Sempre impecável com a aparência, Neuza Araújo Tibúrcio não saía de casa sem arrumar os cabelos e passar um batom. A vaidosa empresária catarinense que viveu grande parte da vida na pequena Lagoa, no interior do Paraná, dedicou sua vida a família e ao trabalho seus grandes amores. Aprendeu com os pais, donos de um tradicional frigorífico nos anos 50, a arte do comércio e, depois de casada, foi assim que ela e o marido Alfredo fizeram a vida. Foram mais de cinco décadas de união no amor e nos negócios.
O casal que na juventude trocava cartas de amor foi dono de hotel, restaurante e de uma famosa churrascaria em Santa Catarina. Neuza só parou de trabalhar quando perdeu seu grande amor, em 2001. "Ela vivia para o meu avô. Quando noivos, moraram um tempo em cidades diferentes e se falavam por cartas. Eles mandavam beijotes um para o outro", conta a neta Ana Cláudia.
A empresária, que sempre foi muito independente, era uma pessoa muito meiga e amiga dos filhos e netos. Ana Cláudia brinca que era sua avó "modernosa", com quem sempre podia conversar, pedir conselhos. "Ela sempre procurou estar perto dos filhos e netos, saber de nós. Interessava-se pelos nossos assuntos e nos ouvia. Sempre aceitava nossas decisões."
Atuante na comunidade enquanto teve saúde, Neuza participou de grupos de SOS e nunca deixou sua fé de lado. Devota de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Rita de Cássia, a avó de Ana gostava de ir à igreja para fazer suas preces.
Nos últimos anos, Neuza já não gostava mais de sair de casa. Preferia ficar na companhia dos filhos e netos a quem fez um pedido. "Ela pediu que, quando partisse, enterrássemos com ela as cartas de amor que trocava com meu avô na juventude, e foi o que fizemos", revela a neta, emocionada.
Dia 31 de julho, aos 89 anos, de causas naturais, em Itapeva.
* * * * *
CURITIBA
Alcides Onir Negrelli, 55 anos, motorista, filho de Andre Negrelli Campanholli e Maria Olinda Negrelli. Sep. ontem.
Anderson Amaro da Silva, 32 anos, autônomo, filho de Antônio Amaro da Silva e Maria de Lourdes Martins Neves. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Rio da Várgea Quitandinha.
Appolonia Bin Rocha, 84 anos, do lar, filha de Miguel Bin e Maria Percicotte. Sep. ontem.
Arestides Reykdal, 81 anos, militar, filho de Emilio Araldo Reykdal e Jovina da Silva Resende. Sep. ontem.
Avelino Alvim da Silveira, 70 anos, motorista, filho de Cassiano Alvim da Silveira e Lucinda Rosa Batista. Sep. ontem.
Benedita Pereira Landowski, 92 anos, filha de Alfredo Pereira Machado e Jovina Ribeiro Machado. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Tomazina.
Benedita Rita de Jesus, 83 anos, do lar, filha de José Honorato de Lima e Rita Urbana de Jesus. Sep. ontem.
Benedito Marques dos Santos, 61 anos, auxiliar de produção, filho de João Saturnino dos Santos e Flavia Marques dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim Independência (Araucária), saindo da capela do mesmo.
Celina Pereira Fermino, 84 anos, do lar, filha de Maria Pereira. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela do mesmo.
Diva Tibiletti Nogueira, 86 anos, do lar, filha de Pedro Tibiletti e Rosa Emma Tibiletti. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 4 do cemitério municipal do Água Verde.
Dolores do Carmo Stock Schneider, 83 anos, do lar, filha de Francisco Manoel de Paula e Amanda Auersvald. Sep. às 17 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Pentecostal Brasas Vivas Boqueirão.
Eloir dos Santos Correia, 71 anos, motorista, filho de Estácio Correia e Ivete dos Santos Correia. Sep. ontem.
Ernestina Pereira Evangelista, 91 anos, do lar, filha de Januário Pereira de Lima e Sebastiana Lourenço de Jesus. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Umbará, saindo da capela da Associação do Bairro Alto Boqueirão.
Esmeraldo Manoel Pinto, 76 anos, funcionário público federal, filho de Antônio Manoel Pinto e Maria Luz Pinto. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus Cachoeira.
Evellyn Fernanda dos Santos, 4 anos, filha de Eberson dos Santos e Dirlei Alves dos Santos. Sep. ontem.
Ezequiel Evandro Zaiacz, 17 anos, estudante, filho de José Zaiacz e Zelir da Parecida Gomes de Gois Brustolin. Sep. ontem.
Francisco Garcia Luz, 94 anos, vendedor, filho de Anacleto Machado Luz e Zoraide Garcia Ribas. Sep. ontem.
Guilherme de Lima Neves, 24 anos, operador de empilhadeira, filho de Silvio dos Santos Neves e Eliane de Fátima de Lima Neves. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus Bairro Novo B.
Igor Manoel Leite Vieira, 33 anos, filho de Antônio Marcos Leite Vieira e Ângela Maria Rosa Vieira. Sep. ontem.
Israel Andrade, 42 anos, telemarketing, filho de Augustinho Andrade e Noemia Tavares de Andrade. Sep. ontem.
João Carlos Vesaloski, 42 anos, autônomo, filho de José Vesaloski e Mary Heleny Barboza Vesaloski. Sep. em horário e cemitério a serem designados.
José Aparecido Chaves Vieira, 41 anos, cozinheiro, filho de Manoel Gonçalves Vieira e Delmira Chaves Vieira. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.
Luiz Antônio Lacerda de Mello e Silva, 72 anos, médico, filho de Justiniano de Mello e Silva e Ruth Lacerda de Mello e Silva. Sep. às 11 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela 3 do mesmo.
Luzia Pinto da Costa, 58 anos, doméstica, filha de José Antônio Pinto e Júlia Monaro Pinto. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Paz Boqueirão.
Marcos Antônio Lindenberg, 70 anos, torneiro mecânico, filho de Ervino Lindenberg e Metta Linderberg. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela 1 do cemitério municipal Santa Cândida.
Maria Lidia Gomulski Baude, 63 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de José Gomulski Sobrinho e Josefa Gomulski. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Paz, saindo da capela da Igreja Batista Bacacheri.
Mariano Martins, 48 anos, pedreiro, filho de Felipe Martins e Romana Ramirez. Sep. ontem.
Mario Marques, 67 anos, marceneiro, filho de Lazaro Antônio Marques e Merenciana Marques
Nilza dos Santos Ferreira, 70 anos, do lar, filha de Fernando Felicidade dos Santos e Jurema Felicidade dos Santos. Viúva de Luiz Fernandes Ferreira. Sep. em horário a ser designado, no Crematório (Ass. Beneficente Cemitério Jardim da Saudade), saindo da capela do Cemitério Jardim da Saudade II.
Oriovaldo José Tiossi, 56 anos, bancário, filho de Alécio Tiossi e Dancilia Caldeirão Tiossi. Sep. às 14 h, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano Esmeralda.
Orlando Francisco Ceschim, 84 anos, filho de Francisco Ceschim e Maria Moreschi Ceschim. Viúvo de Leonilda Bozza Ceschim. Sep. ontem.
Ozório Miola, 82 anos, comerciante, filho de João Miola e Olivia Ribeiro Miola. Sep. às 15 h, no Cemitério Municipal, saindo da capela São Judas Tadeu, em Cascatinha.
Paulina Nunes Barboza, 82 anos, do lar, filha de Sebastiana Nunes Barboza. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).
Pedro do Nascimento Antoniacome, 77 anos, pedreiro, filho de Luiz Antoniacome e Josephina do Nascimento Camargo Antoniacome. Viúvo de Irene Felipe Antoniacome. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical.
Renata Quinaud de Souza, 32 anos, funcionária público federal, filha de Djalma Bitencourt de Souza e Ângela Maria Quinaud de Souza. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado.
Sebastião de Souza Ramalho, 63 anos, autônomo, filho de Lourival de Souza Ramalho e Jamira de Almeida Costa. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do cemitério municipal do Boqueirão.
Sebastião Faria, 82 anos, lavrador, filho de Daniel Paulo Faria e Maria Cândida de Jesus. Sep. ontem.
