O peruano Marcos Reinstein era mais que um sonhador, era um semeador de sonhos. Quando tinha 17 anos, fugiu de casa para lutar pela independência de Israel. Lá conheceu o cooperativismo dos kibutz, que influenciaria seu trabalho. Agrônomo com especialização em sociologia e economia, trabalhou na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em um projeto com camponeses de Tucumán (Argentina), onde conheceu Leonor. Foi convidado a trabalhar para o governo argentino em projetos de reforma agrária. Veio para o Brasil por acaso. Em 1970, enquanto os Reinstein visitavam uma tia em São Paulo, houve uma crise dentro da ditadura argentina e a casa da família foi invadida e destruída pelos militares. Sem poder voltar, Marcos ficou em São Paulo, tendo como único patrimônio uma câmera super-8. É o filho Israel quem conta: "Meu pai foi vender a câmera e conheceu na loja de penhor um Matarazzo, que lhe ofereceu um emprego na fazenda da família, em Santa Rosa de Viterbo. Depois, ele conseguiu um emprego em Curitiba". Marcos trabalhou para o governo do Paraná em projetos de reforma agrária. Por defender o cooperativismo e a união dos trabalhadores para melhorar a renda de produtores familiares, Marcos foi intimado diversas vezes a prestar esclarecimentos na Polícia Federal. Foi taxado de comunista. Marcos dava o que tinha a quem não tinha. Doou a biblioteca de seus filhos para abrir outra, em Ibema, município que ajudou a criar. Os filhos não gostaram de ver seus livros irem embora. "Meu pai não tinha vínculos com as coisas materiais. Foi capaz de usar seu FGTS para comprar uma casa para um amigo desempregado. No processo de assentamento dos desabrigados pela barragem da Itaipu, diversas vezes deu seu salário para famílias que não tinham o que comer", lembra Israel. Apoiou cada filho a buscar bolsas de estudo para prosseguirem seus estudos. Sonhava que o Brasil, terra que adotou, investisse mais nas pessoas e, assim, pudesse crescer. Quando se aposentou, passou a pintar. Parou quando o Parkinson limitou seus movimentos. Brincava com os netos, lia muito e fazia palavras cruzadas. Deixa viúva, quatro filhos e quatro netos.
Dia 07, aos 82 anos, de pneumonia.
* * * * *
CURITIBA
Álvaro Manoel da Rosa, 82 anos, jardineiro, filho de Antônio Basílio Manoel da Rosa e Hortência Baptista Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Anathayr Soares da Silva Meira, 88 anos, do lar, filha de Benedito Soares da Silva e Herminia Subtil da Silva. Sep. ontem.
Anderson Dourado Trindade, 23 anos, instalador, filho de José Carlos Elói Vieira Trindade e Elenise Pereira Dourado. Sep. ontem.
Antônio Gomes dos Santos, 78 anos, motorista, filho de Augusto Gomes dos Santos e Ida Linder dos Santos. Sep. ontem.
Celso Ribeiro de Moraes, 75 anos, motorista, filho de João Maria Ribeiro de Moraes e Alzira Ribeiro de Oliveira. Sep. ontem.
Cilas Andre, 47 anos, soldador, filho de Sebastião Andre Filho e Catarina Dagmar Andre. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais).
Darcy Caetano Costa, 74 anos, advogado, filho de José Caetano da Costa e Rosa Toledo Costa. Viúvo de Ilsa Guimara Costa. Sep. ontem.
Edyson Edy Basso, 65 anos, técnico em refrigeração, filho de Francisco Basso e Nice de Andrade Basso. Sep. ontem.
Ermínia Marconcin Petruy, 76 anos, do lar, filha de Silvino José Marconcin e Madalena Marconcin. Viúva de Irineu Petruy. Sep. ontem.
Gerenaldo de Oliveira, 60 anos, vendedor, filho de Leônidas de Oliveira e Maria Aparecida de Oliveira. Sep. ontem.
Gilmar Silveira, 54 anos, gerente, filho de Mario Ayrton Silveira e Izolina Silveira. Sep. ontem.
Isair Silva da Rocha, 58 anos, eletricista, filho de Patrício Florêncio da Rocha e Tereza Quintino da Silva Rocha. Sep. ontem.
Izaias Castro Nunes, 49 anos, autônomo, filho de Joanides Nunes de Oliveira e Laudelina Castro Nunes. Sep. ontem.
João Bonifacio de Farias, 70 anos, porteiro, filho de Pedro Bonifacio de Farias e Luciana Leal de Farias. Sep. ontem.
Jurema Martins Pinto Pedroso, 84 anos, do lar, filha de Nivaldo Caetano Pinto e Hercília Martins Pinto. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Kauanne Victória Pinheiro de Lima, 10 dias, filha de Anderson Pinheiro de Lima e Fabiana Ferreira de Lima. Sep. ontem.
Leandro José Miqueliza, 23 anos, auxiliar de processos, filho de Antônio Alceu Miqueliza e Terezinha do Rocio Rocha. Sep. ontem.
Maria da Luz Butkus, 71 anos, zeladora, filha de Avelino Benedito da Silva e Antônia de Oliveira Silva. Viúva de Carlos Jorge Butkus. Sep. ontem.
Mirtes Fernandes dos Santos, 74 anos, do lar, filha de Tertuliano Fernandes dos Santos e Maria Borges dos Santos. Sep. ontem.
Nilma Maria Silva de Freitas, 65 anos, do lar, filha de Osvaldo Paes da Silva e Joaquim Rosa da Silva. Viúva de Arcedino Antunes de Freitas. Sep. ontem.
Nilson Alves da Luz, 65 anos, zelador, filho de Manoel da Luz Costa e Leonilia Alves da Luz. Sep. ontem.
Pacifico Rodrigues Nogueira, 79 anos, agricultor, filho de Antônio Rodrigues Nogueira e Adolfina Rodrigues de Jesus. Sepultamento. ontem.
Paulo Roberto Bueno, 57 anos, vigilante, filho de Renir Bueno e Jolita Ines Hegler. Sep. ontem.
Paulo Roberto Hilcko, 57 anos, funcionário público municipal, filho de Estanislau Hilcko e Elmira Hilcko. Sep. ontem.
Roberto Cruz dos Santos, 45 anos, filho de Antônio Cruz dos Santos e Maria do Rosário de Paula. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá.
Valdeci de Araujo Mota, 44 anos, comerciante, filho de José de Araujo Mota e Maria Paulino Mota. Sep. ontem.
Vicente Paulo Dunaiski, 78 anos, agricultor, filho de José Dunaiski Filho e Matilde Maninski Dunaiski. Sep. ontem.
Zila Pereira dos Santos, 46 anos, do lar, filha de Diobaldo Ferreira dos Santos e Clemência dos Anjos Pereira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela da Igreja Presbiteriana do Jardim Alto da Cruz, em Colombo.
LONDRINA
Alessandro Cristian Pedro, 20 anos. Sep. ontem em Jataizinho.
Amélia Úrsula de Eiras, 96 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque das Oliveiras, saindo da capela 2 do mesmo, em Londrina.
Carlos Shum Hamada, 60 anos. Sep. ontem em Londrina.
Izailde dos Santos Sene, 72 anos. Sep. ontem em Londrina.
João Hipólito, 71 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da Rua Dos Comerciante, 532 Uni Vitoria I, em Londrina.
Maria Ernestina da Silva, 88 anos. Sep. ontem em Tamarana.
Maria Roberta Rodrigues Costa, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.
Naerso Bertola, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Sorocaba-SP, saindo da capela do mesmo.
MARINGÁ
Antônio Bernardo de Oliveira, 81 anos. Sep. ontem em Ibiporã.
José Clemente de Souza, 68 anos. Sep. ontem em Apucarana.
José Eudes Fernandes, 36 anos. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 da Prever de Paiçandu, Rua João Luiz Barboza, 557 Paulista.
Mario de Oliveira, 84 anos. Sep. ontem em Umuarama.
Onestina Rios Couto, 84 anos. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo de Campina da Lagoa.
Zilma Maria de Fátima, 54 anos. Sep. dia 18 às 17h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Mandaguari.
FOZ DO IGUAÇU
Américo Fortes, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela do Cemitério Municipal Parque Iguaçu, em Foz do Iguaçu.
Ivaldina dos Santos, 72 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas Novo, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal São João Batista, em Foz do Iguaçu.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast