Hoje a noção de que doenças como malária e varíola estão ligadas a questões como contaminação decorrente da água, inexistência do tratamento de esgoto e da falta de outros cuidados com a higiene é bastante comum entre as pessoas. Mas há 60 anos, quando o tratamento dessas enfermidades era bastante limitado, compreender essa relação era a luz no fim do túnel para os responsáveis pela saúde pública e, principalmente, para a população que sofria desses males. Pois foi a missão de ajudar na formação dos serviços de água e esgoto de estados e municípios de todo o Brasil que fizeram o médico Arnoldo Boscardin atuar em comunidades bastante longínquas.
Dr. Boscardin, como ficou conhecido, era neto de imigrantes italianos que se estabeleceram primeiro em Alexandra, onde seu pai nasceu. Depois, a família se radicou em Curitiba, onde Arnoldo nasceu. Bastante estudioso, foi normalista no Gymnasio Paranaense e trabalhou como professor durante vários anos, inclusive para pagar os custos da Faculdade de Medicina do Paraná, já que naquele tempo o curso não era público e as mensalidades custavam 60 mil reis, um valor vultoso à época. Depois da formatura, em 1938, fez parte da criação do Conselho Regional de Medicina, sendo um dos primeiros profissionais a se registrar.
Com o diploma em mãos, a solução para a falta de emprego foi se mudar para o Norte Pioneiro e ali o Dr. Boscardin teve seu primeiro contato com a malária. Contratado, dois anos depois, pelo Serviço Especial de Saúde Pública, um órgão federal, foi trabalhar no Amazonas, Pará, Acre, Ceará e Rio Grande do Norte. Mas as incertezas das viagens não o impediram de conhecer Maria Constança, uma curitibana que trabalhava como enfermeira em Santarém (PA) e que se tornaria sua companheira por uma vida toda.
Além de procurar se especializar e atualizar cada vez mais, Dr. Boscardin ensinou aos filhos sobre disciplina. Gostava bastante de ler e estava sempre aberto ao diálogo. Pelo trabalho que realizou ao longo de mais de 70 anos de carreira, inspirou um dos filhos e uma neta a seguirem a Medicina como paixão e profissão. Deixa três filhos e cinco netos.
Dia 8 de março, aos 98 anos, de morte natural.
* * * * *
FOZ DO IGUAÇU
Alíbio Thomas, 75 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Av. Tancredo Neves, Km 04 Jardim Porto Belo, em Foz do Iguaçu.
Dirce Aparecida Teixeira dos Santos, 62 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Major Agostinho J. Rodrigues, 78 Cidade Nova I, em Foz do Iguaçu.
Ione Balena, 57 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da capela 3 do mesmo, em Foz do Iguaçu.
Martha Elvira Bertolotto Schuchowski, 82 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Curitiba.
Seredo Alflen, 54 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados em Medianeira.
Severiano Siebre, 67 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.
CURITIBA
Acir Jesus do Prado, 71 anos, sapateiro, filho de Pedro José do Prado e Maria das Dores do Prado. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque Metropolitano (Fazenda Rio Grande)
Adriano Galdino dos Santos, 36 anos, auxiliar, filho de Jorge Galdino dos Santos e Tereza de J. R. dos Santos. Sep. ontem.
Ailton Fernandes, 74 anos, filho de Dulcidio Fernandes e Julia Costa Fernandes. Sep. às 11 h, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana, saindo da capela Comuna Evangélica Luterana.
Alexandre Kerecz, 78 anos, mecânico, filho de Miguel Kerecz e Anna Kerecz. Sep. ontem.
Amauri Wanderlei de Oliveira, 33 anos, porteiro, filho de Brasil de Oliveira e Leonilda da Silva. Sep. ontem.
Antônio Cordeiro dos Santos, 41 anos, pedreiro, filho de Davina Cordeiro dos Santos. Sep. ontem.
Antônio Fernandes de Oliveira, 77 anos, lavrador, filho de Joaquin Fernandes Correia e Jorgina Pereira de Oliveira. Sep. ontem.
Arlindo Pedroso, 64 anos, comerciante, filho de Joaquim Soares Pedroso e Dalzira Emídio dos Santos Pedroso. Sep. às 17 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Bom Jesus Tatuquara.
Carlos Augusto Santos da Silva, 35 anos, cabeleireiro, filho de Sérgio de Jesus e Silva e Arlete Santos da Silva. Sep. ontem.
Carlos Otávio Rosário Machado, 70 anos, técnico em contabilidade, filho de Cecílio da Silva Machado e Maria Joaquina Rosário Machado. Sep. ontem.
