Silvio era de uma geração que acreditava que "fazer o bem sem se importar a quem" fazia parte da missão de vida. Além de ser médico, era amigo dos pacientes que acompanhou durante gerações. Os honorários eram cobrados apenas caso não fizessem falta. O filho Silvio, também médico, recorda-se que não raro o pai realizava cirurgias com ajuda de lampiões a querosene, na Santa Casa. Entre tantos feitos, foi responsável pelo primeiro nascimento por cesariana em Foz do Iguaçu, município o qual elegeu para viver depois de formar-se em 1947, pela Universidade Federal do Paraná. Nas décadas de 60, 70 e 80, atendeu brasileiros e também paraguaios e argentinos. Em 1985, aceitou a "aposentadoria parcial" e mudou-se para Curitiba, onde continuou o trabalho de médico do SUS, antigo INAMPS, no posto de saúde da Rua Comendador Araújo até 1991.
Entre os traços de sua personalidade, Silvio não gostava de conversa fiada dessas ficava longe, lembra o amigo José Fernando Moleda. No entanto, apreciava os causos de ontem. "Sempre foi muito pontual", conta o filho Silvio, por isso era conhecido entre os amigos como o homem do relógio. Entre jogos de cartas, ele também adorava relaxar com a leitura de livretos de bolso sobre histórias do velho oeste americano. Quando alguém lhe perguntava sobre um remédio, indicava em conversa "pequena", uma Coca-Cola que fazia muito bem.
Bem quisto pela sociedade de Foz, chegou a candidatar-se à presidência da Associação Amigos de Foz do Iguaçu, no entanto, desistiu quando não aprovaram o seu pedido de abrir as reuniões-jantares mensais para a participação feminina. Ou seja, Silvio queria acabar com o Clube do Bolinha. "Somente 20 anos depois, a inteligência da cabeça branca iria mostrar que ele estava certo", admite o amigo Moleda. No discurso de agradecimento pelo recebimento da sua homenagem, em 2011, disse: "Fui simplesmente um médico". Deixa a viúva Valderez, quatro filhos, oito netos e um bisneto.
Dia 4 de janeiro, aos 92 anos, de complicações de uma cirurgia no intestino, em Curitiba.
* * * * *
CURITIBA
Antônio Albino Rancatti, 68 anos, empresário, filho de Júlio Rancatti e Adelina Busato. Sep. ontem.
Avelino Batista Correa, 74 anos, agricultor, filho de Francisco Correa e Amélia Proença Correa. Sep. ontem.
Calestrino Mendes Taques, 56 anos, operador de máquinas, filho de Roberto Batista Taques e Iracema Mendes Taques. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério Municipal Santana, em Ponta Grossa.
Carlos de Jesus Rocha, 63 anos, funcionário público municipal, filho de Leonor Rocha e Sebastiana Lemos. Viúvo de Maria Joana Rocha. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela 2 do mesmo.
Durval Cordeiro Biscaia, 70 anos, eletricista, filho de Pedro Ermedino Cordeiro e Alzira Biscai Cordeiro. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Arapoti.
Francisca Staczuk, 81 anos, do lar, filha de José Kozlowski e Anastácia Kozlowski. Sep. às 9h30, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.
Inocêncio Lopes, 69 anos, operador de máquinas, filho de Leopoldina Rosário Lopes. Sep. ontem.
João Luiz Miqueletto, 52 anos, motorista, filho de José Cezinando Miqueletto e Paulina Pasqualim Miqueletto. Sep. ontem.
Loridan Joaquim Machado, 60 anos, vendedora, filha de Olimpio Machado e Gelcomina Lemes Machado. Sep. ontem.
Lucita Josefa Lopez Pantin, 85 anos, enfermeira, filha de Vicente Lopez e Evangelina Lopez. Sep. ontem.
Maria Gilda Schlichting, 62 anos, do lar, filha de Frederico Miguel e Valeria Miguel. Sep. ontem.
Maria Goreti de Campos, 60 anos, zeladora, filha de Roberto Leandro de Campos e Dalvina de Castro Campos. Sep. ontem.
Maria Rodrigues dos Santos, 80 anos, do lar, filha de Joaquim Rodrigues dos Santos e Francisca Maria Pereira. Sep. ontem.
Pedro Paulo Coelho, 62 anos, comerciante, filho de Carlos Coelho e Helena Correa Coelho. Sep. às 10 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do Cemitério São Gabriel.
Roberto Lara, 59 anos, cozinheiro, filho de Nelson Lara e Aracy Napoleão Lara. Sep. ontem.
Valnete Borba, 50 anos, filha de Edvald Ribas Borba e Olga Kaminski Borba. Sep. ontem.
Vera Lúcia de Araujo Iadelka, 54 anos, educadora, filha de José de Araujo e Alice Freitas de Araujo. Sep. ontem.
Vera Marília Ribeiro de Castro, 70 anos, do lar, filha de Benjamin Ribeiro de Castro e Lyriss Rocha R de Castro. Sep. ontem.
FOZ DO IGUAÇU
Adolfina Pinto Esquivel, 69 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.
Antônio Barreto da Silva, 87 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Terezinha da Silva Mendonça, 60 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
LONDRINA
Ademar Alves de Souza, 51 anos. Sep. ontem em Londrina.
Alice Monteiro Rodrigues, 86 anos. Sep. ontem em Londrina.
Alzeni Fátima dos Santos, 44 anos. Sep. ontem no Distrito de Guaravera, em Londrina.
Belkis Lourenço Cassola, 78 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
José Antônio de Almeida, 74 anos. Sep. ontem em Astorga.
José Luiz de Mello, 54 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Primeiro de Maio, saindo de Cambé.
Odete Mozzaquatro Gonzalez, 61 anos. Sep. ontem em Londrina.
Valdeci Rodrigues, 43 anos. Sep. ontem em Londrina.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.