• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

Ao chegar a Cascavel, pelos idos de 1950, a convite de amigos paranaenses para uma visita em férias, Ferdinando visualizou o futuro. Pequeno distrito pertencente a Foz do Iguaçu, Cascavel tinha pouco mais de 30 casas, entre a escola, o clube e pequenos comércios. Mas Ferdinando percebeu o potencial do lugar, e no que viria a se transformar. "Vislumbrou a possibilidade de desenvolvimento da cidade devido à sua característica de empreendedor", lembra a neta Suzana.

A visita que o fez aceitar a parceria de negócios transformou-se na construção da serraria Lorenzoni, Maschio & Cia Ltda. Foi só o começo. Entremeando a sua visão de futuro na área comercial com o viés político surgido na época em que morou no Rio Grande do Sul, quando foi vice-prefeito em Sarandi, Ferdinando foi longe. Na década de 60, elegeu-se vereador pela União Democrática Nacional (UDN) e ajudou a fundar a Associação Comercial de Cascavel (atual Acic), assim como a Associação Atlética Comercial e Autódromo de Cascavel, entre outros empreendimentos comerciais.

Era um homem popular: a casa da Rua Paraná sempre tinha alguém batendo à porta. Pedidos de madeira para construções e indicações de emprego eram atendidos. E não se tratava apenas de material para ajudar a construir escolas, conta a neta; Ferdinando mantinha nos fundos de casa uma horta que servia para presentear com frutas e verduras a família, os amigos e quem mais precisasse. "O importante era distribuir."

E, quando não eram bens, eram sorrisos para garantir o bom humor peculiar. Ao afastar-se da política, em 1979 – após ter dado tudo o que podia para a gestão pública, dizia –, foi morar na fazenda em Diamantino (MT) com Alda. Durante as visitas da família, fazia o que mais gostava. Vestia-se de personagens como índios e fazia teatro para divertir filhas e netos. Tirava gargalhadas. Lembrava do período da adolescência, quando tinha feito teatro. Só retornou a Cascavel em 1994. Nos últimos anos, descobriu que tinha Mal de Alzheimer e redescobriu o passado. Como filho de italianos, voltou a cantar as velhas canções; e, por ter sido seminarista, as orações viraram rotina. "Cantava e rezava, enquanto sorria." Deixa sete filhas, 19 netos e 13 bisnetos.

Dia 16, aos 96 anos, em decorrência do Mal de Alzheimer.

* * * * *

CURITIBA

Ângelo Kutax, 73 anos, pedreiro, filho de Leopoldo Kutax e Ana Maria Kutax. Sep. ontem.

Antônio Simonetto, 76 anos, autônomo, filho de Joanna Simonetto. Sep. ontem.

Claudir Mozarth Wenderroscky, 78 anos, lavrador, filho de Nazario Chorro e Maria Ramira Wenderroscky. Sep. às 9 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.

Djalma Rodrigues Reys, 51 anos, auditor, filho de Djalma Veiga dos Reys e Maria Niuza Rodrues Reys. Sep. às 9 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Ernani de Oliveira Mendes, 86 anos, conferente, filho de Júlio Veiga Mendes e Edenea de Oliveira Mendes. Sep. ontem.

Etelvina Andrioli Romanel, 91 anos, do lar, filha de Rico Andrioli e Regina de Santi. Sep. ontem.

Felipe Bertholdo dos Santos, 16 anos, estudante, filho de José Carlos dos Santos e Zilda Terezinha Bertholdo. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim Independência (Araucária).

Francisco Soares Pires, 50 anos, ajudante, filho de Laudelino Soares Pires e Goncalina de Mello. Sep. ontem.

Joselita Oliveira Mendes Adad, 91 anos, do lar, filha de Francisco Mendes e Maria Isabel Oliveira. Sep. ontem.

Júlio Jak, 71 anos, marceneiro, filho de José Jak e Ana Jak. Sep. ontem.

Luiz Sérgio Golemba, 60 anos, vigilante e Monica Golemba. Sep. ontem.

Maria Elan de Fatima Faria, 57 anos, do lar, filha de Nelson Dias Monteiro e Rosa dos Santos Monteiro. Sep. ontem.

Orlando Correa Lopes, 73 anos, comerciante, filho de Plácido Correa Lopes e Semiramis Dias de Pinho Lopes. Sep. ontem.

Pablo Henrique Geffer Lara, 2 meses, filho de Alex Sandro Batista Lara e Joelma Geffer. Sep. ontem.

Raimundo Tivotto Mascarello, 71 anos, agricultor, filho de Plácido Mascarello e Catarina Tivotto. Sep. às 16h, em cemitério a ser designado, saindo de Sapezal, MT.

Sirlei Becker Cordeiro Amatuzzi, 76 anos, do lar, filha de Veríssimo Becker Cordeiro e Rosa de Melo Cordeiro. Sep. ontem.

Tadeu Cetnarski, 57 anos, filho de José Cetnarski e Iadwiga Micrute Cetnarski. Sep. ontem.

Varcilio Martins Machado, 73 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Joaquim Martins Machado e Sereafina de Andrade. Sep. ontem.

Victalino Mascimo, 96 anos, gerente de serviços, filho de Theodoro Mascimo e Joaquina Mascimo. Sep. ontem.

Vilson Criginski, 57 anos, pedreiro, filho de Paulo Criginski e Maria Joana Ribeiro Criginski. Sep. às 9 h, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela Comunitária Angélica.

FOZ DO IGUAÇU

Gerciliane Afonso, 24 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Izabelli Ribeiro Santana. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Izidro Pires, 160 – Jardim Santa Rita, em Foz do Iguaçu.

José Augusto Feliciano, 39 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Alameda Antônio Soares, 23 – Mutirão, em Foz do Iguaçu.

LONDRINA

Alberto Severino Duarte, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.

Alexandre Cremonesi Ferreira, 45 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.

Antônio Calmona, 90 anos. Sep. ontem em Ibiporã.

Belmira Sartori Cestari, 94 anos. Sep. ontem em Rolândia.

Claudemir de Jesus Alves de Souza, 46 anos. Sep. ontem em Londrina.

Ermelinda Regaçoni Lucas, 89 anos. Sep. ontem em Cambará.

José Antônio dos Santos, 83 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.

Sadako Sasaki, 92 anos. Sep. às 8h30, em cemitério a ser designado em Londrina.

MARINGÁ

Adelico Maia dos Santos, 68 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Arapongs, saindo da Rua. Carriça, 167 – Jardim Lorena, em Arapongas.

Alzira Estellai de Lima, 82 anos. Sep. ontem em Terra Boa.

Antônio Gonçalves de Brito, 70 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Ivate, saindo da capela do Salão Comunitário no centro de Ivate.

Diego Cunha da Silva, 24 anos. Sep. ontem em Sarandi.

Tomé Ferreira Neto, 77 anos. Sep. onte Mem Maringá.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]