| Foto: Arquivo da família

Depois de 74 anos de casado, Abdon ainda dormia de mãos dadas com Iva, sua companheira de trajetória e histórias. E foram muitas. O colar de contas de porcelana brancas e vermelhas, ainda guardado no fundo da gaveta, que o diga. A singela joia foi usada no primeiro baile do casal e os acompanhou desde então. Nesse encontro, o então estudante de Medicina iniciou a corte, e nunca deixou de lado o "eterno namoro". Era um homem romântico. Iva se foi em janeiro, aos 100 anos, e Abdon sofreu de amor. Não tinha mais o que aplaudir, como fez no retorno da amada do hospital, e nem experiências a partilhar. "O amor de hoje sempre era maior que o de ontem". A frase do porta-retratos representava a ideia de cumplicidade do casal.

CARREGANDO :)

Tido como o médico mais velho do Paraná, tinha o registro no CRM de número 190. Completou 80 anos de profissão. Iniciou a clínica médica na cidade de Antonina (Litoral), foi fundador e presidente do Conselho de Medicina e participou da história da Associação Médica do Paraná; atendeu inúmeros pacientes na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital de Clínicas; formou novos médicos no curso da Universidade Federal do Paraná. E, entre tantas outras contribuições para o setor médico, criou com alguns colegas a Clinilar, empresa destinada a assistir a clientela particular à domicílio, primeira do gênero no estado.

Para um dos alunos, tinha o espírito mais conciliador já conhecido. E mais, segundo a filha Juril: o pai foi um incentivador da criatividade e da inovação. Na casa da família, a máquina de lavar e o aspirador de pó chegaram cedo. Assim como a filmadora Super-8 que ajudou a guardar as cenas de família; e as fitas de áudio com declamações e vozes dos filhos – um deles já falecido – e netos. "Era interessado na modernidade e incansável na busca pelo belo." Deixa a filha Juril, quatro netos e quatro bisnetos.

Publicidade

Dia 25 de fevereiro, aos 102 anos, de insuficiência cardíaca.

* * * * * CURITIBA

Airton dos Santos, 69 anos, carpinteiro, filho de Ildefonso Batista dos Santos e Maria de Lourdes dos Santos. Sep. ontem.

Andreia Maria Vieira Vidal, 43 anos, auxiliar administrativo, filha de Raimundo Francisco Vidal e Nilse Vieira Vidal. Sep. ontem.

Antônio Luiz Querino Machado, 73 anos, funcionário público estadual, filho de Francisco Querino Machado e Josefa dos Santos Machado. Sep. ontem.

Publicidade

Aparecida de Oliveira Novaes, 82 anos, do lar, filha de João Amâncio de Oliveira e Maria Felícia. Sep. ontem.

Ayrton Silvestre Eleutério, 75 anos, representante comercial, filho de Althair Branco Eleutério da Luz e Rosa Silvestre da Luz. Sep. ontem.

Bruno de Oliveira Chaves, 17 anos, estudante, filho de José Carlos dos Santos Chaves e Matilde Paulo de Oliveira Chaves. Sep. ontem.

Djanira Seixas da Silva, 89 anos, manicure, filha de José Satiro da Silva e Maria Antônia Seixas da Silva. Sep. ontem.

Edmundo Felipe dos Santos Novais, 83 anos, vendedor, filho de José de Ascenção Santos Novais e Adolfina da Silva Novais. Sep. ontem.

Publicidade

Eduardo Mello de Barros, 66 anos, desenhista projetista, filho de Eduardo de Barros e Ida Castro Mello de Barros. Sep. ontem.

Jacir Correia da Luz, 64 anos, motorista, filho de Artur Correia da Luz e Ervira Oliveira da Luz. Sep. ontem.

Jhonathan Felipe Costa, 17 anos, estudante, filho de Claudineia Costa. Sep. ontem em Araucária.

Luiz Ivan Grosskopf, 58 anos, motorista, filho de Arthur Henrique Grosskopf e Catarina Ida Grosskopf. Sep. ontem.

Márcia Maria da Silva, 38 anos, do lar, filha de Antônio Gomes da Silva e Geralda de Oliveira Silva. Sep. ontem.

Publicidade

Marco Antônio Camargo, 40 anos, fiscal operacional, filho de Darcy Camargo e Mercedes de França Camargo. Sep. ontem.

Maria da Aparecida Alves Gonçalves Guimarães, 62 anos, massagista, filha de Enedina Alves. Sep. ontem.

Maria da Luz Silva da Luz, 78 anos, auxiliar, filha de Laurindo Franco da Silva e Júlia Pereira da Silva. Sep. ontem.

Neudo Ribeiro Bueno, 65 anos, caixa, filho de Durval Ribeiro e Etelvina Ribeiro Bueno. Sep. às 17 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Odete Ferreira Ribas, 66 anos, bancária, filha de Nestor de Moraes Ribas e Alzira Ferreira Ribas. Sep. ontem.

Publicidade

Sebastião Bueno de Camargo, 80 anos, motorista, filho de Benedito Juízo de Camargo e Maia Augusta de Camargo. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado.

Sérgio Luiz Iachitzki, 18 anos, pedreiro, filho de Alcindo Iachitzki e Hermogenes Iachitzki. Sep. ontem em Canoinhas, SC.

Wilson Dittrich, 63 anos, comerciante, filho de Bruno Dittrich e Paula Glaude Dittrich. Sep. ontem na Lapa.

LONDRINA

Antônio Aparecido Magro, 70 anos. Sep. ontem em Londrina.

Publicidade

Douglas da Silva Pereira, 46 anos. Sep. ontem em Londrina.

Liomar Loretto, 86 anos. Sep. ontem em Londrina.

Nadair Cruz Yanes, 84 anos. Sep. ontem em Londrina.

Quintino Felício Teixeira, 87 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio.

Roberto Geraldo dos Santos, 48 anos. Sep. ontem em Lerroville, distrito de Londrina.

Publicidade

Santina Maria da Silva, 76 anos. Sep. ontem em Londrina.

Vera Lúcia Duarte da Costa, 58 anos. Sep. ontem em Londrina.

MARINGÁ

Antônio de Moura Coelho, 66 anos. Sep. ontem em Maringá.

Arnaldo Marques, 81 anos. Sep. ontem em Maringá.

Publicidade

Aurora Forte, 89 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Cristo Rei, saindo da Rua Osório Ribas de Paula, s/n – Centro – Apucarana.

João Vitor de Araújo Pessoa, 16 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Nova Esperança, saindo da capela do salão comunitário de Barão de Lucena.

Pacífico José Pestana, 75 anos. Sep. ontem em Loanda.

Sumi Takaki Tsuneta, 82 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Astorga, saindo da capela do salão comunitário. Rua Joaquim M. Oliveira – Centro – Astorga.

Zulmiro Puro Lopes, 89 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque, saindo da Rua Rio Itapuã, s/n – Itaparica – Maringá.

Publicidade

FOZ DO IGUAÇU

Bento Nicolau Barbosa dos Santos, 68 anos. Sep. ontem em Cascavel.

Ramona Rodrigues Sthyrmer, 69 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

* * * * *As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313

Publicidade