| Foto: Arquivo Pessoal

O dom de Sebastião de Paula Madeira pela música veio à tona quando ele ainda era criança. Logo aos 5 anos de idade já empunha o cavaquinho e tirava pequenos acordes. Na adolescência também tocava viola e violão e na juventude, nos anos 50 e 60, chegou a formar dupla com o irmão Agostinho de Paula Madeira. Tião era o Zezinho e Agostinho ficou conhecido como Zequinha, na dupla que se apresentava constantemente na rádio Difusora de Cruzeiro do Oeste e em eventos na região de Tapejara e Umuarama.

CARREGANDO :)

Tião Madeira saiu de São Pedro da União (MG) para morar com a família no interior do Paraná quando criança. Primeiro viveu em Tapejara, na região Noroeste, onde a família dele participou da colonização do município. Naquela cidade casou-se com Luzia Pedroso Madeira, uma união que durou quase 50 anos e resultou em seis filhos.

No ano de 1976 a família dele passou a residir na região de Umuarama, vivendo no distrito de Santa Eliza, onde ele trabalhou na Sanepar até se aposentar. Em 1996, outra mudança. Desta vez, para a cidade de Umuarama. Sempre engajado na vida religiosa, frequentava a Igreja católica, onde por mais de quarenta anos ajudava a animar as missas de domingo. Em Umuarama, fez parte do grupo do setor dois da igreja matriz São Francisco de Assis por mais de dezoito anos. A viúva lembra que ele gostava de tocar em eventos com amigos, mas nunca deixava de ir à igreja para o compromisso dos domingos.

Publicidade

Não era apenas de tocar e cantar que Tião Madeira gostava. Ele chegou a compor mais de duzentas músicas, sozinho ou em parceria com vários companheiros que teve ao longo da vida, principalmente com Junior Amaduci. Uma das composições, denominada “Boteco na Esquina”, foi gravada pelo cantor Sérgio Reis em 2013 no CD “Questão de Tempo”, feito em parceria com Moacir Franco e outros cantores de renome nacional. Na época, Tião Madeira ficou muito feliz com o reconhecimento das suas criações.

Ele trabalhou ainda como professor na área e ensinou muitos umuaramenses a tocar viola e violão. Também dava aulas de canto. Dois dos seus ex-alunos formaram a dupla Pedro Paulo e Alex, que faz sucesso Brasil afora com o sertanejo universitário, mas que também apreciam e sempre tocam a música caipira em seus shows.

Por quase quatro anos Sebastião se apresentou no programa “Prosa e Viola”, na Rádio Universitária da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, onde divulgava a boa música de raiz. Tião Madeira ainda encontrava fôlego para comandar o coral da Terceira Idade do Sesc de Umuarama, fazendo apresentações na cidade e em outros municípios da região. Tinha orgulho de dizer que foi dele a sugestão para o nome do Festival de Música da Cidade de Umuarama, o Femucam, que é realizado anualmente no aniversário do município e sempre teve Tião Madeira como um dos jurados da competição.

“Mineirinho de fala mansa, com sua humildade e seu exemplo de vida, ficará para sempre na lembrança de todos, deixando uma enorme saudade”, diz a filha Maria Cristina Madeira.

Morreu em 18 de setembro, aos 75 anos, de câncer. Deixa viúva, cinco filhos e onze netos.

Publicidade

Lista de falecimentos - 14/10/2015

Alam José da Rosa Carneiro, 24 anos. Profissão: servente. Filiação: José Antônio Domingues Carneiro e Maria Guadalupe Rosa. Sepultamento ontem.

Aristides Boros, 87 anos. Filiação: João Boros e Martha Boros. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.

Cacilda Ribeiro de Almeida, 62 anos. Filiação: Francisco da Silva Ribeiro e Júlia Gomes da Silva. Sepultamento ontem.

Carlos Gubert da Silva, 65 anos. Filiação: Ulisses da Silva e Sofia da Silva. Sepultamento ontem.

Diego Batista Trevisani, 20 anos. Profissão: servente. Filiação: Alexandre José Perrout Trevisani e Luciclea Aparecida Batista. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Contenda.

Dionísia Fernandes de Aquino, 93 anos. Filiação: José Antônio Fernandes e Carolina Maria Francisca. Sepultamento ontem.

Felipe César Prestes, 23 anos. Profissão: estudante. Filiação: Edgar César Prestes e Zelma Jess Prestes. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais.

Fernandes Rosa de Miranda, 58 anos. Profissão: auxiliar de limpeza. Filiação: Antônio Rosa de Miranda e Maria Ferraz de Miranda. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.

Gilberto Paiano, 64 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Teodoro Paiano e Maria Paiano. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Helga Scholze, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ernesto Scholze e Paula Voigt Scholze. Sepultamento hoje, no Cemitério Comuna Evangélica Luterana.

Irajá dos Santos Silva, 31 anos. Profissão: agricultor. Filiação: José Venâncio da Silva e Vandelucia dos Santos Silva. Sepultamento ontem.

José Leonardo Brunetto, 61 anos. Profissão: advogado. Filiação: Augusto Brunetto e Elisabeth Rigon Brunetto. Sepultamento hoje, em local a definir.

José do Vale Gogola, 79 anos. Filiação: Miguel Teodoro Gogola e Marcelina Ribeiro do Vale. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Quitandinha.

Leônidas Rasera, 88 anos. Filiação: Carlos Rasera e Ângela Rasera. Sepultamento ontem.

Luís Carlos Pocaterra, 64 anos. Profissão: químico industrial. Filiação: Vicente Pocaterra e Maria Penha Pocaterra. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Maria Ana Teleseski, 83 anos. Profissão: costureira. Filiação: Lázaro Teleseski e Ana Teleseski. Sepultamento ontem.

Maria Aparecida Mainheiche Mainka, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Antônio Mainherche e Maria Laurentino Mainheriche. Sepultamento hoje, em local a definir.

Maria Vitória Martins dos Santos, 9 horas. Filiação: João dos Santos Hoffomoan Júnior e Leticia Cristina dos Santos Martins. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.

Mário Fischer, 85 anos. Profissão: serralheiro. Filiação: Linda Fischer. Sepultamento ontem.

Marlene André Millarch, 54 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Horácio André D Avila e Maria Thomaz André. Sepultamento ontem.

Nair Affanio Gonçalves de Oliveira, 78 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Francisco Affanio e Maria Martins Affanio. Sepultamento ontem.

Noel José Dias, 73 anos. Filiação: José Jacinto Dias e Maria José Dias. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.

Railda Vaz Carvalho, 57 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Geraldo Vaz da Silva e Maria Vaz Rodrigues. Sepultamento ontem.

Rita Maria Diniz Pacixnek, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sertorio Nunes Diniz e Isolina Lúcio Diniz. Sepultamento ontem.

Samara de Fátima Lúcio Terencio, 40 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Antônio de Pádua Lúcio e Jeanete Maria Rocha Lúcio. Sepultamento ontem.

Terezinha Castagnoli Rossetim, 72 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ângelo Castagnoli e Benedita Marques Castagnoli. Sepultamento ontem.

Valdete Aparecida Furlan Belli, 46 anos. Profissão: diarista. Filiação: Domingos Pedro Furlan e Marialva Neves Furlan. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo de residência.

Vanderlei Costa, 54 anos. Profissão: motorista. Filiação: Doralina Costa. Cerimônia hoje, no Crematório Vaticano.

Zailda Maltauro, 89 anos. Profissão: funcionária pública federal. Filiação: José Pedro Lazier e Júlia Rosa Lazier. Sepultamento ontem.

Condolências

Deixe uma homenagem a um dos falecidos