César Luiz Cubas, 54 anos, cobrador de ônibus, filho de Antônio de Paula Cubas e Isolde Madalena de Paula Cubas. Sep. ontem.
Cláudio Celso Bart, 45 anos, comerciante, filho de Alvino Bart e Gertrudes Lubawski Bart. Sep. ontem.
Cristiano Gomes, 25 anos, comerciante, filho de Jurandi Gomes e Marilda Baptista da Luz. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Enoque de Oliveira, 81 anos, servente, f. de Francina de Oliveira. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Metropolitano (Fazenda Rio Grande), saindo da capela Jardim Paranaense.
Eunice Camargo de Oliveira, 102 anos, vendedora, filha de Sebastião Ribeiro de Camargo e Bellarmina Augusta Lopes. Sep. ontem.
Filomena Colaco Baptista, 73 anos, do lar, filha de Juvenal Colaco e Nair de Andrade Colaco. Sep. ontem.
Hélio Hening Branco, 31 anos, autônomo, filho de José Branco e Neuza Hening Branco. Sep. às 10 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela Berti São José dos Pinhais.
Honorina Kades da Cruz, 74 anos, cozinheira, filha de Honório de Lima Kades e Eugênia Mathias. Sep. às 10 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Jair Fernandes de Almeida, 54 anos, funcionário público municipal, filho de Aldevino Antônio de Almeida e Sabina Fernandes de Almeida. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.
João Farias Júnior, 86 anos, militar, filho de João Sipriano de Farias e Anita Farias. Sep. ontem.
José Aparecido Mendes, 60 anos, pedreiro, filho de Arandi Mendes e Maria Aparecida Stronbeck. Sep. ontem.
José Pereira de Campos, 55 anos, filho de João Pereira de Campos e Ergida Francisca de Campos. Sep. ontem.
Julieta da Silva Oliveira, 83 anos, do lar, filha de João José Ferreira e Etelvina da Silva Mello. Sep. ontem.
Julieta Pierina Marconi Ferroni, 94 anos, do lar, filha de Domicio Marconi e Dalice Vessoni. Sep. ontem.
Leonardo Nievola, 82 anos, lavrador, filho de Luiz Nievola e Anna Nievola. Viúvo de Ana Zela Nievola. Sep. ontem.
Márcio Rogério Stocki, 39 anos, empresário, filho de Silvestre Stocki e Marina Simas Stocki. Sep. ontem.
Maria das Dores Tomaz, 69 anos, auxiliar de produção, filha de Honório Prates e Olindina Ladeia. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano, saindo da capela do Cemitério Vertical.
Maria Sirlene Pereira de Andrade, 41 anos, microempresária, filha de João Pereira de Andrade e Palmira Gonçalves Pereira de Andrade. Sep. ontem.
Marinalva Amara da Conceição, 48 anos, filha de João Antônio dos Santos e Amara Izabel da Conceição. Sep. ontem.
Maurício Rafinski, 76 anos, agricultor, filho de Henrique Refinski e Helena Pluczinski. Sep. ontem.
Nilza Vitória de Souza, 76 anos, do lar, filha de Sebastião Rafael Passos e Maria da Conceição de Jesus Passos. Sep. às 8 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua João Parise, 55 São Braz.
Odir Knupp, 51 anos, pedreiro, filho de Veríssimo Manoel Knupp e Hercília Duarte Loureiro Knupp. Sep. às 12 h, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus Vila São José, em Colombo.
Odjair Gonçalves Moreira, 73 anos, professor, filho de Orlando Lopes Moreira e Nair Gonçalves Moreira. Sep. ontem.
Ophelia da Silva, 78 anos, do lar, filha de Bernardo Damiski e Natalia Maria de Paula. Sep. ontem.
Osvaldo Carvalho dos Santos, 67 anos, auxiliar, filho de Antônio Rufino dos Santos e Rosalina Maria dos Santos. Sep. ontem.
Rafael Lima dos Santos, 13 anos, estudante, filho de Lourivaldo Rodrigues dos Anjos e Dejanira de Almeida Lima dos Santos. Sep. às 14 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela Natalina Berti, em São José dos Pinhais.
Vera Lúcia Bueno de Oliveira, 38 anos, zeladora, filha de José Alves da Silva e Margarida Bueno da Silva. Sep. às 11 h, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).
Wilson Richeter, 90 anos, funcionário público federal, filho de Antônio Richeter e Josefa Siqueira. Viúvo de Diva Richeter. Sep. ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Deixe sua opinião