| Foto: Arquivo da família

Trabalho e sofrimento são duas palavras que entraram muito cedo na vida de Carolina de Franca Almeida. Nascida na zona rural de Curitiba, em uma família de lavradores, foi morar com os tios aos 7 anos, após perder a mãe no parto da irmã caçula. Enquanto a tia e o marido – que não tiveram filhos – trabalhavam na roça, Carolina se dividia entre os cuidados da irmã e os afazeres domésticos. Nos dias mais apurados, ia para a lavoura ajudar o tio no plantio e na colheita do feijão, do milho e do trigo. Aos 17 anos, Carolina foi apresentada a Elias de Almeida, um homem 15 anos mais velho, que fora escolhido pelo tio para ser seu marido.

CARREGANDO :)

Na tentativa de fugir da pobreza em que viviam, por volta de 1956, Carolina, Elias e os cinco filhos partiram para o norte do Paraná, onde os grandes fazendeiros estavam contratando mão de obra para trabalhar nas lavouras de café. "Um irmã do meu pai já tinha vindo com o marido e viu que aqui era muito bom. Então, eles nos escreveram para virmos e mandaram as passagens de trem", recorda a filha Carlota, que tinha 10 anos na época da mudança.

Em Londrina, o casal teve mais três filhos e, enquanto o marido trabalhava como guarda ferroviário, Carolina lavava roupa para fora e fazia faxinas para ajudar a sustentar a família. Perdeu o marido cedo, vítima de um câncer no estômago, e ficou com três filhos pequenos para cuidar. Poucos anos depois, Carolina sentiu a grande dor de perder dois filhos jovens. "Ela era um amor de velhinha, fazia pão e bolinhos para os filhos e os netos, cuidava da casa, trabalhou a vida toda. Mas tinha sempre um olhar meio triste, porque foi muito sofrida", conta a filha. Católica fervorosa, dizia que a religião era a única coisa boa deixada pelos pais e, mesmo muito doente, fazia questão de receber um ministro em casa para comungar todos os domingos. Deixa três filhos, nove netos, dez bisnetos e 3 tataranetos.

Publicidade

No dia 13 de fevereiro, aos 90 anos, em decorrência do mal de Alzheimer.

* * * * *

CURITIBA

Adriana Santana Caneparo, 45 anos, vendedora, filha de Nelson Caneparo e Noêmia Santana Caneparo. Sep. ontem.

Alex Chagas dos Santos, 18 anos, auxiliar, filho de Rosalina Chagas dos Santos.Sep. ontem.

Publicidade

Ângela Cequinel Campanholo, 94 anos, do lar, filha de Jacinto Cequinel e Antônia Moselle Cequinel. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

Antônio Augusto Monteiro de Lima, 8 meses, filho de Aline Monteiro de Lima. Sep. ontem.

Antônio de Souza Teixeira, 61 anos, segurança, filho de Antônio Poubel Teixeira e Nadir Francisca de Souza. Sep. ontem.

Antônio Manoel Avelino Pereira, 56 anos, técnico em segurança do trabalho, filho de Manoel Avelino Pereira e Ednalva Martins de Freitas Pereira. Sep. ontem.

Aparecido da Costa, 76 anos, encarregado, filho de Sebastião da Costa e Fiorinda Deroide. Sep. ontem.

Publicidade

Carolina Ferreira Haluch, 30 anos, bióloga, filha de Carlos Artur Ribeiro Haluch e Elisabete Ramos Ferreira Haluch. Sep. às 10 h no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara), saindo da capela do mesmo.

Cássio Fernando Ribas, 70 anos, filho de Domingos Ribas e Jandira Bastos Ribas. Sep. ontem.

Dilce Santos da Silva, 77 anos, funcionária pública estadual, filha de Argemiro Alves dos Santos e Maria Fermina dos Santos. Sep. ontem.

Dorli de Oliveira, 68 anos, mecânico, filho de Oly de Oliveira e Ilga de Oliveira. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério Vertical.

Guilda da Cruz Faria, 69 anos, do lar, filha de Silvério da Cruz e Maria Rodrigues da Cruz. Sep. ontem.

Publicidade

Honesto Primo Cantador, 90 anos, contador, filho de Henrique Cantador e Maria Brunatto Cantador. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.

Inês Peterle, 70 anos, do lar, filha de Domingos Peterle e Joana de Bona Pertele. Sep. ontem.

Jandira Beza, 59 anos, cozinheira, filha de Jaime Beza e Otacília Leonel Beza. Sep. ontem.

João Premebides, 85 anos, lavrador, filho de Ana Premebides. Sep. às 14 h, no cemitério municipal do Boqueirão.

João Sílvio Tonon, 78 anos, lavrador, filho de José Tonon e Valentina Tonon. Viúvo de Amélia Tonon. Sep. ontem.

