O trecho do Evangelho em que Cristo pede aos discípulos que sejam sal da terra e luz do mundo, lido no último domingo, durante a missa de sétimo dia de Sérgio, tem muito a ver com a trajetória pessoal e profisisonal do professor de Física de ensino médio e de cursinho pré-vestibular em Maringá (Norte do estado). Para as pessoas escolhidas, foi o sal que temperou a vida de cada uma delas; e também foi luz, ao mostrar o caminho para muitos dos alunos que ajudou a orientar na vida profissional. Não era à toa que, dos muitos bordões e expressões usados por ele em sala de aula, um deles dizia: "Se você [aluno] está me vendo, é porque sou um ser iluminado". Embora as regras justifiquem a frase, para a família ele realmente "era um ser de luz que amava a profissão e tinha prazer de viver".
Sempre atuou como professor de Física, mas tinha o sonho de fazer Desenho Industrial, para projetar brinquedos. O sorriso contagiante de Sérgio retratava o humor peculiar, com que vivia confundindo a mulher e o filho Matheus com pequenas brincadeiras. "Está falando sério?" era a pergunta frequente de Claudia. "Era ligado em 220V, tamanha a disposição." Atarefado com a escola e com o bar que administrava à noite, junto com o sogro, Guaracy, e a esposa, ainda encontrava tempo para participar da vida do filho de 9 anos.
Curioso, Sérgio gostava de desmontar e montar brinquedos; de montar barraca para dormir com o filho e olhar o céu; de soltar pipa e pescar com Matheus. Meio "professor Pardal", usava as experiências, como baratinha construída com escova de dente e vibracall de telefone antigo só "para dar um susto na mamãe": brincadeiras de dupla pai e filho. E, com isso, Matheus aprendeu com o pai não só a ser criativo, mas a dar valor a pequenas coisas e valores como respeito, companheirismo, verdade e carinho.
Era um apaixonado. Recentemente tinha aberto uma empresa de aluguel de bicicletas de dois e três lugares. Dava conta de todas as atividades e ainda encontrava tempo para tomar um café no meio da tarde com Claudia. "Acho que hoje você precisa de um presente!", e lá iam os dois eternos namorados para uma visita ao shopping e a compra de uma lembrança. Claudia recorda-se que em 16 anos sempre estiveram juntos, tanto em família quanto na profissão. "Nunca fizemos nada separados." Nas despedidas de fim de aula, jogava um beijo à turma e encerrava: "se eu não voltar é porque morri de saudades". No dia do acidente de automóvel (28 de dezembro de 2013), Sérgio estava com a esposa Claudia, o filho Matheus, a mãe Geanete (que morreu no local) e o sogro Guaracy Lins Aymoré. Deixa a esposa Claudia e o filho Matheus.
Dia 2 de fevereiro, aos 40 anos, em decorrência de acidente de automóvel na BR-376 (Rodovia do Café), próximo a Imbaú, entre Ortigueira e Ponta Grossa.
* * * * *
Adinir Benetti Mamed, 78 anos. Profissão: administrador(a). Filiação: Augusto Benetti e Gracita Benetti. Sepultamento ontem.
Aldory Antônio Beltramin, 60 anos. Filiação: Armelindo Beltramin e Ercilia Zambiazi. Sepultamento ontem.
Andrino da Silva, 62 anos. Profissão: taxista. Filiação: Adelina da Silva. Sepultamento ontem.
Angela da Silva Malli, 100 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Lourenço da Silva e Judith da Silva. Sepultamento ontem.
Aracy Montanino, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Arthur Petroni e Marietta Forte Petroni. Sepultamento ontem.
Aurea Domingues Giovannetti, 83 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Joaquim Domingues de Queiroz e Gertrudes Mirena de Queiroz. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Mortuária de de Joaquim Tavora.
Claudinei da Rocha, 21 anos. Profissão: auxiliar produção. Filiação: Acil da Rocha e Teresinha Rocha. Sepultamento ontem.
Dulcemar Gualberto Casali, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Ivo Gualberto e Altair Branco Gualberto. Sepultamento ontem.
Emerson Kin Hubel, 26 anos. Profissão: autonomo. Filiação: Antônio Luiz Hubel e Maria Aparecida Hubel. Sepultamento ontem.
Ernesto Kozloski, 47 anos. Profissão: eletricista. Filiação: João Kozloski e Augusta Kozloski. Sepultamento ontem.
Fernando Almeida Picao, 63 anos. Profissão: auditor(a). Filiação: Cristovam Almenda Picao e Francisca Varea Almeida. Sepultamento ontem.
Francisco Betim, 72 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: João Augusto Betim e Horizontina Nascimento Matos Betim. Sepultamento ontem.
Geraldo Mabrozio Bini, 75 anos. Profissão: motorista. Filiação: Alexandre Geraldo Bini e Enedina Bini. Sepultamento ontem.
Isolde Elvig Machado, 80 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Rodrigues Padilha e Francelina Vieira do Prado. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de Igreja Catolica Nossa Senhora Aparecida, Avencal, PienPR.
João Pires, 80 anos. Profissão: servente. Filiação: Gomercindo Pires e Maria Pires. Sepultamento às 10 h, Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo de local a ser designado.
Juvina Andrade Ribeiro, 53 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Batista de Andrade e Lydia Moreira de Andrade. Sepultamento às 12 h, em local a definir, saindo da Cap Bateias - Campo LargoPR.
Lourdes Gouvea Santos, 80 anos. Profissão: professor(a). Filiação: João Gouvea dos Santos e Maria de Souza Santos. Sepultamento ontem.
Ludovica Wosch Skora, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Wosch e Veronica Kania Wosch. Sepultamento às 9 h, Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da Capela Jardim da Colina/Colombo PR..
Maria Irma Abel, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adolfo Witzke e Lydia Witzke. Sepultamento ontem.
Maria Matilde Kloss Christopokis, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: Rodolfo Kloss e Longines Kloss. Sepultamento ontem.
Maria do Nascimento dos Santos, 69 anos. Profissão: outros. Filiação: Santo Pereira do Nascimento e Emilia do Nascimento. Sepultamento ontem.
Mario Ivaciuk, 50 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Antônio Ivaciuk e Vitalina Ivaciuk. Sepultamento às 10 h, Municipal de Contenda, saindo da Cap Cem Mun de ContendaPR.
Nair Pereira de Carvalho, 84 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Baldoino Norberto de Carvalho e Miracema Pereira de Carvalho. Sepultamento ontem.
Neuza Guimaraes Bessa Santos, 64 anos. Profissão: professor(a). Filiação: José da Silva Bessa e Maria Martins Guimaraes. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.
Paulina Marques Cassetari, 99 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Timoteo Rodrigues e Florentina Rodrigues. Sepultamento ontem.
Sinesia Rocha de Carvalho, 92 anos. Profissão: professor(a). Filiação: Frederico Melchiades Alves da Rocha e Frutuosa del Rosaria Vera da Rocha. Sepultamento ontem.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Condolências
Deixe uma homenagem a um dos falecidos