrinho e Maria Avelina de Jesus. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Florestópolis.
Luiz Rodrigues de Oliveira, 74 anos, vigilante, filho de Luiza Rodrigues da Silva. Sep. ontem.
Luzia Jussiani Ortega, 87 anos, costureira. Filha de Carlos Jussiani e Ângela Bonascin. Sep. ontem.
Luzia Maria Senger Rodrigues, 58 anos, professora, filha de Ambrozio Senger e Otília Senger. Sep. às 10 h, no Cemitério parque São Pedro, saindo da capela do Paroquial de Umbará.
Marcos Antônio Zvinokervicz, 45 anos, pedreiro, filho de Ricardo Zvinokervicz e Verônica Zvinokervicz. Sep. ontem.
Maria Roseli Pontes, 39 anos, diarista, filha de Wilson Pontes e Maria Sirlei da Silva Ponter. Sep. ontem.
Mariusa de Fátima Rodrigues Pereira, 43 anos, do lar, filha de Abílio Ribeiro Rodrigues e Isabel Ribeiro Rodrigues. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Rio Branco do Sul.
Milton Antônio Kodrica, 53 anos, marceneiro, filho de Milton Kodrica e Talcy Belluomini Kodrica. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Sorocaba, SP.
Nelci de Loudes Rosner, 79 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Alberto Rosner e Amélia Golineli Rosner. Sep. ontem.
Olevina Leal Góis, 82 anos, do lar, filha de Alexandre de Souza Leal e Francisca Soares. Viúva de Antônio de Paula Góis. Sep. ontem.
Renata Risardi Viana, 31 anos, assistente administrativo, filha de Eduardo Viana e Neime Risardi Viana. Sep. ontem.
Rogério Antônio Moussa Dayoub, 53 anos, militar, filho de Dayoub Moussa Dayoyb e Iria Jorge Sayoub. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo Portão.
Roque SantaAnna, 72 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Vitor SantaAnna e Eliza SantaAnna. Sep. ontem.
Roseli Barbosa Demario dos Santos, 63 anos, professora, filha de Durvalina de Oliveira. Sep. ontem.
Roza Bini Conke, 94 anos, do lar, filha de Antônio Bini e Ernesta Bini. Sep. ontem.
Ruy Carlos Marson, 66 anos, lavrador, filho de Mário Marson e Joana Valente Marson. Sep. ontem em Cidade Gaúcha.
Severo Bedin, 82 anos, filho de Humberto Bedin e Angélica Cavassim Bedin. Sep. ontem.
Sueka Erga Egashira, 80 anos, professora, filha de Kameichi Yokoyama e Sizuka Yokoyama. Viúva de Ituzi Egashira. Sep. ontem.
Tereza Hernaski Cisz, 70 anos, do lar, filha de Alexandre Hernaski e Verônica Dolata Hernaski. Sep. ontem.
Vanderlei Viriato Xavier, 38 anos, pintor, filho de José Cândido Xavier e Ana do Carmo Viriato. Sep. ontem.
Victorio Cogeraski, 82 anos, pedreiro, filho de João Cogeraski e Anna Cogeraski. Sep. ontem.
Yrom Tadeu Perry Keinert, 59 anos, administrador de empresas, filho de Aristoteles de Abreu Keinert e Zelly Perry Keinert. Sep. ontem.
LONDRINA
Antônio Rolandi, 70 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Londrina.
Durcelina Pereira de Carvalho, 52 anos. Sep. ontem em Londrina.
Enéias de Almeida Crisóstomo, 54 anos. Sep. ontem em Guaraci.
José Marcelino da Silva, 97 anos. Sep. ontem em Alvorada do Sul.
Lilia Soares Veloso, 88 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 2 do mesmo Londrina.
Lúcia Galio Roque, 99 anos. Sep. ontem em Londrina.
Malvina da Silva dos Anjos, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.
Maria Silva Rodrigues, 59 anos. Sep. ontem em Assai.
Marilda Aparecida de Lima, 35 anos. Sep. ontem em Londrina.
Rodrigo Ferreira, 20 anos. Sep. ontem em Cambé.
Santo Camilo, 87 anos. Sep. ontem em Londrina.
Zeny Maria de Souza Furtado, 66 anos. Sep. ontem em Londrina.
FOZ DO IGUAÇU
Elvira da Rocha Almeida, 86 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da Rua Salvador, 139 Jardim Ana Cristina Foz do Iguaçu.
Sidnei Aparecido Vicentini, 51 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Valdecir Pereira de Souza, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela da Igreja Assembléia de Deus Vila C Foz do Iguaçu.
Valéria Schreiber, 57 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
MARINGÁ
Geraldo Vettore, 68 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.
Joaquim Cardoso da Silva, 77 anos. Sep. às 14h30, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 Centro Arapongas.
José Barbosa, 76 anos. Sep. ontem em Maringá.
José Maria Oliveira Claro, 64 anos. Sep. ontem em Aquidaban.
Leonildo Rissato, 71 anos. Sep. ontem em Ourizona.
Luca Júnior Limose, 52 anos. Sep. no dia 5 de outubro, às 10 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas Centro Mandaguari.
Luiz Fascina, 96 anos. Sep. às 12h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 zona 2 Maringá.
Nelsina de Almeida Castro, 85 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque, saindo da capela 1 da Prever nobre. Rua João Furlan Vila Vardelina Maringá.
Nídia Ribeiro Rodrigues Netto, 73 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Paiçandu, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Luiz Barboza, 557 Jardim Paulista Paiçandu.
Reginaldo José dos Santos, 54 anos. Sep. às 12 h, no cemitério municipal de Astorga, saindo da Av. Presidente Epitácio Centro Astorga.
Ricardo Luiz Francisco da Silva, 30 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 zona 2 Maringá.
Vicente Chiquette, 75 anos. Sep. ontem em Maringá.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.
Deixe sua opinião