Silvanira Gonçalves de Lima, 68 anos, professora, filha de Durval Gonçalves dos Reis e Rita Gonçalves dos Reis. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Casa Paroquial de Adrianópolis.
Tadeu Luiz de Oliveira, 34 anos, autônomo, filho de José Darci de Oliveira e Leonora de Oliveira. Sep. ontem.
Victor Hugo Gadonski Neumann, 2 anos, filho de Edson Neumann e Luciana Gadonski Neumann. Sep. às 9h30, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela do mesmo.
Victoria André dos Santos, 83 anos, do lar, filha de Francisco Skruch e Maria Skruch. Viúva de José André dos Santos. Sep. ontem.
Walmir Fernandes, 72 anos, militar, filho de Claro Alexandre Fernandes e Hercília Fernandes. Sep. ontem.
LONDRINA
Antônio Gaspar, 87 anos. Sep. ontem em Londrina.
Clarinda Pereira Campos, 68 anos. Sep. ontem em Tamarana.
Durvalino Lago, 85 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Porecatu, saindo da capela do cemitério municipal de Florestópolis.
Fernanda Mayara Godoy Maggiolo, 21 anos. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela da Igreja Assembléia de Deus. Av. Europa, 741 Londrina.
Haruco Kussaba, 85 anos. Sep. ontem em Londrina.
Hermínio Cleibe Ferreira de Souza, 66 anos. Sep. ontem em Londrina.
Issao Murata, 75 anos. Sep. ontem em Rolândia.
José Celestino, 91 anos. Sep. às 11 h, no Cemitério Padre Anchieta, saindo da Rua Via Láctea, 473 Londrina.
José Lopes, 89 anos. Sep. ontem em Londrina.
Jovino Gomes Pedrozo, 78 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela do Parque Ouro Verde Londrina.
Maria Augusta Delfino, 70 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Rio Branco do Ivaí.
Maria Emilia Wanderley, 72 anos. Sep. ontem em Londrina.
Milton Aleixo Ferreira, 58 anos. Sep. ontem em Londrina.
Pedro Pereira de Godoy, 91 anos. Sep. ontem em Londrina.
Vanderlei Mariano, 40 anos. Sep. ontem em Cambé.
MARINGÁ
Ângelo Tezolin, 86 anos. Sep. ontem em São Pedro do Ivaí.
Anísio Machado, 86 anos. Sep. ontem em Borrazópolis.
Auxilia Trice Marchese Piacentini, 86 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 Jardim Curitiba Campo Mourão.
Avelino Panice, 92 anos. Sep. às 15 h, no cemitério municipal de Jandaia do Sul, saindo da Rua João Batista Mortean, 1.082 Centro Jandaia do Sul.
César Aparecido Lopes de Oliveira, 29 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
Cristina Gonçalves de Alencar, 71 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
Francisco Martins, 88 anos. Sep. ontem em Santa Isabel do Ivaí.
José Carlos Ribeiro, 63 anos. Sep. ontem em Maringá.
Júlio Furlan, 69 anos. Sep. ontem em Maringá.
Maria do Rosário Silva Lima, 74 anos. Sep. ontem em Floraí.
Maria Rita da Silva, 63 anos. Sep. ás 9 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 2 da Prever nobre. Rua Rolinhas, 1.643 Centro Arapongas.
Miquelina Sereno Pitarelo, 70 anos. Sep. às 17h30, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela do cemitério municipal de Cianorte.
Otacílio Pereira da Silva, 46 anos. Sep. ontem em Santa Isabel do Ivaí.
Vanderlei dos Santos, 35 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Maringá, saindo da Rua Venezuela, 28 Jardim Alvorada Maringá.
Vicente Geraldo Braz, 54 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Iretama, saindo da Rua Guaporé, 112 Centro Iretama.
Zilda Geraldina Vedovati, 77 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
FOZ DO IGUAÇU
Agustin Silvero Segovia, 65 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Carlos Dzivielewski, 26 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Dautina Rosa da Cruz, 75 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, em Santa Terezinha de Itaipu.
Eunice Fernandes da Silva, 66 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
João Maria da Silva, 76 anos. Sep. ontem em Sete Quedas, MS.
Remigio Cazal Garcia, 33 anos. Sep. ontem no Paraguai, PY.
* * * * *
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura