Em outubro de 1953, quando aportou em Santos (SP), vindo do Líbano, Hussein chegou com a esperança de novas oportunidades. O Brasil lhe pareceu um país estranho, no primeiro momento, pelas dificuldades com o idioma, a cultura e a diferença de clima. No entanto, ao longo das décadas a sua persistência e o acolhimento dos que o receberam fizeram a diferença. Dizia com orgulho que tinha nascido no Líbano, mas que seu coração era brasileiro.
Quando deixou a terra natal, localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, Hussein era jornalista. Curioso, observador e idealista, o jovem de 20 anos se adaptou aos novos tempos, trocou as letras pelos calçados. Na década de 50, abriu a Sapataria Relâmpago na Praça Carlos Gomes, esquina com a Rua Pedro Ivo. À pequena loja de serviços seguiu-se, em parceria com um irmão e um sócio, a primeira de muitas lojas de calçados. A Calçados Samir tornou-se a pedra fundamental para Hussein ser um conhecido empresário de Curitiba, dono da rede Omar Calçados e do Shopping Omar, entre outros empreendimentos.
Para o filho Ahmad Neto, o pai sempre valorizou a simplicidade. Quantas e quantas vezes Hussein ficou atrás do balcão e esmerou-se no atendimento aos clientes! "Sempre de pé, olhando tudo, ele não deixava ninguém sair insatisfeito de sua loja", conta Neto. Se precisasse buscar um lanche ou um café, Hussein também estava sempre a postos. As inúmeras visitas ao Mercado Municipal o levaram a ser conhecido pelos donos das bancas. Os produtos comprados acabavam invariavelmente sendo entregues por ele em cada uma das casas dos filhos. Andar pelo Centro da cidade, depois das visitas que ainda fazia às lojas administradas pelo filho, e parar para tomar um cafezinho também era outra de suas preferências. Gostava de um bom papo. Não tinha escritório exatamente para ficar próximo das pessoas.
No meio familiar, Hussein mantinha as tradições, conforme o irmão Ali. Em 1965, Hussein retornou à terra natal para desposar Inaân (conhecida como Nina), filha do dono do jornal em que trabalhou no Líbano. Desde então, os irmãos e suas famílias sempre moraram juntos porque Hussein prezava a união. Em 2009, seu empreendedorismo foi reconhecido com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. Entre suas atividades, também, estavam as de cônsul honorário do Líbano no Brasil e integrante da Sociedade Mulçumana do Paraná e do Clube Sírio Libanês. Deixa a viúva Nina, quatro filhos e nove netos.
Dia 1.º de agosto, aos 80 anos, de insuficiência cardíaca.
* * * * *
CURITIBA
Allan Fabio Coimbra da Silva, 37 anos, motoboy, filho de Romero Antônio Barbosa da Silva e Miriam Coimbra da Silva. Sep. às 10 h, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Batista Nacional Semear Portão.
Anna Simonatto Vieira, 93 anos, do lar, filha de João Simonatto e Catharina Simonatto. Sep. ontem.
Bellony Therezinha Pistore Rama, 74 anos, comerciante, filho de José Pistore e Dozolina Gobbetti Pistore. Sep. ontem.
Francisco Luiz Zilli, 55 anos, porteiro, filho de Vicente Zilli e Maria de Lourdes Zilli. Sep. às 9 h, no Paroquial de Campo Comprido, saindo da capela do mesmo.
Guilherme Guadagnin, 22 anos, motorista, filho de Luiz Francisco Gadagnin e Maria Fátima Gozzi. Sep. ontem.
Idalina de Freitas Mion, 67 anos, do lar, filha de Francisco Graciano de Freitas e Alexandrina de Freitas. Sep. ontem.
Irani Saraiva, 74 anos, do lar, filha de Gumercindo Saraiva e Cristina Saraiva. Sep. ontem.
Jacob Martens, 79 anos, empresário, filho de Jacob Martens e Margarete Martens. Sep. ontem.
Jamil Calil, 78 anos, empresário, filho de Emilio Kalil e Amalim Saad Kalil. Sep. ontem.
José Carlos da Silva, 59 anos, químico, filho de Carlos Augusto da Silva e Divina Honorata da Silva. Sep. ontem.
Kelly Regina Veiga, 33 anos, secretária, filha de Glauco Luiz Veiga e Sueli Terezinha de Souza Veiga. Sep. às 17 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela Vaticano Rubi.
Lúcio Dias de Souza, 54 anos, agrônomo, filho de Francisco Assis Dias e Maria Socorro Dias. Sep. dia 16 às 17h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Icó, CE.
Marcelo José Jess Mica, 37 anos, agricultor, filho de Pedro Mica e Vanda Jess Mica. Sep. ontem.
Maria Bernadete Santos, 60 anos, cozinheira, filha de Alcides Santos e Sebastiana Meira. Viúva de Elizeu do Vale. Sep. ontem.
Maria Margarida dos Santos Oliboni, 45 anos, contadora, filha de João Maria Oliboni e Mabile Teles dos Santos Oliboni. Sep. ontem.
Melita Betha Xavier Andrzejewski, 88 anos, funcionária pública federal, filha de Gustavo Seifert e Maria Jantke Seifert. Sep. ontem.
Miranda Gadotti, 83 anos, do lar, filha de João Gadotti e Ângela Gadotti. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Rio do Sul, SC.
Pedro Soek, 67 anos, vendedor interno, filho de Domingos Soek e Veronica Soek. Sep. ontem.
Reginaldo dos Santos Cabral, 36 anos, torneiro mecânico, filho de Osias dos Santos Cabral e Alaíde dos Santos Cabral. Sep. ontem.
Ricardo Martins de Barros, 57 anos, engenheiro civil, filho de Alfredo Pinto de Barros e Izabel Martins de Barros. Sep. ontem.
Willian Taucheck Sczip, 4 dias, filho de Jefferson Ricardo Cidral Sczip e Tatiane Taucheck Sczip. Sep. ontem.
Wilson Antônio Sichta, 77 anos, bancário, filho de Adolpho Sichta e Helena Sichta. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.
Yara Martins, 60 anos, do lar, filha de Genésio Martins e Cermira Martins. Viúva de Antônio Barbosa de Franca. Sep. ontem.
FOZ DO IGUAÇU
Evandre Rodrigues dos Santos, 21 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
LONDRINA
Alzira Constância de Oliveira, 64 anos. Sep. ontem em Londrina.
José Juliano Martins, 92 anos. Sep. ontem em Bela Vista.
José Roberto Levon, 55 anos. Sep. ontem em São Pedro do Ivaí.
Luzia Moliani Cianca, 75 anos. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.
Manoel Campinha, 73 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 3 do mesmo, em Londrina.
Maria Malaguido Palharini, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.
Nelson Lourenço da Silva, 67 anos. Sep. ontem em Santa Amélia.
Pedro Marcos Pinheiros, 72 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do mesmo, em Londrina.
Tamae Hamano Matsui, 82 anos. Sep. ontem em Ibiporã.
Vanderlina Pereira Rodrigues, 67 anos. Sep. ontem em Assaí.
MARINGÁ
Aparecido Orandir Guandalini, 66 anos. Sep. ontem em Maringá.
Kyoko Yaegashi, 81 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Iporã, saindo da capela do mesmo.
Maria Alves da Silva, 83 anos. Sep. ontem em Arapongas.
* * * * *As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Deixe sua opinião