O português Luiz de Gouveia tinha 26 anos quando deixou Serro DÁgua, em Ribeira Brava, na Ilha da Madeira, e atravessou o Atlântico para trabalhar em Curitiba. Chegou ao país em 15 de junho de 1953 e um emprego já lhe esperava na fábrica Matte Leão, no bairro Rebouças, onde se juntou a uma leva de conterrâneos.
Mas montar caixinhas de chá não era o sonho de Luiz, que logo arrumou serviço na Rex Pneus. Ali aprendeu o ofício que abraçaria por toda a vida: o de borracheiro. Tempos depois, à custa de lusitaníssimas economias, abriu seu próprio negócio, numa então quase desabitada João Bettega, 1.677, no Portão. Enquanto devagar erguia cada peça do imóvel, a rua crescia depressa e virou avenida. Quando todas as paredes estavam prontas um sobrado com casa e comércio , morreu a portuguesa Ângela, sua mulher, uma década mais velha e com quem não tivera filhos.
Prevendo que o marido ia ficar só, Ângela um dia lhe disse: "Se eu morrer, Luiz, case com a Maria". Maria José Gonçalves, membro da pequena comunidade madeirense da capital, tinha 37 anos e pronto aceitou o convite do viúvo, então com 61 anos. Ele, que parecia fadado à solidão e à velhice, ganhou dois filhos seguidos, Renata e João Luiz. Dedicou-se aos "miúdos" como um patriarca da Bíblia, aproveitando cada minuto da nova família que lhe chegara tão tarde. Em 2012, Luiz e Maria comemorariam Bodas de Prata.
Homem de hábitos simples e dono de fôlego de imigrante, o "portuga" não folgava nunca. De segunda a sábado atendia na borracharia. Alguns de seus clientes, afinal, lhe foram fiéis por mais de 50 anos. Aos domingos, assava carnes para vender.
Tinha dois hobbys. Cultivava orquídeas no vasto quintal. E ao final do expediente ia ao Bar Astelar, logo em frente, para uma sinuca seguida de um aperitivo e um dedo de prosa. Breve se recolhia. Foi no bar que teve um enfarte, sendo socorrido pelos conhecidos. Não resistiu.
Renata, a filha, conta que mudas de orquídeas se abriram nos dias de internamento e morte do pai. Algumas delas foram colocadas sobre o caixão de seu Luiz Gouveia, aquele que as cultivou. Deixa mulher e dois filhos.
Dia 21 de agosto, aos 85 anos, de complicações cardíacas.
* * * *
CURITIBA
Adriano Pimentel da Silva, 29 anos, autônomo, filho de Antônio Borges da Silva e Vera Lúcia Wendler Pimentel da Silva. Sep. ontem.
Alexandre Cardoso, 27 anos, autônomo, filho de Aparecido Cardoso. Sep. ontem.
Ana Alice Moroski Machado, 63 anos, do lar, filha de Carlos Moroski e Palmira Leal Moroski. Sep. ontem.
Celso Baldi Colussi, 56 anos, pintor, filho de Hermes Agostinho Colussi e Anaide Baldi Colussi. Sep. ontem.
Dragon de Quadros Fagundes, 21 anos, auxiliar de logística, filho de Reinaldo Fagundes e Marli de Fátima de Quadros. Sep. ontem.
Eloar Teixeira de Campos, 68 anos, do lar, filha de Assimar Teixeira e Olinda Teixeira. Sep. ontem.
Ilzamir Munhoz, 76 anos, funcionário público federal, filho de Oscar Lopes Munhoz e Terezinha Messias Munhoz. Sep. ontem.
Izulir Maria Petry, 67 anos, do lar, filha de Eugênio Dal Pizzol e Cezira Dal Pizzol. Sep. às 9 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela Mão Amiga, em Canoinhas, SC.
José Vidal Cavalheiro, 83 anos, autônomo, filho de Sebastião José Cavalheiro e Maria Soares Cavalheiro. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus Parolin.
Luiz Antônio Corrêa, 43 anos, vendedor, filho de Antônio Silvestre Corrêa e Maria Tísio Lopes. Sep. ontem.
Maria José Pinho, 72 anos, do lar, filha de Ranolfa Vieira de Almeida. Sep. ontem.
Maria Laura de Souza da Silva, 10 anos, filha de Mateus Pedroso da Silva e Nilcimare Machado da Silva. Sep. às 16 h, em cemitério a ser designado.
Maurício Ricardo Ceccatto Schon, 63 anos, economista, filho de Odair Costa Schon e Ruth Ceccatto Schon. Sep. ontem.
Nelson Fraxino Vieira, 68 anos, comerciante, filho de Vicente Gabriel Vieira e Odete Fraxino Vieira. Sep. ontem.
Nivair Fátima da Rosa, 40 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Ozório Pinto da Rosa e Maria Aparecida da Rosa. Sep. ontem.
Oscar Tavares da Mota, 84 anos, filho de Manoel Tavares da Mota e Maria Princeza Tavares. Sep. ontem.
Primo Parisi, 68 anos, agricultor, filho de Luiz Parisi e Olímpia Parisi. Sep. ontem.
Zoe Júlia Havrenne Borkowski, 85 anos, do lar, filha de Júlio Hawrenne e Valdelina dos Santos. Sep. ontem.
FOZ DO IGUAÇU
Mário Maia de Oliveira, 63 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Mohamad Abdul Hassan Soueid, 74 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
MARINGÁ
Akira Ishikura, 95 anos. Sep. ontem em Maringá.
Amélia Sorde Pizzi, 78 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Altônia, saindo da capela 2 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2.
Antônio Geraldo, 55 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela da Prever e Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2.
Claudinei Lorenzetti, 57 anos. Sep. ontem em Maringá.
Regina Aparecida Francischetti Mascarin, 46 Anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Marialva, saindo da capela 1 da Prever de Marialva.
Regina Rodrigues Pelizer, 47 anos. Sep. ontem em Maringá.
Tsuneo Fugioka, 87 Anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 6 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2.
Valcy Barbosa dos Santos, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque de Maringá, saindo da capela 3 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2.
LONDRINA
Ana Cestari Bertoncini, 95 anos. Sep. ontem em Bela Vista do Paraíso.
Demétrio Fortes Rodrigues, 99 anos. Sep. ontem em Londrina.
Joel da Silva Nunes, 41 anos. Sep. ontem em Guarapuava.
Virgínia Gonçalves Anizelli, 88 anos. Sep. ontem em Londrina.
Waldemar dos Santos, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião