“Hoje, eu tenho 99 anos, oito meses e oito dias. Está difícil, mas eu quero ver se eu chego aos 100 anos”, disse Romano Ribeiro ao acordar na manhã de 20 de outubro de 2015. Nada de novo para quem se acostumou a contar a idade diariamente: essa era a forma discreta que ele encontrou para atestar a sua lucidez e longevidade. Mas os acontecimentos que se sucederam naquela manhã foram distintos da vontade expressa por Ribeiro. Faltaram três meses e 20 dias para ele entrar na casa dos centenários, uma idade que ele carregaria com a mesma alegria que expressou ao longo dos 99 anos de vida.
Romano Ribeiro nasceu em 12 de fevereiro de 1916, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e foi criado pela mãe, Euristella Cordeiro, na companhia de um irmão, já falecido, e uma irmã. Ainda na infância, mudou-se para a capital paranaense, cidade na qual permaneceu e concluiu os estudos acadêmicos em Administração em 1968.
Antes disso, aos 15 anos, Ribeiro começou a trabalhar em uma fábrica de meias. Em um acidente durante o serviço, perdeu 95% da visão do olho esquerdo. Ao completar 18 anos, decidiu servir no Exército, função que exercia com orgulho. Chegou a ocupar o posto de segundo sargento na carreira militar. Devido ao comprometimento da visão, ele não tinha mais possibilidade de crescimento no quartel. Por esse motivo, Ribeiro decidiu seguir para o funcionalismo público e se encontrou em uma profissão que lhe permitiu conhecer diversas cidades do Brasil. Como auditor da Receita Federal, morou em Manaus (AM), Concórdia (SC) e Joinville (SC). Fiscalizou e examinou a contabilidade das empresas ao longo dos 35 anos.
Ao lado da esposa, Ednéia Pereira Ribeiro, criou Dirce Ribeiro Hashiguchu, a filha adotiva do casal. Em 1979, Ednéia faleceu em decorrência de um câncer de mama. Tinha 60 anos. Na memória da filha, ficou registrada a imagem dos pais como “um casal inseparável”. Ambos gostavam de viajar e de ler um bom livro. Enquanto ela tinha um temperamento mais forte, ele era de uma calma quase inabalável. No dia a dia, os dois extremos formavam um lugar confortável para viver em harmonia.
O gosto por viagens era algo que lhe mantinha vivo. Aos 95 anos, Ribeiro foi visitar parentes na Alemanha. Além disso, viajou duas vezes para o Japão e conheceu a maioria dos países da Europa. No Brasil, gostava de passar as férias nas praias do Nordeste e de visitar os amigos de Manaus (AM).
Romano Ribeiro não dispensava um baile ao som de um bom samba de raiz. Dançava tanto que voltava para casa com os pés inchados. Para não levar bronca, dizia para a filha: “não foi porque eu dancei muito, foram as moças que pisaram no meu pé”. Diariamente, lia o jornal Gazeta do Povo, no qual gostava principalmente do Obituário, e a Folha de SP. Também tinha o hábito de tomar uma dose de pinga antes do almoço para “abrir o apetite”.
Para os três netos, Ribeiro sempre foi um exemplo de homem honesto e alegre. “Ele sempre via os dois lados da história. A gente aprendeu a ser justo com ele”, conta Roseane Akemi Hashiguchi, neta do servidor público aposentado. Além disso, ele não media esforços para ajudar os parentes e amigos.
Há dois anos, Ribeiro foi morar com a filha em um sítio localizado em Palmeira, cidade nos Campos Gerais. Os problemas de saúde aumentaram no fim de 2014. Em certo momento, não queria mais se alimentar. A família insistia, mas era difícil fazer ele mudar de ideia. Por causa disso, os internamentos se tornaram constantes. Na última vez em que ficou internado por causa do mau funcionamento do intestino, sofreu uma parada cardíaca. Morreu em 20 de outubro de 2015, no Hospital Madre Tereza de Calcutá, em Palmeira. Deixa a filha Dirce, três netos, dois bisnetos, parentes e amigos.
Lista de falecimentos:
Amadeu Barbosa da Silva, 45 anos. Profissão: operador. Filiação: José Barbosa da Silva e Maria Barbosa da Silva. Sepultamento ontem.
Amélia Vouk, 55 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Miguel Vouk e Genoefa Vouk. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da Capela Municipal de Fazenda Rio Grande.
Ana Flor Guizoni, 97 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Guizoni e Maria Flor Guizoni. Sepultamento ontem.
Antônio Padilha, 81 anos. Profissão: caldeireiro. Filiação: João Gabriel Padilha e Maria Joana da Conceição Padilha. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da cidade de origem, saindo da capela de São Mateus do Sul (PR).
Antônio Sartor, 91 anos. Profissão: policial militar. Filiação: Severino Sartor e Felicita Sartor. Sepultamento ontem.
Conceição Teixeira de Menezes, 77 anos. Filiação: Amoel Teixeira de Menezes e Minercina Teixeira de Menezes. Sepultamento ontem.
Daniel Dias de Campos, 68 anos. Profissão: motorista. Filiação: João Dias de Campos e Francisca Maria da Conceição. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Adventista da Promessa, no bairro Cajuru.
Dolores de Almeida da Silva, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Valêncio José de Almeida e Paulina Paes de Almeida. Sepultamento ontem.
Edison de Souza, 81 anos. Filiação: Crispim de Souza e Adélia Vieira de Souza. Sepultamento ontem.
Edite Kobren Chede, 82 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Kobren e Leonilda Kobren. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Frei Miguel, no bairro CIC.
Edson Roberto Garcia, 56 anos. Profissão: motorista. Filiação: Airton Garcia e Rosiley Lourenço Alves Garcia. Sepultamento ontem.
Elisio Eduardo Marques, 71 anos. Profissão: juiz de direito. Filiação: Alberto da Costa Marques e Iracema Selbmann Marques. Sepultamento ontem.
Emma Calixta Godoy, 95 anos. Profissão: do lar. Filiação: Severa Godoy. Sepultamento ontem.
Fabrício Welker Costa, 19 anos. Profissão: agricultor. Filiação: Ângelo José Costa e Zeila Elisabete Welker. Sepultamento ontem.
Florinda Pereira de Souza, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ingracia Rodrigues Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Assembleia de Deus Templo da Glória, no bairro Campo de Santana.
Francis Ferreira Iavorski, 33 anos. Profissão: corretor. Filiação: Otávio Iavorski e Eva Janete Ferreira Iavorski. Sepultamento ontem.
Frederico Krieck, 82 anos. Profissão: sapateiro. Filiação: Bruno Krieck e Carlota Rausch Krieck. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Mormon do bairro Boqueirão.
Geraldo Carvalho, 69 anos. Profissão: bancário. Filiação: Acrelino Carvalho e Helena Brinckmann Carvalho. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Esmeralda.
Gilson Ventura Assunção, 19 anos. Profissão: estudante. Filiação: Gildo Assunção e Elaine Ventura. Sepultamento ontem.
Glória Maria Pimentel Ferreira, 66 anos. Profissão: auditora. Filiação: Rolando Ferreira e Soeli Pimentel Ferreira. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Jade.
Hilda Borges, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Elidia Ferreira Terres. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da capela do Cemitério Municipal de Matinhos.
Jaci Batista de Souza, 56 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Júlio Batista de Souza e Geralda Leopoldina de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans, saindo do bairro Santa Felicidade.
Jair Pereira, 58 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Sebastião Pereira e Maria Benedita Pereira. Sepultamento ontem.
Jefthr Ribeiro da Silva, 22 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Jersino Ribeiro da Silva e Terezinha Honório da Costa Silva. Sepultamento ontem.
João Luiz Bueno, 64 anos. Filiação: Ismael Bueno e Lúcia Bueno. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo do mesmo local.
Juliana do Rocio Portela, 29 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: José Amilton Portela e Marice do Rocio Portela. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo do mesmo local.
Jurandyr Lins Aymore, 76 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Jurandyr Barriga Aymore e Elisa America Lins Aymore. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Justina Inês Alves Santos, 58 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ernesto Alves e Irene Salvador Alves. Sepultamento ontem.
Leony Izolde Meister Moreira, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Henrique Meister e Elza Meister. Sepultamento ontem.
Lorenzo de Oliveira, 12 dias. Filiação: Francieanne Pereira de Oliveira. Sepultamento ontem.
Maria Aparecida Albergoni, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Borges da Silva e Maria Júlia de Siqueira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal de Campo Largo.
Maria Helena dos Santos, 84 anos. Profissão: do lar. Filiação: Otaviano Lauro da Silva e Joventina da Silva. Sepultamento ontem.
Maria de Lourdes Pereira Coutinho, 70 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sebastião Francisco Pereira e Maria Francisca de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo da residência.
Maristela Mazurana, 54 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Daniel Mazurana e Maria Terezinha Keiber Mazurana. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque São Pedro, saindo de Associação de Moradores do CIC.
Mariza Roessle, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Alfredo Alberto Woellner e Sophia Elfrida Woellner. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.
Mauri Severino Leal, 74 anos. Profissão: zelador. Filiação: Antonino de Souza Leal e Luíza Severino Leal. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo do mesmo local.
Milton Stiegler, 49 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Dorival Stiegler e Waltraud Auerbach Stiegler. Sepultamento ontem.
Mirtes Hacke, 50 anos. Profissão: do lar. Filiação: Hilario Hacke e Marta Hacke. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Boqueirão, saindo da capela número 01.
Murilo Henrique de Oliveira, 20 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Sidneia de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Santo Ângelo, em Campo Largo, saindo do mesmo local.
Nilse Spier Mezarobba, 76 anos. Profissão: do lar. Filiação: Theodoro Spier e Elvira Difentanler Spier. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais.
Norma Mathilde Chalcoski, 86 anos. Profissão: professora. Filiação: João Zito Suckow e Nilza Louzada Suckow. Sepultamento ontem.
Octávio Augusto Alves de Oliveira, 31 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Janete Eliana Alves de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da capela número 02 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Oswaldo Moecke, 72 anos. Profissão: técnico. Filiação: Herbert Moecke e Julieta Moecke. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de União da Vitória (PR).
Teodora Aparecida dos Santos, 51 anos. Filiação: Dejanira Ferreira dos Santos. Sepultamento ontem.
Teomar Gabriel, 39 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Antônio Gabriel e Eunice Campos Gabriel. Sepultamento ontem.
Vera Lúcia Pimentel, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Nilson de Almeida e Mercedes da Silva Almeida. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Associação de Moradores do CIC.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião