A amizade entre a dona de casa curitibana Vera Lúcia Concer e Rosemari Souza durou 47 anos. Os laços – que começaram na infância por meio da estima entre a mãe de uma e a tia da outra – transformaram-se em um relacionamento de irmãs. Com os anos, casadas e com filhos, cada uma presentou a outra com o pedido de batizado de uma das filhas. Viraram comadres. Era a tia Vera Lúcia que mimava os filhos de Rose com os sapatinhos de lã, presente eternizado e entregue recentemente para a afilhada Karol. Também era a avó Vera Lúcia postiça.
O desprendimento, a vivacidade e a solidariedade de Vera Lúcia foram características inegáveis, lembra a comadre. “Vera se mostrava sempre de bem com a vida, mesmo nos momentos mais difíceis”, lembra-se Rose. Um dos piores ocorreu quando Vera Lúcia tinha pouco mais de 30 anos e precisou retirar um rim, pois teve uma infecção. Saiu do hospital e seguiu a vida como se nada tivesse acontecido. “Era ligada em 220V”, brinca a afilhada. Manteve o batom vermelho e o sorriso no rosto. Essas eram algumas das características marcantes para quem a conheceu.
A união entre as famílias sobreviveu ao tempo e ao espaço. Vera Lúcia casou-se em fevereiro de 1973; e a amiga estava lá, recém-casada há pouco menos de dois meses. Os maridos se transformaram em amigos; e, muitas vezes, saiam para comprar presentes para as esposas juntos. Os filhos das duas nasceram com diferença de poucos meses e foram criados juntos.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br . As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
Nos aniversários das crianças, Vera Lúcia era a responsável pela decoração da festa. Os bolos também tinham um design especial; os doces eram feitos pelas duas e as lembrancinhas eram resultado da criatividade dela. Com poucos recursos, ela transformava uma festinha em um acontecimento a ser lembrado. Outro detalhe é que em todos os aniversário Vera Lúcia era a primeira ligar ou, atualmente, a enviar mensagens de felicitação. “Os aniversários nunca mais serão os mesmos”, salienta Rose.
Além de estar sempre presente, a dona de casa era prestativa. Se alguém precisasse que fosse ajudar uma pessoa doente, Vera Lúcia estava a postos. “Era a amiga para todas as horas. Boas ou ruins”, diz Rose. Há 15 anos, Vera Lúcia estava viúva e morava próximo a uma das filhas, no bairro Água Verde.
A dupla frequentava os cultos na Terceira Igreja do Evangelho Quadrangular, também no Água Verde, todas as últimas terças-feiras do mês. Elas também se encontravam para irem juntas ao chá com as amigas da igreja. Para tristeza de Rose, “não direi mais: vou contar para a Vera.” A frase usual, quase diária, era recorrente quando havia algo importante para compartilhar com a amiga.
Rose conta que, para um dos netos, Vera Lúcia era tão especial que ele dizia que queria eternizar a avó. Deixa quatro filhos e oito netos.
Lista de falecimentos - 08/05/2015
Adão Cândido dos Santos, 61 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: Rosário Cândido dos Santos e Antônia Luíza de Carvalho. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade I.
Adolpho Baptista, 89 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: José João Baptista e Rosa Maria do Amaral. Sepultamento hoje, no Cemitério Ferraria, em Campo Largo, saindo da Capela da Igreja Católica do Santa Quitéria.
Ana Carlota Magrin Cheli, 103 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Magrin e Joana Rosa Magrin. Sepultamento ontem.
Antônia Soaki, 81 anos. Profissão: do lar. Filiação: Diomiro Ceccon e Adélia de Souza. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde, saindo da Capela Vaticano - Jade.
Aparecido Bento, 81 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Tertuliano Bento e Lazara Gertrudes. Sepultamento ontem.
Ayrton Jurandyr Schultze, 85 anos. Profissão: militar. Filiação: Frederico Schultze e Anna Schultze. Sepultamento ontem.
Bella Molchanski, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Adolpho Molchanski e Sarah Molchanski. Sepultamento ontem.
Carlos Alberto Weiss, 64 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Albino Weiss e Amália da Silva Weiss. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.
Coriolano de Miranda, 68 anos. Profissão: porteiro. Filiação: Domingos Ferreira de Miranda e Adalgisa Aleixo de Miranda. Sepultamento ontem.
Dario Menezes da Silva, 39 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Josimar Menezes da Silva e Francinete Lucas da Silva. Sepultamento ontem.
Edson Domingues Lopes, 42 anos. Profissão: mecânico. Filiação: Sebastião Lopes e Pedrina Domingues Lopes. Sepultamento ontem.
Eduardo Braga dos Santos Júnior, 1 mês. Filiação: Eduardo Braga dos Santos e Nara Elaine da Silva Chaves. Sepultamento ontem.
Elza de Paula Martins, 66 anos. Profissão: do lar. Filiação: José de Paula Martins e Eugenia Santana Martins. Sepultamento ontem.
Eulália Wiecheteck Zimmer, 80 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Gustavo Wiecheteck e Maria da Luz Wiecheteck. Sepultamento ontem.
Evanilda Palhano, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Oridia Palhano. Sepultamento ontem.
Faustina Maria Schawaski, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Leolina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Almirante Tamandaré.
Jacir Baptista de Castilho, 59 anos. Profissão: desenhista. Filiação: Nahim Correia de Castilho e Ires Baptista Castilho. Sepultamento ontem.
José dos Santos, 98 anos. Profissão: lavrador. Filiação: João dos Santos e Eulália Pereira da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.
Leni Lúcia da Silva Torres, 55 anos. Profissão: costureira. Filiação: João Teodoro da Silva e Albertina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal de Siqueira Campos.
Leonardo Lader Ramos, 1 dias. Filiação: Cleovanio Lader Ramos e Daniele Ramos Faustino Lader. Sepultamento ontem.
Maria Aparecida Fernandes, 62 anos. Profissão: costureira. Filiação: Antônio Fernandes e Palmira Marcon Fernandes. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal Boqueirão.
Maria Chuves, 54 anos. Profissão: tecelã. Filiação: Paulo Chuves e Maria da Luz Rocha. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo de residência.
Maria das Gracas Mendes Moreira, 68 anos. Profissão: psicóloga. Filiação: José Merces Moreira e Maria Nazaré Mendes Moreira. Sepultamento ontem.
Maria de Melo, 65 anos. Profissão: doméstica. Filiação: Antônio José de Melo e Rosa de Lima Melo. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.
Miguel Vitor Jesus da Rosa, 1 anos. Filiação: Márcio da Rosa e Etieticy Kedima de Jesus Alves. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, saindo de residência.
Mônica Bolzani, 35 anos. Profissão: corretora. Filiação: Rubens Bolzani e Telmanara Bolzani. Sepultamento ontem.
Orlandina Godói de Lima, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: Rita Pereira Godói. Sepultamento hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da Capela Municipal São Francisco de Paula.
Rafaela Vitória de Lima, 1 mês. Filiação: Reinaldo de Lima e Maria Lenir Bertotti de Lima. Sepultamento ontem.
Romeu Celso Raposo, 72 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Eustachio Gomes Raposo e Dometila Santos Raposo. Sepultamento ontem.
Soely Maria Possenti, 80 anos. Filiação: David Possenti e Hermínia Damiani Possenti. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Iguaçu.
Teresinha Aparecida dos Santos, 41 anos. Profissão: vendedora. Filiação: Antônio Nadir dos Santos e Maria das Gracas dos Santos. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal de Tijucas do Sul, saindo de residência.
Valéria Mickosz Kochanny, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: Bernardo Mickosz e Apolônia Mickosz. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Abranches.
Valmir Santana da Cruz, 48 anos. Profissão: sapateiro. Filiação: Antônio da Cruz e Vitalina Santana da Cruz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela do Cemitério de Iguatemi.
Vergínia Zanao Alves, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Pedro Zanao e Hermínia Ceconi. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Água Verde.
Wander Secco, 89 anos. Profissão: bancário. Filiação: João Secco e Bruna Volpini. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
Youssef Abdul Rahman Hammoud, 82 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Abdul Rahman e Yamna Rahman. Sepultamento hoje, no Cemitério Mulçumano Jardim de Alla, saindo do Templo Mesquita.
Zenilton Mendes de Lima, 50 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Emiliano de Oliveira Lima e Helena Mendes de Lima. Sepultamento ontem.
Condolências
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião