Sirval Manfroi, gaúcho de Nova Brescia, distrito de Encantado, chegou ao território onde nasceria Realeza, no sudoeste do Paraná, no início da década de 60, na direção de um pequeno caminhão Studbaker, debaixo de muita chuva, abrindo picada a facão na mata de Ampere. A bordo, levava a esposa Lídia, que conhecera em Descanso, no oeste catarinense, os cinco primeiros filhos dos dez que o casal teria, e a carroceria repleta de mercadoria. Parte da carga fora destruída pela chuva, mas o restante serviu de estoque para a primeira casa comercial de Realeza. Ao lado, Sirval abriu também um pequeno posto de combustível e logo fundaria, no distrito de Vista Alegre, uma das tantas serrarias que formaram a base econômica da região. Era um pioneiro por natureza, que jamais se deixou abater pelas dificuldades. Descendente de imigrantes italianos, fizera parte de uma das muitas ondas migratórias de gaúchos para o sudoeste do Paraná, especialmente para Clevelândia, Francisco Beltrão e Pato Branco. Foi um dos nove primeiros vereadores que formaram a Câmara Municipal de Realeza (1963-1968) e o primeiro secretário de Obras do município, na condição de voluntário, sem receber nenhuma remuneração. Em Realeza nasceram os seus demais filhos, sendo que Rudy foi o primeiro registro civil de Realeza. Educou-os, formou-os e os espalhou pelo Brasil: Curitiba, Santo Antônio do Sudoeste, Florianópolis, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Tinha a têmpera dos grandes desbravadores e alegria de viver. Em 1982 instalou-se definitivamente em Curitiba, de onde monitorava o clã. Driblou e venceu várias enfermidades, com coragem e otimismo. Até que perdeu a filha Alice, em junho, e sentiu o golpe. Na manhã de 8 de julho, levantou cedo, como de costume, desceu à portaria do prédio onde residia, na Praça Rui Barbosa, conversou com o porteiro, saiu à rua para uma palavrinha com os "amigos" motoristas de táxi, guardadores de estacionamento e transeuntes. Voltou para casa e, logo depois do almoço e de um cálice de licor de catuaba, foi atingido por um AVC. Foi enterrado na "sua" Realeza, que tanto amava, conforme desejo expresso. Deixa a esposa Lídia, nove filhos, 23 netos e dez bisnetos.
Dia 8 de julho, em Curitiba, de acidente vascular cerebral, aos 82 anos.
* * * * *
CURITIBA
Maria Biscaia Pelloze, 102 anos, do lar, filha de Manoel Biscaia dos Santos e Amélia Ribeiro Baptista. Sep. às 11 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.
Almedorina Silveira Pires, 99 anos, costureira, filha de Nestor Pires Ferraz e Cicília Silveira Pires. Sep. ontem.
Ana Maria Delfrate Bozzi, 41 anos, cozinheira, filha de Ozires Delfrate e Juracy Bastos Delfrate. Sep. ontem.
Antônio Adir Pires, 56 anos, autônomo, filho de Dolarícia Pires. Sep. ontem.
Antônio Carlos da Fonseca, 61 anos, economista, filho de Antônio Castro da Fonseca e Odália Campos da Fonseca. Sep. ontem.
Cideval Barbiot, 48 anos, motorista, filho de Sílvio de Jesus Barbiot e Juracia Maria Briatori Barbiot. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Adrianópolis.
Dalcy de Faria, 67 anos, porteira, filha de Sebastião José de Farias e Maria José Nóbrega. Sep. ontem.
Dorcilina Luiza de Oliveira Henrique, 83 anos, do lar, filha de Abílio Marcelino de Oliveira e Luiza Rosa de Oliveira. Sep. ontem.
Emília Maria da Conceição Silva, 80 anos, do lar, filha de João Lúcio da Silva e Alexandrina Maria da Conceição. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Paroquial Colônia Orleans.
Eugênio Biniara, 66 anos, filho de André Biniara e Marta Biniara. Sep. às 11 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela da Luz.
Euzébio Rudolf, 81 anos, frentista, filho de Alexandre Rudolf e Maria Rudolf. Sep. ontem.
Fridolino Cruz, 71 anos, filho de Antônio da Cruz e Maria Miranda. Sep. ontem.
Hilda Marquatte Dias, 82 anos, comerciante, filha de Fernando Marquette e Henriqueta Luiz Dias. Sep. ontem.
Joana Augusta Coelho, 88 anos, do lar, filha de Joaquim Augusto Coelho e Josefa Luiz Coutinho. Sep. ontem.
João de Souza Palma, 73 anos, mecânico, filho de Antônio de Souza Palma e Edwiges das Neves. Sep. ontem.
José Biernaski, 65 anos, comerciante, filho de Pedro Biernaski e Vitória Bora Biernaski. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Josepha Tlumacki Senkiu, 79 anos, do lar, filha de Miguel Tlumacki e Estefânia Tlumacki. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Santa Cândida.
Leonardo Pedroso, 79 anos, porteiro, filho de Sebastião Pedroso e Maria das Dores Chagas. Sep. ontem.
Lourival Benedito Mayer, 75 anos, policial militar, filho de Maria Antônia Moreira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Católica de São Benedito, Antonina.
Luiz Raul Custódio, 68 anos, filho de Raul Gonzaga Custódio e Leonor de Macedo Custódio. Sep. às 9h30, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Maria Oraide de Andrade, 80 anos, funcionária pública estadual, filha de Ana Cardoso de Melo. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela do Cemitério Vertical.
Maria Preciosa de Lima Passos, 68 anos, funcionária pública municipal, filha de Manoel Ferreira de Lima e Aurora Ferreira Fonseca. Sep. ontem.
Marli Tereza Rodrigues da Silveira, 65 anos, do lar, filha de Aníbal Rodrigues e Emília Rodrigues. Sep. às 11 h, no Cemitério Central de Araucária.
Martinho Campos Neto, 83 anos, bancário, filho de Cyrillo Lyrio de Campos e Olydia Campos. Sep. ontem.
Miguel da Silva Lustoza, 42 anos, auxiliar de produção, filho de Bento Araújo Lustoza e Maria Pereira da Silva Lustoza. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Memorial Graciosa (Quatro Barras).
Noemi Prazl, 59 anos, do lar, filha de Edmundo Dessuy e Elina Dessuy. Sep. ontem.
Pasquina Lucas de Mello, 35 anos, atendente, filho de Ernesto Lucas de Mello e Neli Rosa de Mello. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Alto Bela Vista, SC.
Pedro Carlos dos Santos, 36 anos, motorista, filho de Agripino Carneiro dos Santos e Iracema Almeida dos Santos. Sep. ontem.
Raimundo Sales da Silva, 48 anos, autônomo, filho de Antônio Aniceto Silva e Ercília Mota da Silva. Sep. ontem.
Reinoldo Pinheiro da Silva, 52 anos, motorista, filho de Domingos Pinheiro da Silva e Otacília Machado da Silva. Sep. às 9 h, cemitério municipal do Boqueirão.
Romeu de Almeida Alves, 71 anos, autônomo, filho de Luiz Alves Ribeiro e Davina Maria Franco. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Vertical.
Salete Lúcia Perin, 57 anos, cabeleireira, filha de João Maria Perin e Maria Natália Valmorbida Perin. Sep. às 17h30, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Bairro Novo.
Santina Gabriel Volpato, 79 anos, do lar, filha de Luiz Gabriel e Maria Bussolaro. Sep. ontem.
Tânia Mara Sema da Silva, 54 anos, do lar, filha de Alfredo Sema e Oneída Sema. Sep. às 14 h, no Paroquial de Umbará.
Vicente Afonso Fernandes, 59 anos, servente, filho de José Soares dos Santos e Ana Afonso Fernandes. Sep. ontem.
Volnei Kopruchinski da Rosa, 30 anos, motorista, filho de Waldemar Ulisses Aguiar da Rosa e Nair Kopruchinski da Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.
MARINGÁ
Adão Avanci, 72 anos. Sep. ontem em Terra Rica.
Bertolino Luís Moreira, 91 anos. Sep. ontem em Paiçandu.
Caroline Zanardo Gomes dos Santos, 32 anos. Sep. no dia 4 de agosto, em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ribeirão Preto.
Cleide Guimarães, 83 anos. Sep. às 17h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 3 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2 Maringá.
Elizabeth Szczypkowski, 57 anos. Sep. ontem em Maringá.
Francisco Vitalino, 83 anos. Sep. às 17 h, no Cemitério Cristo Rei, saindo da capela 3 da Aserfa. Rua Osório Ribas de Paula, s/n Centro Apucarana.
Janice Aparecida Teixeira, 59 anos. Sep. ontem em Ivaiporã.
João Michenko, 82 anos. Sep. às 17 h, no Cemitério Cristo Rei Luiziana.
Leonardo Tunin, 64 anos. Sep. ontem em Maringá.
Maria Aparecida Domingos Lopes, 67 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 Centro Arapongas.
Maria Helena Martins Fonseca, 64 anos. Sep. ontem em Itambé.
Miguel Timóteo das Neves, 63 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 Jardim Curitiba Campo Mourão.
Nair Lourdes de Freitas Martins, 74 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2 Maringá.
Neusa Rocha Martins, 56 anos. Sep. ontem em Ivaiporã.
Sebastião Marques de Oliveira, 67 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Cianorte, saindo da Rua Porfírio Pizzini, 201 Vila Sete Cianorte.
Wilson Moreschi, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela da Prever Salão Nobre. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2 Maringá.
FOZ DO IGUAÇU
Dionísio Pereira Campos, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela 2 do Cemitério São João Batista Foz do Iguaçu.
Geraldo Borba Rocha, 58 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu Foz do Iguaçu.
José Wernke, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de São Miguel do Iguaçu, saindo da capela do mesmo.
Maria Idolvina Padilha Gonzalves, 70 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu Foz do Iguaçu.
Nilton da Silva, 51 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Foz do Iguaçu, saindo da Rua Cláudio Gonçalves Gavilan, 202 Cidade Nova Foz do Iguaçu.
Olívio Faveri, 77 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Santa Terezinha de Itaipu, saindo da capela do mesmo.
Raimundo Cardoso, 50 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Wony Poettcher Scherer, 77 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da Rua Ernesto Keler, 711 Jardim Elisa II Foz do Iguaçu.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313