• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Semana passada, Francisco Garcia da Luz, 94 anos, chamou a mulher, Rosa, 87 anos, e lhe contou um segredo: "Os anjos estão me chamando". Em se tratando dele, não era informação que se desprezasse. Morreu duas horas depois, em companhia dos seus, na casa onde viveu 50 anos. Deixou saudades e uma certeza: homem de virtude, ele se preparou a vida inteira para esse dia.

Ex-agricultor em Itaiacoca, Campos Gerais, e ex-vendedor de mudas e sementes, seu Garcia ficou mais conhecido por outra de suas qualidades profissionais, a de "rezador". O ofício não é reconhecido pelo Ministério do Trabalho, mas o é pelos moradores dos bairros Guaíra e Lindoia, que viam no vizinho o caminho mais curto entre o Céu e a Terra. Não negava pedidos. Não pedia nada em troca.

Quando o procuravam, já nem batiam palmas – iam logo entrando varanda adentro, lamentos na ponta da língua. Não havia cerimônia para frequentar a modesta moradia de madeira da Rua Galileu Galilei, 25 – exceto uma pequena liturgia: um sininho de prata preso ao portão de ferro se encarregava de avisar a chegada de gente em busca de preces. Ao ouvir o que lhe contavam, o "rezador" e dona Rosa preparavam caneta e papel e anotavam a encomenda, que seria azeitada de Pais-Nossos e Ave-Marias. "Há vários desses lembretes ainda espalhados pela sala", diz a filha Leonilda, 47 anos.

Não raro, em vez de um penitente em apuros vinham dois – marido e mulher. Garcia tinha fama de conciliador, um para-raio contra divórcios. Rosa bem lembra. "Ele não aconselhava nada de extraordinário. Pedia que se perdoassem e que se quisessem bem."

E de querer bem ele entendia. Casal sem filhos, os Garcia adotaram duas crianças. Mas perderam a conta de quantos órfãos ampararam, quantos ex-detentos acolheram, ajudando-os nos primeiros tempos de liberdade. Quando não podia mais se dar a gestos de bravura, dedicou-se aos pequenos, como a reza pelos outros, a doação de alimentos para os pobres, a distribuição mensal da Palavra de Vida, da mística italiana Chiara Lubich, e a oferta graciosa de pirulitos para a petizada que porventura passasse na frente de onde morava.

A casa-capela de seu Francisco Garcia da Luz foi doada ao movimento católico Focolares, do qual o proprietário participava desde 1969. A família ainda não sabe o que será feito do local que por décadas abrigou tantas orações e bondades. Deixa a viúva Rosa, os filhos Leonilda e Pedro e quatro netos.

Dia 7, aos 94 anos, de complicações respiratórias.

* Leia crônica sobre seu Garcia publicada na Gazeta do Povo em 2009. 953582

* * * * *

CURITIBA

Alexandre Elias Nacif, 77 anos, administrador, filho de Elias Alexandre e Leonor Miguel Jorge. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela da Câmara Municipal de Mandaguari.

Allan Stradiotto, 80 anos, advogado, filho de João Stradiotto e Verginia Guaita Stradiotto. Sep. ontem.

Augusto Roberto de Lima de Siqueira, 15 anos, estudante, filho de Marcos Roberto de Siqueira e Rosangela de Lima Gonçalves. Sep. ontem.

Bianka Ewert, 34 anos, do lar, filha de Ronald Ewert e Rosemari Miranda Ewert. Sep. ontem.

Carlos Alberto da Cunha, 54 anos, auxiliar de produção, filho de Valdemar Marques da Cunha e Maria de Oliveira. Sep. ontem.

Celso da Silva, 70 anos, mestre de obras, filho de Francisco da Silva e Antonia da Silva. Sep. ontem.

Diva Andretta, 86 anos, do lar, filha de Francisco Souza de Assis e Anna Souza de Assis. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Glacy Correa Wendling, 89 anos, do lar, filha de Antônio Sotter Correa e Zulmira Cordeiro Correa. Sep. ontem.

Helena de Almeida, 77 anos, do lar, filha de Miguel Derlica e Anastácia Derlica. Sep. ontem.

Jorge Robinson, 69 anos, operador de máquinas, filho de Valdemar Robinson e Izaira Ribas Robrnson. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Almirante Tamandaré.

José Rodakoski, 69 anos, motorista, filho de Januário Rodakoski e Rosa Rodakoski. Sep. ontem.

Júlia Belloti, 73 anos, doméstica, filho de Nicola Belloti e Joana Fileti Brasileira. Sep. ontem.

Kátia Aparecida da Silva, 22 anos, operadora, filha de Benicio Alves da Silva e Maria Santa da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Bom Pastor, em Pinhais.

Kayo dos Santos, 3 anos, filho de Heverton dos Santos e Aline Marciano. Sep. ontem.

Lourdes Carmo da Silva, 51 anos, funcionária pública municipal, filha de José Carmo da Silva e Magdalena Carmo da Silva. Sep. ontem.

Lucy Machiaveli Nascimento, 81 anos, do lar, filha de Alcides Machiaveli e Nailda Ferruci Machiaveli. Sep. ontem.

Lydia Lemes Ferreira, 82 anos, do lar, filha de Gregório Quintino Ferreira e Emilia Lemes Ferreira. Sep. ontem.

Manoel Ferreira Pinto, 58 anos, comerciante, filho de Fermino Ferreira Pinto e Luiza Gonçalves de Moura. Sep. ontem.

Marcel Antoine Adolphe Milcent, 84 anos, vendedor, filho de Fernand Jean Honore Milcent e Laura Milcent. Sep. às 10 h, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana, saindo da capela Vaticano – Rubi.

Maria do Nascimento, 76 anos, apontador, filho de Antônio Bronoski e Maria Antonia dos Santos Bronski. Sep. ontem.

Maria Mercês de Souza Amorim, 67 anos, do lar, filha de Pedro Camilo de Souza e Maria Belarmina Santana. Sep. às 10 h, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande

Maria Regina Furtado Calderari, 74 anos, do lar, filha de João Moises Furtado e Clementina Calderari Furtado. Sep. ontem.

Maura Dias Sampaio Correia, 89 anos, do lar, filha de Marcilio Dias Sampaio e Juvência Rodrigues. Sep. ontem.

Narcizo Alves dos Santos, 73 anos, motorista, filho de Joaquim Leina dos Santos e Durcilia Alves da Rocha. Sep. ontem.

Nivaldo Rezende Mazziotti, 69 anos, economista, filho de Rosalino Mazziotti e Ruth Rezende Mazziotti. Sep. ontem.

Onede de Jesus Ribeiro, 69 anos, do lar, filha de Vivaldo Alves e Ana Luiza Alves. Sep. ontem.

Pedro Alceu Barbosa, 73 anos, metalúrgico, filho de Alfredo Alves Barbosa e Querubina Maria Barbosa. Sep. ontem.

Roza Velloso, 79 anos, do lar, filha de Maria Laska. Sep. ontem.

Therezinha do Nascimento, 83 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Geralda dos Prazeres e Geralda dos Prazeres. Sep. ontem.

Yuri Castanho de Oliveira, 6 anos, filho de Gilmar Castanho de Oliveira e Edite Alves Ribeiro de Oliveira. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo de Telêmaco Borba.

FOZ DO IGUAÇU

Celiro Rodrigues de Souza, 73 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Três Lagoas – Novo, em Foz do Iguaçu.

LONDRINA

Alzira Almeida Fabiano, 59 anos. Sep. ontem em Londrina.

Analina Teixeira Nogueira, 85 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Aparecida Bagarolli da Cunha, 86 anos. Sep. ontem em Lupionópolis.

Áureo Roberto da Silva, 51 anos. Sep. ontem em Londrina.

João Contijo, 86 anos. Sep. ontem em Abatia.

Juraci Fernandes da Silva, 70 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio.

Keiza Regina de Oliveira Ciconato, 26 anos. Sep. ontem em Londrina.

Roberio Nunes de Menezes, 62 anos. Sep. ontem em Lupionópolis.

Waldir Galão, 82 anos. Sep. ontem em Londrina.

Yasmin Gomes. Sep. ontem em Joaquim Tavora.

MARINGÁ

Áurea Maria dos Santos Soares, 91 anos. Sep. ontem em Guairacá.

João Simões, 78 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da capela 1 do mesmo.

José Júlio Vieira, 92 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Quinta do Sol, saindo da Av. Centauro, 1.027 – Centro, em Maria do Nascimento, 97 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Sarandi, saindo da capela da Prever de Saraindi, Rua Jacana , 866 – Centro. Quinta do Sol.Tereza Barbosa dos Santos , 66 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]