A Gazeta do Povo selecionou 12 obituários publicados durante o ano de 2014, para que se possa relembrar algumas histórias dos falecidos homenageados nesta seção. Com eles, agradecemos a todas as famílias que dividiram conosco as memórias sobre seus entes queridos. Até 4 de janeiro, iremos republicar, diariamente, um perfil de professores, profissionais liberais, donas de casa, de migrantes - que escolheram o Paraná para fazer a sua história -, jovens, idosos que deixaram exemplos, moradores da capital e do interior, entre outros.
* * * * *
O trecho do Evangelho em que Cristo pede aos discípulos que sejam sal da terra e luz do mundo, lido durante a missa de sétimo dia de Sérgio Henrique Medeiros Novick, tem muito a ver com a trajetória pessoal e profissional do professor de Física de ensino médio e de cursinho pré-vestibular em Maringá. Para as pessoas escolhidas, foi o sal que temperou a vida de cada uma delas; e também foi luz, ao mostrar o caminho para muitos dos alunos que ajudou a orientar na vida profissional. Não era à toa que dos muitos bordões e expressões usados por ele em sala de aula, um deles dizia: "se você [aluno] está me vendo, é porque sou um ser iluminado". Embora as regras justifiquem a frase, para a família, ele realmente "era um ser de luz que amava a profissão e tinha prazer de viver".
Sempre atuou como professor de Física, mas tinha o sonho de fazer Desenho Industrial, para projetar brinquedos. O sorriso contagiante de Sérgio retratava o humor peculiar, com que vivia confundindo a mulher e o filho Matheus com pequenas brincadeiras. "Está falando sério?" era a pergunta frequente de Claudia. "Era ligado em 220V, tamanha a disposição." Atarefado com a escola e com o bar que administrava à noite, junto com o sogro, Guaracy, e a esposa, ainda encontrava tempo para participar da vida do filho de 9 anos.
Curioso, Sérgio gostava de desmontar e montar brinquedos; de montar barraca para dormir com o filho e olhar o céu; de soltar pipa e pescar com Matheus. Meio "professor Pardal", usava as experiências, como baratinha construída com escova de dente e vibracall de telefone antigo só "para dar um susto na mamãe": brincadeiras da dupla pai e filho. E, com isso, Matheus aprendeu com o pai não só a ser criativo, mas a dar valor a pequenas coisas e valores como respeito, companheirismo, verdade e carinho.
Era um apaixonado. Recentemente tinha aberto uma empresa de aluguel de bicicletas de dois e três lugares. Dava conta de todas as atividades e ainda encontrava tempo para tomar um café no meio da tarde com Claudia. "Acho que hoje você precisa de um presente!", e lá iam os dois eternos namorados para uma visita ao shopping e a compra de uma lembrança. Claudia recorda-se que em 16 anos sempre estiveram juntos, tanto em família quanto na profissão. "Nunca fizemos nada separados."
Nas despedidas de fim de aula, jogava um beijo à turma e encerrava: "se eu não voltar, é porque morri de saudades". No dia do acidente de automóvel (28 de dezembro de 2013), Sérgio estava com a esposa Claudia, o filho Matheus, a mãe Geanete (que morreu no local) e o sogro Guaracy Lins Aymoré. Deixa a esposa Claudia e o filho Matheus.
Dia 2 de fevereiro de 2014, aos 40 anos, em decorrência de acidente de automóvel na BR-376 (Rodovia do Café), próximo a Imbaú, entre Ortigueira e Ponta Grossa.
* * * * *
Adjair Schultz, 74 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Augusto Schultz e Guilhermina Schultz. Sepultamento às 11h, no Cemitério Paroquial Abranches, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.
Alexandre da Silva Costa, 34 anos. Profissão: zelador. Filiação: Benedito da Cunha Costa e Margarida da Silva Costa. Sepultamento ontem.
Altino Felizari, 85 anos. Profissão: encarregado. Filiação: Pedro Felizari e Francisca Felizari. Sepultamento ontem.
Ana Kmetiuk Machado, 75 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Kmetiuk e Maria Kmetiuk. Sepultamento ontem.
