A palavra que marcou a vida do atleta Paulo Sérgio Hulmann é amizade. Por muitos anos, ele cultivou companheiros de trabalho, de esporte e de vida. Nascido em 29 de fevereiro de 1980, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, perdeu os pais ainda criança, mas era considerado pelos amigos mais próximos como um familiar.
O ex-colega de trabalho, Alvim Foltran Júnior, conhecia Hulmann há 25 anos, quando o atleta ainda era criança e fazia companhia para o pai no trabalho como vendedor de sorvetes. O menino extrovertido e carinhoso cresceu e se tornou uma pessoa carismática e dedicada aos esportes. Foi um sobrinho do ex-colega que o inseriu nesse “mundo” ao lhe dar uma bicicleta. Desde então, o ciclismo, a corrida e, mais recentemente, a natação, estavam entre as atividades favoritas do ponta-grossense.
Foltran Júnior conviveu de maneira mais próxima com Hulmann nos últimos oito anos, período em que o atleta trabalhou na sua empresa. “Nossa relação era ótima. Nos oito anos em que ele esteve comigo, sempre o considerei como um filho. Nós brincávamos juntos, nadávamos juntos, viajávamos juntos”, conta. “Não tinha pessoa que não gostasse dele. Nunca vi uma autoridade com tantas pessoas no velório como tinha no dele. Isso prova o carisma que ele tinha. Não via maldade no coração das pessoas”, conta.
O ponta-grossense se destacava nas provas de corrida, sua principal habilidade, e chegou a ganhar vários prêmios. Além de atleta, também era um excelente dançarino. Esse ano, havia começado a se dedicar à natação. Cristiano Bernardo, amigo do atleta por 12 anos, foi quem o incentivou a praticar triathlon e, para além do esporte, o acolheu dentro da própria família. “Há pelo menos cinco anos, ele passava o Natal na minha casa. Era querido por mim e pela minha família”, conta. Os dois praticaram ciclismo juntos por muitos anos. Por causa dos cabelos longos e da barba, Bernardo conta que o amigo era conhecido pelo apelido de “Jesus”.
Hulmann não chegou a competir em provas de triathlon. Ele estava se preparando para sua primeira prova, o Circuito Pro Adventure – Cross Triathlon Series, em 29 de novembro. Mas no dia 7 de novembro, na primeira vez em que treinava natação em águas abertas, na represa de Alagados, sofreu um ataque cardíaco.
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
A roupa própria para o esporte, conhecida como macaquinho, que já estava pronta para a competição, mas nunca foi usada. “Agora eu vou usar a roupa dele, como uma homenagem”, diz Bernardo.
Uma semana depois da morte, durante uma corrida, amigos prestaram uma homenagem ao ponta-grossense. “O mais importante na vida dele era a amizade. Quem o conheceu, sabe. Ele conseguia ter tempo para todo mundo. Era uma pessoa diferente, fora do comum”, conta Bernardo.
Deixa duas irmãs e muitos amigos.
Lista de falecimentos
Adélia Sierakowski, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Kachinski e Tecla Kachinski. Sepultamento ontem.
Alice dos Santos Bonfim Cabral, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Machado Bonfim e Pascoalina Gonçalves dos Santos. Sepultamento ontem.
Anderson Francisco Padilha de Souza, 43 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Jair Mietes Padilha de Souza e Regina Maura de Souza. Sepultamento ontem.
Ani Marli Vera, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Rodolfo Weigert e Irene Weigert. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida, saindo da capela número 3 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Casemiro Osuch Novicki, 85 anos. Profissão: fotógrafo. Filiação: Sigemundo Osuch Novicki e Constância Osuch Novicki. Sepultamento ontem.
Cezarina de Jesus Carneiro Ferraz, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Idelfonso de Oliveira Carneiro e Otília Afonso Carneiro. Sepultamento hoje, no Cemitério São Gabriel, em Colombo, saindo da Capela Nossa Senhora da Penha.
Darci de Oliveira Santos, 68 anos. Profissão: carpinteiro. Filiação: Pedro do Espírito Santo Oliveira e Eudocia Laurentina dos Santos. Sepultamento ontem.