Publicidade

João Wagner Borm, 34 anos, estofador, filho de Sebastião Borm e Geni Alves Borm. Sep. ontem.

Jucilene Cristina do Nascimento, 43 anos, diarista, filha de Adivaldo Nascimento e Nilza do Nascimento. Sep. às 15 h, no Cemitério Vertical, saindo da capela da Igreja do Guarituba – Piraquara.

Leandro Fracaro da Silva, 19 anos, autônomo, filho de João Francisco da Silva e Arlete Rodrigues Fracaro. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campina Grande do Sul, saindo da capela da Associação de Moradores em Campina Grande do Sul.

Luciano Soares, 39 anos, conferente, filho de Hercílio Valderez Soares e Marlene Aparecida Soares. Sep. ontem.

Maria Bernardina Rios Martins, 82 anos, auxiliar de enfermagem, filha de Nicodemus Rios e Minervina de Oliveira. Viúva de Amintas de Araújo Goês. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo – Portão.

Publicidade

Maria da Luz da Silva, 73 anos, do lar, filha de Servino Garcia e Maria de Lima. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Nicco Czelusniak, 84 anos, artista, filha de Geronimo Nicco e Maria Nicco. Sep. ontem.

Petronilio Faria, 67 anos, motorista, filho de José Augusto Faria Filho e Maria José Ezequiel Faria. Sep. ontem.

Roseli Parreiral, 61 anos, cozinheira, filha de Sebastião Parreiral e Maria Conceição Parreiral. Sep. ontem.

Sérgio Reneau Antunes Brambilla Pinto, 68 anos, técnico, filho de Eolo Brambilla Pinto e Emília Antunes de Oliveira Pinto. Sep. às 10h30, no Crematório Vaticano, saindo da capela Vaticano – Esmeralda.

Publicidade

Sílvia Gomes dos Santos, 45 anos, do lar, filha de Abedias Gomes dos Santos e Geni Rodrigues dos Santos. Sep. ontem.

LONDRINA

Ana Maria de Oliveira, 97 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Ibiporã, saindo da capela do mesmo.

Angelin Chiste, 85 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Uraí, saindo da capela do mesmo.

Carmen Tavares da Silva, 92 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Irerê, saindo da Av. Paraná, 387 – Irerê – Distrito de Londrina.

Publicidade

Geraldo Pinheiro, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Giovana Barbosa da Silva, 16 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Conselheiro Mairinck, saindo da capela do mesmo.

Laurindo Juliani, 75 anos. Sep. ontem em Londrina.

Walter Fabiano, 29 anos. Sep. ontem em Londrina.

Constantina Maria do Espírito Santo Goes, 88 anos. Sep. ontem em Nova Santa Bárbara.

Publicidade

Isadora Augusto Palma. Sep. ontem em Estrela do Norte.

Luiz Tavares Cavalcante, 41 anos. Sep. ontem em Ubiratã.

Salviano Pereira dos Santos, 69 anos. Sep. ontem em Cambé.

MARINGÁ

Adelina Nani Fagan, 93 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Floraí, saindo da capela do salão comunitário. Praça João marques – Centro – Floraí.

Publicidade

André de Souza, 82 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Guairacá, saindo da Rua Junzo Nagai, 1.148 – Centro – Guairacá.

Antonieta Bezerra dos Santos Leite, 79 anos. Sep. ontem em São Tomé.

Antônio Batista Lodi, 58 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Aparecida Alegranci Segala, 77 anos. Sep. às 10 h, no cemitério municipal de Nova Esperança, saindo da capela 2 da Prever de Sarandi. Rua Jaçanã, 866 – Centro – Sarandi.

Aziz Soares, 69 anos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Água Boa, saindo da Av. Ipiranga – Centro – Água Boa.

Publicidade

Jorge Iwasaki, 71 anos. Sep. ontem em Maringá.

Levino Bonfim dos Santos, 73 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

Luiza Marques da Silva Almeida, 82 anos. Sep. às 14 h, no Cemitério São Judas Tadeu, saindo da capela 2 da Prever. Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Marcos Donizete Cancian Gonçalves, 40 anos. Sep. ontem em Marilândia do Sul.

Natalino Rocha, 64 anos. Sep. ontem em Paranavaí.

Publicidade

Noêmia Pusi Fabril, 70 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Floraí, saindo da capela do salão comunitário, ao lado da Prefeitura – Floraí.

Teodolino José dos Santos, 68 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque, saindo da capela 5 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – Zona 2 – Maringá.

FOZ DO IGUAÇU

Casemiro Vengenik Kocheka, 70 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Paraguai, saindo da Colônia Itaquari – Paraguai, PY.

Maria Erlani Langner dos Santos, 55 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Publicidade

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br .

As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313