Um bom leitor sabe que nem todas as histórias terminam com "e viveram felizes para sempre", mas que nem por isso devem deixar de ser lidas. Há beleza e poesia nas descobertas e nas lições que se descobrem ao longo dos capítulos, e que valem a leitura completa. José Henrique, o Zé, conhecia esse tipo de história e muitas outras classificações de discursos e gêneros. Era um leitor voraz, daqueles que se estranha quando não está com um livro, como se estivessem faltando os óculos ou uma peça do seu vestuário.
Para facilitar a convivência com essa "mania", nasceu com uma personalidade tranquila e inteligente era capaz de passar em diversos concursos sem dedicar muitas e muitas horas ao estudo em si. Chegou a ser o primeiro colocado em uma seleção para trabalhar na Sanepar, mas o prazo para assumir o cargo veio antes da carteira de motorista, uma exigência para a posse. Quis o destino que sua vida fosse dedicada à Química, e assim o fez enquanto pôde. Depois de fazer um curso técnico na área, virou funcionário de um laboratório na Universidade Federal do Paraná, onde foi admitido, também como calouro de Química, em 2009.
Suas irmãs o definem como um nerd completo e se admiravam ao ver que por trás de tanto sossego também havia preocupação com os estudos e a carreira. Desde pequeno, era o mais quietinho da turma da escola, mas não deixava de brincar e se divertir.
O sossego do Zé não combinava muito com baladas, que trocava fácil, fácil por um jantar ou uma festa com bastante comida adorava comer, principalmente massas. Também servia um cinema ou filme com pipoca embaixo das cobertas. E, para completar a diversão, um bom campeonato de futebol, não com os pés, mas com as mãos. Jogava videogame com bastante frequência e eficiência e foi um dos fundadores, junto com um grupo de amigos da faculdade, do Campeonato Marotão, que fazia muitos consoles ferverem.
Era o principal companheiro da mãe, que o chamava de "meu neguinho"; sonhava em ver a neve e ir para o Japão conhecer de perto a cultura que descobria pelos livros de que mais gostava. Leitor de Game of Thrones, dO Guia do Mochileiro das Galáxias e de mangás, fez como os personagens guerreiros e usou da garra e da coragem para enfrentar o mal que surgiu em seu caminho. Deixa os pais, três irmãos, um sobrinho e a namorada.
Dia 28 de março, aos 22 anos, em decorrência de um câncer.
* * * * *
LONDRINA
Akira Yoshitomi, 57 anos. Sep. ontem em Atibaia, SP.
Antônio Rodrigues, 93 anos. Sep. ontem em Londrina.
Celso Gomes dos Santos, 50 anos. Sep. ontem em Londrina.
Geraldo Antônio do Prado, 72 anos. Sep. ontem em Londrina.
Luiz Carlos de Souza, 37 anos. Sep. ontem em Londrina.
Marcos Roberto de Carvalho, 38 anos. Sep. ontem em Londrina.
Maria Aparecida Honório Alves, 60 anos. Sep. em horário a ser designado, cemitério municipal de Bandeirantes.
Nair Vertuan, 80 anos. Sep. às 13 h, no Cemitério São Pedro, saindo da capela 1 da Acesf de Londrina.
Noeli Teresinha Lopes, 55 anos. Sep. dia 17, em horário a ser designado, no cemitério municipal de Barra do Guarita, saindo de Itapiranga, SC.
MARINGÁ
Cândida Lopes dos Anjos, 53 anos. Sep. ontem em Maringá.
Cecília da Silva Mazaron, 94 anos. Sep. ontem em Maringá.
Iracema Dalla Pria Pontin, 77 anos. Sep. ontem em Arapongas.
João Galhardo Serrano dos Santos, 59 anos. Sep. ontem em Mandaguaçu.
José Carlos Ciardulo, 57 anos. Sep. às 16h30, Cemitério Parque (Maringá), saindo da capela 7 da Prever de Maringá, Rua Vereador Primo Monteschio, 250 Zona 2.
Luiz Isaias Busata, 78 anos. Sep. ontem em Nova Londrina.
Michio Taniguchi, 87 anos. Sep. ontem em Maringá.
FOZ DO IGUAÇU
Diego André Rodríguez Otazo, 23 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados no Paraguai.
Nilson Niderau Dias, 70 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.
Vilmar Pereira da Silva, 24 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Francisco Pinto Sampaio, 196 Cidade Nova, em Foz do Iguaçu.
CURITIBA
Adaldina Nobre da Fonseca, 93 anos, tesoureira, filha de Alfredo Maciel da Fonseca e Elvira Nobre da Fonseca. Sep. ontem.
Adhemar Heylmann, 91 anos, desenhista, filho de Henrique Heylmann e Augusta Heylmann. Sep. ontem.
Adil Salgado Hilbert, 92 anos, do lar, filha de Alcides Salgado e Guilhermina Neves Fernandes. Sep. às 10 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.
Adilson de Jesus de Lima, 35 anos, servente, filho de Airton José de Lima e Araci Cardoso de Lima. Sep. ontem.
Ailton de Oliveira, 72 anos, engenheiro, filho de João Pedro de Oliveira e Ana Dias. Sep. ontem.
Alessandro Schpak, 18 anos, estudante, filho de Wilmar Schpak e Ondina Aparecida Fernandes Schpak. Sep. ontem.
Anivaldo Nico da Silva, 69 anos, motorista, filho de Manoel Nico da Silva e Geralda Ferreira da Silva. Sep. ontem.
Antônio Ferreira da Rocha, 78 anos, assessor, filho de José Ferreira da Silva e Bernarda Pereira Rocha. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais).
Antônio Pavilak Filho, 78 anos, latoeiro, filho de Antônio Pavilak e Estanislava Pavilak. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal São João Batista (São José dos Pinhais), saindo da capela da Paz Boqueirão.
Dulcineia de Lima, 72 anos, do lar, filha de Amaro Manoel da Silva e Ester Damiana da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Elton João Saldanha, 21 anos, segurança, filho de João Antônio Saldanha e Keli Cristina Ribeiro. Sep. às 9 h, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela Bom Pastor de Pinhais.
Eva Prado Chaca, 59 anos, do lar, filha de Joaquin Prado e Maria Soares do Prado. Sep. ontem.
Gelson Nestor, 27 anos, frentista, filho de Pedro Nestor e Natalina Nestor. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela Santa Rita, em Irati.
Genoveva Vicente, 84 anos, do lar, filha de Goncalina Vicente. Viúva de Edmundo Costa. Sep. ontem.
Hermes Froes Filho, 65 anos, representante, filho de Hermes Froes e Tecla Froes. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.
Irineu Kultum, 49 anos, autônomo, filho de Jocafates Kultum e Maria Thereza Kultum. Sep. ontem.
Isidoro Kowaleski, 81 anos, agricultor, filho de Adão Kowaleski e Vitoria Wilk. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Natalina Berti, em São José dos Pinhais.
Jacqueline Cordeiro de Souza, 47 anos, professora, filha de Rubens Pinheiro Lima Souza e Lucy Cordeiro de Souza. Sep. ontem.
José Clemente da Costa Filho, 65 anos, mestre de obras, filho de José Clemente da Costa e Florinda Leme da Costa. Sep. às 16 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela do mesmo.
Jurandir Pereira de Souza, 42 anos, Lavrador, filho de Valdemiro Pereira de Souza e Maria da Luz de Souza. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
Laudimar Luiz Neuberger, 33 anos, vigilante, filho de Avelino Neuberger e Iraci Aparecida de Quevedo Araujo Neuberger. Sep. às 9 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.
Lindamir Portes, 73 anos, do lar, filha de Ernesto José Portes e Rosa Muller Portes. Sep. ontem.
Luís Carlos Schamne, 63 anos, empresário, filho de Nicolau Schamne e Alzira Kuhm Schamne. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.
Marcelo Vitoriano do Prado, 25 anos, autônomo, filho de Maria Aparecida do Prado. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.
Marco Aurélio da Silva, 47 anos, segurança, filho de José Rufino da Silva e Doralice Batista da Silva. Sep. ontem.
Maria Aparecida Sanchez de Figueiredo, 89 anos, do lar, filha de Antônio Sanchez e Adélia Gomes Sanchez. Sep. ontem.
Maria de Jesus Machado, 74 anos, do lar, filha de Manoel Ciriaco Machado e Inês Affazia de Mattos. Sep. ontem.
Maria Helena Uchoa Celli, 71 anos, professora, filha de Francisco Lobato Uchoa e Latif Lobato Uchoa. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 2 do mesmo.
Maria Vitória da Silva Vieira, 15 anos, estudante, filha de Irone Rodrigues Vieira e Josiane da Silva Olegário. Sep. ontem.
Nelly Marins de Araújo, 83 anos, do lar, filha de Frederico Marins e Edazima Izaltina Ribas. Sep. ontem.
Nilda da Rosa Manfredini, 69 anos, do lar, filha de João Pedroso da Rosa e Palmira Machado da Rosa. Sep. ontem.
Ondina de Campos Moreira, 74 anos, do lar, filha de Irineu de Almeida Campos e Balbina de Oliveira Valter. Sep. ontem.
Romilda Leite Rodrigues, 82 anos, do lar, filha de João Felix Xavier e Antônia Polinia Xavier Leite. Sep. ontem.
Sandra Mirian Palhares da Silva, 60 anos, professora, filha de Waldomiro Palhares e Júlia do Amaral Palhares. Sep. às 13 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.
Sandro Presta, 46 anos, filho de Alfredo Presta e Ercília Leonor Presta. Sep. ontem.
Ubiratan Martinho Baggio, 71 anos, contador, filho de Carlos Baggio e Ivone Sebastiana Baggio. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 1 do cemitério municipal do Água Verde.
Ulisses José Antoniacomi, 47 anos, encarregado de produção, filho de José Antoniacomi e Helena Buzenski Antoniacomi. Sep. ontem.
Valdenir Nery Guimarães, 27 anos, motoboy, filho de Leonidio Ferreira Guimarães e Juliana Nery Guimarães. Sep. ontem.
Zilda de Souza Dias, 87 anos, professor, filha de José Mario de Souza e Valeriana da Conceição. Viúva de Agenor Dias. Sep. às 11 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela Vaticano Esmeralda.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”