Fábio Queiroz Moreira, 26 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Raimundo Costa Moreira e Maria Helena Soares de Queiroz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela municipal de Sena Madureira - AC.
Geraldo Soares de Carvalho, 81 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: José Soares de Carvalho e Valentina Rosa de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Metropolitano, em Fazenda Rio Grande.
Gilson Rei Leopoldo Alves, 61 anos. Profissão: técnico segurança do trabalho. Filiação: Welmondes Leopoldo Alves e Leony Gazolla Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São José, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Ômega.
Iraci Lejanoski, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Lejanoski e Ramona Salazar Lejanoski. Sepultamento ontem.
Ivanete Gallassini Schutz, 65 anos. Profissão: do lar. Filiação: Henrique Luís Gallassini e Othilia Gallassini. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela do Cemitério Municipa lde Brusque - SC.
João Carlos Alberti, 68 anos. Profissão: supervisor de vendas. Filiação: Juvenal Alberti e Regina Pasqualin Alberti. Sepultamento hoje, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da residência.
João José Pires, 94 anos. Profissão: servente. Filiação: José Pires e Catarina Muster. Sepultamento ontem.
João Piechota, 54 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Miguel Piechota e Ana Wenc Piechota. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.
Juvino José da Silva, 86 anos. Filiação: José Francisco da Silva e Severina Honorato da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela número 1 do Cemitério Municipal Boqueirão.
Laura Leite Martins, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Pedro Martins e Orzelia Batista Leite. Sepultamento ontem.
Laura Pereira Nunes, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Pereira Marques e Antônia Marques. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Mortuária Paroquial do Orleans.
Lory Sbrissia, 86 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Ângelo Sbrissia e Joanna Sbrissia. Sepultamento ontem.
Lúcia Rutkoski Buhler, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Estanislau Rutkoski e Noêmia Rutkoski. Sepultamento ontem.
Luiz Ribeiro de Castro, 68 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Hebrahyn Pereira de Castro e Ercília Ribeiro de Castro. Sepultamento ontem.
Maria de Lourdes Gapski, 79 anos. Profissão: do lar. Filiação: Laurindo Cordeiro Sueck e Felicidade Viturina Fagundes. Sepultamento ontem.
Michel Stemposki, 12 anos. Profissão: estudante. Filiação: Afonso Stemposki e Eva de Andrade Stemposki. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária Uberaba.
Neli Terezinha de Lara, 45 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Leodegar Gomes de Lara e Clarinda Pereira de Lara. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela do Cemitério Municipal de Palmital.
Nelson Assolari, 77 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Gildo Assolari e Esterina Zanatta Assolari. Sepultamento ontem.
Neuza Versao Carnieri, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Durval Versao e Ezephira Versao. Sepultamento ontem.
Octávio João Rodrigues, 52 anos. Profissão: militar. Filiação: Darci Rodrigues e Anoir Rodrigues. Sepultamento ontem.
Rozemary Lopes Pereira, 88 anos. Profissão: professora. Filiação: Antônio Lopes e Senhorinha Alves Lopes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da Capela da Catedral em Apucarana.
Silvério Strujak, 75 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Paulo Strujak e Ana Strujak. Sepultamento ontem.
Tadamasa Sato, 74 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Nabuo Sato e Take Sato. Sepultamento ontem.
Tadeu Leck, 76 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Jacob Leck e Genoveva Leck. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Lapa, saindo da residência.
Terezinha de Jesus D Andrade, 77 anos. Profissão: do lar. Filiação: Belmiro Gonçalves Cavalheiro e Benedita Arruda Campos. Sepultamento ontem.
Terezinha de Jesus Pedroso Oliveira, 44 anos. Profissão: estudante. Filiação: Sezidio Pedroso de Oliveira e Ivonete da Silva de Oliveira. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de Tibagi.
Vicente Mariano da Silva, 75 anos. Filiação: Augusto Mariano da Silva e Maria Teodora de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Sanutuário São Leopoldo, no CIC.
Willian Macedo, 25 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Simone dos Santos Macedo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da residência.
Wilson Podolan, 63 anos. Profissão: empresário. Filiação: Jorge Podolan e Célia Podolan. Sepultamento ontem.