Ana Paula Duarte de Souza, 34 anos. Profissão: empresária. Filiação: Antônio Carlos de Souza e Rita de Cássia Duarte de Souza. Sepultamento ontem.
Antônia Prestes de Paula, 89 anos. Profissão: lavradora. Filiação: Adolfo Jacinto de Lima e Ermelina Alves de Souza. Sepultamento ontem.
Antônio Emidio da Silva, 48 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Emidio Maximo da Silva e Josefa Félix da Silva. Sepultamento às 10h, no Cemitério Paroquial Campo Comprido, saindo da Capela Vaticano - Turquesa.
Antônio de Oliveira, 64 anos. Filiação: Joaquim José de Oliveira e Alice de Oliveira. Sepultamento ontem.
Ayda Castelo Branco de Oliveira, 85 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Rufino Leão e Heloiza Castelo Branco Leão. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano, saindo da Capela Vaticano - Jade.
Azelia Oliveira dos Santos, 88 anos. Profissão: funcionária pública estadual. Filiação: Manoel Antônio de Oliveira e Durvalina Costa. Sepultamento hoje, às 14h, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 3. Benedito Thome, 86 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Salvador Thome e Maria Zgoda. Sepultamento ontem.
Carlos Gabriel Santos dos Anjos, 2 dias. Filiação: José Lázaro Santos dos Anjos e Elaine Santos Aleixo. Sepultamento às 15h, no Cemitério Municipal Boqueirão.
Cecília Pezzini Veran, 86 anos. Profissão: secretária. Filiação: Bernardo Pezzini e Emílio Maito Pezzini. Sepultamento ontem.
Cleomoseid Maria Stange Bagatin Lourenço, 77 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Emílio Bagatin e Irene Mathilde de Camargo Stange Bagatin. Sepultamento ontem.
Dorothy Alves Tavares Leal, 91 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oscar Lourenço Alves e Zebina Santiago Alves. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela Vaticano - Esmeralda.
Edson Luiz Nunes, 27 anos. Profissão: vigilante. Filiação: Edgar Nunes e Leonilda de Fátima Pinto Nunes. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara. Eduardo Mazurechen Alves Fernandes, 6 meses. Filiação: Júnior Gonçalves Fernandes e Valéria Mazurechen Alves Fernandes. Sepultamento ontem.
Eugenia Lopes Pereira Vilkevicius, 87 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Lopes Pereira e Emília Lopes Pereira. Sepultamento ontem.
Fernando Maricuito Nogueira, 64 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Fernandes Nogueira Filho e Irene Mariquito Nogueira. Sepultamento hoje, em local a definir.
Hamilton José Félix, 81 anos. Profissão: professor. Filiação: Presciliano Félix e Anna Paulina de Quadros. Sepultamento às 10h, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Hiderci Augusto Machado, 83 anos. Profissão: policial militar. Filiação: José Augusto Machado e Maria Fortunato. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Paz, saindo de Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical. Iloi José Haus, 82 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Guilherme Haus Sobrinho e Angelina Marcon Haus. Sepultamento ontem.
Ives Rodcz, 50 anos. Profissão: jardineiro. Filiação: Ivo Rodcz e Zoily Rodcz. Sepultamento ontem.
Jaime Giro, 51 anos. Filiação: Augustinho Giro e Anicia Martins Peixoto Giro. Sepultamento às 10h, em local a definir, saindo do Salão da Comunidade São José, no Xaxim. Jefferson Andrioni, 40 anos. Profissão: motorista. Filiação: Eliseu Andrioni e Marlene Andrioni. Sepultamento ontem.
João Fernando Borges Vaz, 68 anos. Profissão: representante comercial. Filiação: Sezifredo Augusto Vaz e Maria do Nascimento Borges. Sepultamento ontem.
João Ferreira de Lima, 56 anos. Profissão: cobrador de ônibus. Filiação: Salvador Ferreira de Lima e Tiburcia Nogueira. Sepultamento ontem.
José Antônio Arruda Macedo, 66 anos. Profissão: motorista. Filiação: Laurindo Portugal Macedo e Berenice Arruda Macedo. Sepultamento ontem.
José Costa Cavalli, 79 anos. Profissão: motorista. Filiação: Antônio Cavalli e Angelina Cavalli. Sepultamento ontem.
José Vieira de Sousa, 73 anos. Profissão: segurança. Filiação: Sérgio Fernandes de Sousa e Egidia Vieira da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical. Joubel Herrera Pauperio, 70 anos. Profissão: autônomo. Filiação: João de Deus Pauperio e Adonai Herrera Pauperio. Sepultamento ontem.
Júlia Borges Franco, 72 anos. Filiação: Vitor Borges de Lima e Tiburcia Luisa de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim , em São José dos Pinhais, saindo da Igreja Assembelia de Deus, em Colombo.
Luciano Gusso, 39 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Osnir Gusso e Tânia Regina Gusso. Sepultamento ontem.
Luiz Carlos de Oliveira, 65 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Abdon Leone de Oliveria e Genny Doro de Oliveira. Sepultamento às 9h, no Cemitério Jardim da Saudade I.
Luíza Carvalho de Almeida, 89 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leopoldo Rodrigues de Carvalho e Catarina Neves de Jesus. Sepultamento às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo do Cemitério Municipal Boqueirão - capela 2. Marcelo Dranka, 36 anos. Profissão: auxiliar. Filiação: Jorge Elevir Dranka e Teresa Dirce de Fontes Dranka. Sepultamento ontem.
Marcos Aurélio dos Santos, 35 anos. Profissão: eletricista. Filiação: Sebastião dos Santos e Carmen Lúcia Gonçalves dos Santos. Sepultamento ontem.
Marcos Miranda Ramos, 60 anos. Profissão: fiscal operacional. Filiação: Jorge Antônio Ramos e Maria Miranda Ramos. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de local a ser designado.
Maria Aparecida do Carmo, 60 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Amadeu Tosta de Oliveira e Maria Vitória Correa. Sepultamento ontem.
Maria Cristina de Mendonça, 59 anos. Profissão: auxiliar administrativo. Filiação: Waldomiro Nogueira de Mendonça e Dolores de Mendonça. Sepultamento às 10h30, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da capela 1. Maria de Lourdes Thachechen, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Francisco Biscaia e Ana Furquin Vieira. Sepultamento ontem.
Mariana Batista da Silva, 81 ano. Profissão: do lar. Filiação: Miguel Martins dos Santos e Maria Batistan do Nascimento. Sepultamento ontem.
Matheus Boaventura dos Remedios, 75 anos. Filiação: Benedicto Boaventura dos Remedios e Francisca Boaventura dos Remedios. Sepultamento ontem.
Nadir Martins Bassoa, 91 anos. Profissão: militar. Filiação: Emílio Martins Bassoa e Helena Carvalho Bassoa. Sepultamento ontem.
Nadir de Lara Vaz, 73 anos. Filiação: Amantino de Lara Vaz e Carmélia de Lara Vaz. Sepultamento hoje, no Cemitério de Tranqueira, em Almirante Tamandaré.
Nitoel Fritolli, 87 anos. Profissão: supervisor técnico. Filiação: Alexandre Fritolli e Maria Rosa Lantman. Sepultamento ontem.
Osvaldo da Silva Coutinho, 75 anos. Profissão: encarregado. Filiação: João da Silva Coutinho e Marcelina da Silva. Sepultamento ontem.
Philomena Margarida de Jesus, 94 anos. Profissão: do lar. Filiação: Gabriel Luciano da Silva e Rita Aniceta de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo de residência.
Rodrigo Lipinski, 36 anos. Profissão: manobrista. Filiação: Antônio Lipinski Filho e Rosy Terezinha Lipinski. Sepultamento ontem.
Ryan Henrique Bagatin de Queiroz, 2 anos. Filiação: Oseias de Queiroz e Rosiane dos Santos Bagatin. Sepultamento ontem.
Tereza de Castro Proenca, 68 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro de Castro e Margarida Trigo Olmos de Castro. Sepultamento ontem.
Condolências
Deixe uma homenagem a um dos falecidos
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia