O londrinense Edson Luiz Bordinassi tinha apenas 7 anos quando ganhou o apelido que o marcaria pelo resto da vida: barata. O nome que colegas de escola usavam para chamá-lo estava ligado ao apetite que o então menino tinha por doces. O garoto, recorda a mãe, dona Elza, se lambuzava de açúcar. A alcunha resistiu ao passar dos tempo e fez com que, na vida adulta, ele passasse a ser conhecido por "professor Barata".
Antes de se render à sala de aula, Edson se formou em Biomédicas, Farmácia e Bioquímica na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na década de 1980, ele e a esposa, Vera, chegaram a abrir um laboratório de análises clínicas em Sorriso (MT), mas não se adaptaram à vida no Centro-Oeste. Depois de três anos de batalhas, o casal voltou, e tocou pelas duas décadas seguintes uma farmácia em Londrina. Em 2007, contudo, Barata, já cansado da rotina comercial, decidiu retomar uma antiga atividade: dar aulas de Biologia.
"Ele tinha sacos de cartas, presentes de alunos. Era muito querido por eles", relata a esposa. Professor Barata lecionou nos principais cursos pré-vestibulares da cidade e também ensinava disciplinas específicas para turmas particulares. Os filhos lembram que ele fazia questão de tratar seus alunos como se fosse um "paizão". Primava por um quadro negro bem organizado, não gostava de usar microfones e costumava exigir dos pupilos além do previsto pelo conteúdo programático. As brincadeiras em sala de aula e a dedicação ao ofício lhe rendiam, por diversas vezes, manifestações de gratidão de pais e estudantes. "Ele não tinha pressa, estava sempre disponível para os alunos. Quando passavam no vestibular, os pais ligavam em casa para agradecer", emenda Vera.
Mas a educação não era a única paixão de Barata. O professor admirava motocicletas e não dispensava um bom passeio sobre duas rodas. Animado, ele gostava ainda de se reunir com a família e fazer a vez na cozinha, servir um bom arroz carreteiro ou um bife a rolê. Perfeccionista nato, Barata sabia ser atencioso com os mais próximos. Bastava a família dizer que precisava de algo para ele providenciar e surpreender a todos. Ao seu modo, procurava manter a casa em ordem, sob sua proteção. Deixa a esposa Vera e os filhos Cézar e Ana Flávia.
Dia 6 de outubro, aos 56 anos, em decorrência de um acidente de moto.
* * * * * *
CURITIBA
Amauri de Jesus Martins, 66 anos, autônomo, filho de Leofredo Martins e Erica Schellin Martins. Sep. ontem.
Antônio Carlos Vieira, 66 anos, auxiliar de logística, filha de Gaspar Antônio Vieira e Antônia Vieira. Sep. ontem.
Arlindo Tissi, 41 anos, porteiro, filho de Osvaldo Tissi e Suely Terezinha Tissi. Sep. ontem.
Arnaldo Epifanio Pelanda, 78 anos, motorista, filho de Domingos Pelanda e Maria Pelanda. Sep. às 9 h, no Paroquial de Umbará.
Carlos Pauluk, 55 anos, atendente, filho de José Pauluk e Ondina Ferreira Pauluk. Sep. às 10h30, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela 1 do cemitério municipal do Água Verde.
Carlos Yoshinori Iwamoto, 58 anos, engenheiro eletricista, filho de Sumi Iwamoto e Sumik Iwamoto. Sep. às 10h30, no Crematório Vaticano, saindo da capela Natalina Berti, em São José dos Pinhais.
Clemente Crevoculski, 63 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Miguel Crevoculski e Maria Crevoculski. Viúvo de Maria Aparecida Crevoculski. Sep. às 13 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Berti São José dos Pinhais.
Dalila Lúcia Fabre Marconcin, 87 anos, do lar, filha de Pedro Fabre e Olga Fabre. Viúva de Guilherme Marconcin. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.
Derci dos Santos, 70 anos, zeladora, filha de José Rodrigues dos Santos e Idalina Alves dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Adventista 7º Dia Cajuru.
Euclides Francisco Lisboa, 96 anos, carpinteiro, filho de Vitoriano Francisco Lisboa e Virginia Feppa Lisboa. Sep. ontem.
Fabiano Correia, 32 anos, encanador, filho de Noir Correia e Marileia Gonçalves Correia. Sep. ontem.
Felix José Rodríguez Perez, 71 anos, mecânico, filho de Emilio Rodríguez e Leoncia Perez. Sep. ontem.
Frederico da Conceição Félix, 85 anos, funcionário público municipal, filho de Manoel Felix e Rosa Maria da Conceição Felix. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela do mesmo.
Gudrun Nisio, 70 anos, dentista, filho de Arthur José Nisio e Katharina Nisio. Sep. ontem.
Joanin Gavelack, 86 anos, funcionário público estadual, filho de Antônio Gavelack e Maria Gavelack. Viúvo de Olga Masuninga Gavelack. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial São Marcos, saindo da capela Vaticano.
João de Carvalho, 69 anos, pedreiro, filho de Sebastião Lourenço de Carvalho e Maria da Conceição. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela da Luz.
João Miguel Silvério, 72 anos, carpinteiro, filho de Joaquim Elias Silvério e Luiza Pinto Silvério. Sep. ontem.
João Serino, 94 anos, Vendedor, filho de Francisco Cirino e Júlia Cirino. Viúvo de Mafalda Maxminiano Serino. Sep. ontem.
Joelson da Silva Pinto, 28 anos, autônomo, filho de Vitor da Silva Pinto e Maria Juraci Gomes. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela da Igreja de Deus Xaxim.
José Maria Tavares, 57 anos, pintor, filho de Joaquim Alves Tavares e Maria de Lourdes Tavares. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado.
Karlos Heinz Rischbieter, 85 anos, engenheiro civil, filho de Luiz Rischbieter e Helga Ebert. Sep. às 15 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano Esmeralda.
Luizinho Higenstieler, 69 anos, garçom, filho de Helmuth Higenstieler e Ormisinda Nogueira. Sep. ontem.
Maicon Jorge da Rocha Pinto, 17 anos, estudante, filho de Jorge Pinto e Margarida da Rocha Pinto. Sep. ontem.
Malgarida Lender Müller, 88 anos, funcionária pública estadual, filha de Henrique Lender e Helena Lender. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.
Marciana Alves de Jesus, 71 anos, do lar, filha de Minelvino Pereira da Costa e Cantila Alves de Jesus. Sep. ontem.
Marcio Pedro Mariano, 32 anos, pedreiro, filho de Dorival Pedro Mariano e Lenira Aparecida Mariano. Sep. ontem.
Maria Nercy Pereira, 73 anos, do lar, filha de Manoel Ferreira e Jesulina Maria Cabral. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela Parque São Pedro
Miralva Lúcia da Silva, 42 anos, do lar, filha de Sebastião Claudio da Silva e Edenir de Lima. Sep. às 9h30, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela da Paz.
Nelson Ferreira, 65 anos, carpinteiro, filho de José Américo Ferreira e Maria Gabriela. Viúvo de Luzia Moreira Ferreira. Sep. ontem.
Nilo Moretto, 70 anos, funcionário público estadual, filho de José Moretto e Joana C. F. Moretto. Sep. no dia 19 de outubro, às 11 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da Rua Odair Gomes da Rocha, s/n Campo do Santana.
Orestina Mota Garcia, 86 anos, do lar, filha de Sebastião Rodrigues Mota e Guilhermina Antônia Garcia. Viúva de Celso Ribeiro de Oliveira. Sep. ontem.
Otília Messias da Silva, 91 anos, do lar, filha de Mário Miguel Carlos e Maria Cassiana da Silva. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.
Pedro da Rosa, 66 anos, lavrador, filho de Ozório Francisco da Rosa e Rosalina Maria dos Anjos. Sep. ontem.
Riolando Américo de Oliveira, 68 anos, militar, filho de João Américo de Oliveira e Maria Bento de Oliveira. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Guaíra, SP.
Roberto Nejm, 61 anos, comerciante, filho de Seme Nejm e Maria da Luz Nejm. Sep. ontem.
Willian Roberto dos Santos, 20 anos, manobrista, filho de José Roberto dos Santos e Marli Conceicao de Souza dos Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do cemitério municipal da Fazenda Rio Grande.
LONDRINA
Amilcar Ramalho Matta, 87 anos. Sep. ontem em Uraí.
Carmelina dos Santos, 77 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério João XXIII, saindo da capela do Parque Jamaica Londrina.
Dalva Rosa Tolentino Bezerra, 48 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela do Jardim Santa Rita Londrina.
Domingos Afonso, 94 anos. Sep. ontem em Assai.
José Elias Silva Nogueira, 76 anos. Sep. ontem em Cafeara.
José Taiti Kaseda, 68 anos. Sep. ontem em Londrina.
Marlene Alves, 57 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela da Igreja Evangélica Chama de Fogo. Rua Guilherme Negro, 130 Jardim Kobayashi Londrina.
Neuza Bernardes de Souza Martos de Rezende, 29 anos. Sep. ontem em Londrina.
FOZ DO IGUAÇU
Jeferson Ricaldi, 20 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
MARINGÁ
Alice Ciríaco Gonçalves, 86 anos. Sep. ontem em Apucarana.
Ana Lívia Oliveira da Costa. Sep. ontem em Floraí.
Antônio Alexandre da Silva, 86 anos. Sep. ontem em Mandaguari.
Benedita de Oliveira Moreira, 79 anos. Sep. ontem em Cianorte.
Benedito Alfredo Pereira, 90 anos. Sep. ontem em Paiçandu.
Edson Artero, 54 anos. Sep. ontem em Diamante do Norte.
Euclides Francisco Lisboa, 96 anos. Sep. ontem em Campo Largo.
Felisberto Vítor Alves, 87 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever de Sarandi. Rua Jaçanã, 866 Centro Sarandi.
Leonel Amorim, 74 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 2 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 zona 2 Maringá.
Maria Theresinha Sanches, 83 anos. Sep. às 9h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 4 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 zona 2 Maringá.
Nestor de Oliveira, 58 anos. Sep. ontem em Paranavaí.
Romalino Petrônio Cardoso, 51 anos. Sep. ontem em Quatro Barras.
Rui Mendes, 79 anos. Sep. ontem em Maringá.
* * * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.