• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A Gazeta do Povo selecionou 12 obituários publicados durante o ano de 2014, para que se possa relembrar algumas histórias dos falecidos homenageados nesta seção. Com eles, agradecemos a todas as famílias que dividiram conosco as memórias sobre seus entes queridos. Até 4 de janeiro, iremos republicar, diariamente, um perfil de professores, profissionais liberais, donas de casa, de migrantes - que escolheram o Paraná para fazer a sua história -, jovens, idosos que deixaram exemplos, moradores da capital e do interior, entre outros.

* * * * *

O trecho do Evangelho em que Cristo pede aos discípulos que sejam sal da terra e luz do mundo, lido durante a missa de sétimo dia de Sérgio Henrique Medeiros Novick, tem muito a ver com a trajetória pessoal e profissional do professor de Física de ensino médio e de cursinho pré-vestibular em Maringá. Para as pessoas escolhidas, foi o sal que temperou a vida de cada uma delas; e também foi luz, ao mostrar o caminho para muitos dos alunos que ajudou a orientar na vida profissional. Não era à toa que dos muitos bordões e expressões usados por ele em sala de aula, um deles dizia: "se você [aluno] está me vendo, é porque sou um ser iluminado". Embora as regras justifiquem a frase, para a família, ele realmente "era um ser de luz que amava a profissão e tinha prazer de viver".

Sempre atuou como professor de Física, mas tinha o sonho de fazer Desenho Industrial, para projetar brinquedos. O sorriso contagiante de Sérgio retratava o humor peculiar, com que vivia confundindo a mulher e o filho Matheus com pequenas brincadeiras. "Está falando sério?" era a pergunta frequente de Claudia. "Era ligado em 220V, tamanha a disposição." Atarefado com a escola e com o bar que administrava à noite, junto com o sogro, Guaracy, e a esposa, ainda encontrava tempo para participar da vida do filho de 9 anos.

Curioso, Sérgio gostava de desmontar e montar brinquedos; de montar barraca para dormir com o filho e olhar o céu; de soltar pipa e pescar com Matheus. Meio "professor Pardal", usava as experiências, como baratinha construída com escova de dente e vibracall de telefone antigo só "para dar um susto na mamãe": brincadeiras da dupla pai e filho. E, com isso, Matheus aprendeu com o pai não só a ser criativo, mas a dar valor a pequenas coisas e valores como respeito, companheirismo, verdade e carinho.

Era um apaixonado. Recentemente tinha aberto uma empresa de aluguel de bicicletas de dois e três lugares. Dava conta de todas as atividades e ainda encontrava tempo para tomar um café no meio da tarde com Claudia. "Acho que hoje você precisa de um presente!", e lá iam os dois eternos namorados para uma visita ao shopping e a compra de uma lembrança. Claudia recorda-se que em 16 anos sempre estiveram juntos, tanto em família quanto na profissão. "Nunca fizemos nada separados."

Nas despedidas de fim de aula, jogava um beijo à turma e encerrava: "se eu não voltar, é porque morri de saudades". No dia do acidente de automóvel (28 de dezembro de 2013), Sérgio estava com a esposa Claudia, o filho Matheus, a mãe Geanete (que morreu no local) e o sogro Guaracy Lins Aymoré. Deixa a esposa Claudia e o filho Matheus.

Dia 2 de fevereiro de 2014, aos 40 anos, em decorrência de acidente de automóvel na BR-376 (Rodovia do Café), próximo a Imbaú, entre Ortigueira e Ponta Grossa.

* * * * *

Adjair Schultz, 74 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Augusto Schultz e Guilhermina Schultz. Sepultamento às 11h, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Alexandre da Silva Costa, 34 anos. Profissão: zelador. Filiação: Benedito da Cunha Costa e Margarida da Silva Costa. Sepultamento ontem.

Altino Felizari, 85 anos. Profissão: encarregado. Filiação: Pedro Felizari e Francisca Felizari. Sepultamento ontem.

Ana Kmetiuk Machado, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Kmetiuk e Maria Kmetiuk. Sepultamento ontem.

Ana Paula Duarte de Souza, 34 anos. Profissão: empresária. Filiação: Antônio Carlos de Souza e Rita de Cássia Duarte de Souza. Sepultamento ontem.

Antônia Prestes de Paula, 89 anos. Profissão: lavradora. Filiação: Adolfo Jacinto de Lima e Ermelina Alves de Souza. Sepultamento ontem.

Antônio Emidio da Silva, 48 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Emidio Maximo da Silva e Josefa Félix da Silva. Sepultamento às 10h, no Cemitério Paroquial Campo Comprido, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.

Antônio de Oliveira, 64 anos. Filiação: Joaquim José de Oliveira e Alice de Oliveira. Sepultamento ontem.

Ayda Castelo Branco de Oliveira, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Rufino Leão e Heloiza Castelo Branco Leão. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.

Azelia Oliveira dos Santos, 88 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Manoel Antônio de Oliveira e Durvalina Costa. Sepultamento hoje, às 14h, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 3. Benedito Thome, 86 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Salvador Thome e Maria Zgoda. Sepultamento ontem.

Carlos Gabriel Santos dos Anjos, 2 dias. Filiação: José Lázaro Santos dos Anjos e Elaine Santos Aleixo. Sepultamento às 15h, no Cemitério Municipal Boqueirão.

Cecília Pezzini Veran, 86 anos. Profissão: secretária. Filiação: Bernardo Pezzini e Emílio Maito Pezzini. Sepultamento ontem.

Cleomoseid Maria Stange Bagatin Lourenço, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Emílio Bagatin e Irene Mathilde de Camargo Stange Bagatin. Sepultamento ontem.

Dorothy Alves Tavares Leal, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oscar Lourenço Alves e Zebina Santiago Alves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.

Edson Luiz Nunes, 27 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Edgar Nunes e Leonilda de Fátima Pinto Nunes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara. Eduardo Mazurechen Alves Fernandes, 6 meses. Filiação: Júnior Gonçalves Fernandes e Valéria Mazurechen Alves Fernandes. Sepultamento ontem.

Eugenia Lopes Pereira Vilkevicius, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Lopes Pereira e Emília Lopes Pereira. Sepultamento ontem.

Fernando Maricuito Nogueira, 64 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Fernandes Nogueira Filho e Irene Mariquito Nogueira. Sepultamento hoje, em local a definir.

Hamilton José Félix, 81 anos. Profissão: professor. Filiação: Presciliano Félix e Anna Paulina de Quadros. Sepultamento às 10h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Hiderci Augusto Machado, 83 anos. Profissão: policial militar. Filiação: José Augusto Machado e Maria Fortunato. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical. Iloi José Haus, 82 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Guilherme Haus Sobrinho e Angelina Marcon Haus. Sepultamento ontem.

Ives Rodcz, 50 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Ivo Rodcz e Zoily Rodcz. Sepultamento ontem.

Jaime Giro, 51 anos. Filiação: Augustinho Giro e Anicia Martins Peixoto Giro. Sepultamento às 10h, em local a definir, saindo do Salão da Comunidade São José, no Xaxim. Jefferson Andrioni, 40 anos. Profissão: motorista. Filiação: Eliseu Andrioni e Marlene Andrioni. Sepultamento ontem.

João Fernando Borges Vaz, 68 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Sezifredo Augusto Vaz e Maria do Nascimento Borges. Sepultamento ontem.

João Ferreira de Lima, 56 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Salvador Ferreira de Lima e Tiburcia Nogueira. Sepultamento ontem.

José Antônio Arruda Macedo, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: Laurindo Portugal Macedo e Berenice Arruda Macedo. Sepultamento ontem.

José Costa Cavalli, 79 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Cavalli e Angelina Cavalli. Sepultamento ontem.

José Vieira de Sousa, 73 anos. Profissão: segurança. Filiação: Sérgio Fernandes de Sousa e Egidia Vieira da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical. Joubel Herrera Pauperio, 70 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João de Deus Pauperio e Adonai Herrera Pauperio. Sepultamento ontem.

Júlia Borges Franco, 72 anos. Filiação: Vitor Borges de Lima e Tiburcia Luisa de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim , em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Assembelia de Deus, em Colombo.

Luciano Gusso, 39 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Osnir Gusso e Tânia Regina Gusso. Sepultamento ontem.

Luiz Carlos de Oliveira, 65 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Abdon Leone de Oliveria e Genny Doro de Oliveira. Sepultamento às 9h, no Cemitério Jardim da Saudade I.

Luíza Carvalho de Almeida, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leopoldo Rodrigues de Carvalho e Catarina Neves de Jesus. Sepultamento às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo do Cemitério Municipal Boqueirão - capela 2. Marcelo Dranka, 36 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Jorge Elevir Dranka e Teresa Dirce de Fontes Dranka. Sepultamento ontem.

Marcos Aurélio dos Santos, 35 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Sebastião dos Santos e Carmen Lúcia Gonçalves dos Santos. Sepultamento ontem.

Marcos Miranda Ramos, 60 anos. Profissão: fiscal operacional. Filiação: Jorge Antônio Ramos e Maria Miranda Ramos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.

Maria Aparecida do Carmo, 60 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Amadeu Tosta de Oliveira e Maria Vitória Correa. Sepultamento ontem.

Maria Cristina de Mendonça, 59 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Waldomiro Nogueira de Mendonça e Dolores de Mendonça. Sepultamento às 10h30, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 1. Maria de Lourdes Thachechen, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Biscaia e Ana Furquin Vieira. Sepultamento ontem.

Mariana Batista da Silva, 81 ano. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Martins dos Santos e Maria Batistan do Nascimento. Sepultamento ontem.

Matheus Boaventura dos Remedios, 75 anos. Filiação: Benedicto Boaventura dos Remedios e Francisca Boaventura dos Remedios. Sepultamento ontem.

Nadir Martins Bassoa, 91 anos. Profissão: militar. Filiação: Emílio Martins Bassoa e Helena Carvalho Bassoa. Sepultamento ontem.

Nadir de Lara Vaz, 73 anos. Filiação: Amantino de Lara Vaz e Carmélia de Lara Vaz. Sepultamento hoje, no Cemitério de Tranqueira, em Almirante Tamandaré.

Nitoel Fritolli, 87 anos. Profissão: supervisor técnico. Filiação: Alexandre Fritolli e Maria Rosa Lantman. Sepultamento ontem.

Osvaldo da Silva Coutinho, 75 anos. Profissão: encarregado. Filiação: João da Silva Coutinho e Marcelina da Silva. Sepultamento ontem.

Philomena Margarida de Jesus, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gabriel Luciano da Silva e Rita Aniceta de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo de residência.

Rodrigo Lipinski, 36 anos. Profissão: manobrista. Filiação: Antônio Lipinski Filho e Rosy Terezinha Lipinski. Sepultamento ontem.

Ryan Henrique Bagatin de Queiroz, 2 anos. Filiação: Oseias de Queiroz e Rosiane dos Santos Bagatin. Sepultamento ontem.

Tereza de Castro Proenca, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro de Castro e Margarida Trigo Olmos de Castro. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]