O cineasta curitibano Wilson Koprik nasceu para as artes. A primeira delas, antes mesmo do cinema, foi a música. Filho único de Ceslau e Angela Koprik, ela estava no seu sangue. Pelo fato de seus pais tocarem muitos instrumentos, a paixão por essa arte o contagiou ainda criança. A primeira de suas escolhas foi o violino; começou a aprender na igreja em que frequentava desde a infância. Mais tarde, aprimorou sua habilidade ao cursar a Escola de Belas Artes, em Curitiba. Durante a juventude também aprendeu a tocar trompete, atividade que também aumentou sua paixão pelo jazz.
Além do talento com os instrumentos, tinha orgulho de sua coleção de discos de vinil. Era uma cena comum vê-lo sentado e apreciando os “bolachões” de jazz, principalmente os de Louis Armstrong, MPB e samba. Tentou se adaptar ao CD, comprou e ganhou alguns exemplares, mas sua paixão era mesmo pela vitrola.
O cinema surgiu em sua vida não só como uma paixão, mas também como sua profissão. Em 1959, formou-se cineasta pela E. Szankovski Produções Cinematográficas, em São Paulo. O ofício fez com que começasse a colecionar filmes, não só os que produziu, mas também aqueles que gostava de assistir.
Especializou-se como diretor de fotografia em documentários técnicos, nos quais retratava obras públicas feitas pela Prefeitura de Curitiba. Atuou na função pela Guaíra Produtora durante toda a década de 1960. Após esse período, passou a dar aulas de Cinema com Comunicação na então Universidade Católica do Paraná e, logo em seguida, fundou sua própria empresa, a Decolores Produções Cinematográficas. Wilson frisava seu ideal de profissional dizendo que “o cinema não era simplesmente um trabalho ou uma forma de ganhar dinheiro, mas sim de deixar agora, em imagens animadas, um retrato de um momento e de uma época”.
Além de cineasta e músico, ele também foi jornalista, sonoplasta e locutor. Sempre falava com amor de seus empregos e atividades. Marcou sua carreira pela organização com que mantinha suas coisas. “Era impressionante o jeito perfeccionista que ele tinha. Seu acervo de filmes, mesa, papeis, tudo era mantido numa perfeita ordem”, conta Wilson José, um dos filhos do curitibano.
Serviço
As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fone: 3324-9313.
Em todos os anos de profissão, a esposa, Marilda, sempre esteve ao lado dele. Wilson conheceu a amada dentro da Igreja de São Francisco, local que os dois frequentavam. Logo que a viu pela primeira vez, ele se apaixonou. Com a ajuda de amigos em comum, se aproximou da jovem e fez grande amizade. O namoro e o casamento vieram somente cinco anos mais tarde. A união ocorreu em maio de 1960 e dela nasceram os filhos Wilson José, Paulo Luiz e Mariângela.
Wilson e Marilda tinham um grande grupo de amigos. Aos domingos, era comum se reunirem na casa de algum deles para almoços e longas tardes de conversa. Em meados da década de 1990, mudaram-se para Guaratuba, no Litoral do Paraná, onde moraram por 23 anos. Na praia, o casal manteve o hábito dos encontros.
O amor que tinha pela praia era como uma fonte de paz para Wilson. Desde muito jovem dava suas fugidas para o Litoral acompanhado de sua vara de pescar. Em Guaratuba, fez grandes amigos que o acompanhavam nas pescarias, seu maior hobby. Enquanto não teve um barco, ia na companhia deles para o mar. Mais tarde, quando adquiriu o seu, era ele quem os levava. Teve de veleiros a barcos movidos a motor, tudo para satisfazer sua paixão pela pesca. Com os filhos ainda pequenos, o Rio São José era o grande destino, sua diversão era levar as crianças para pescar lambaris.
Wilson tinha câncer no fígado. Faleceu em 4 de julho. Deixa esposa, Marilda, os filhos Wilson José, Paulo Luiz e Mariângela e quatro netos.
Dia 4 de julho, aos 78 anos, de câncer no fígado, em Curitiba.
Adalberto Baltazar, 82 anos. Profissão: supervisor de manutenção. Filiação: José Balthazar e Adélia Alvini Balthazar. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.
Airton Alves de Oliveira, 56 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Raul Alves de Oliveira e Ercília Penkal de Oliveira. Sepultamento hoje, no Cemitério Campo Largo da Roseira, em São José dos Pinhais.
Ana Perazzetta Balliana, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Guilherme Perazzetta e Roza Perazzetta. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, saindo da Capela 01 .
Ana Rita Dias, 61 anos. Filiação: Manoel Dias e Maria da Conceição Martins Dias. Sepultamento ontem.
Antônio Orlando da Silva, 75 anos. Profissão: auxiliar de enfermagem. Filiação: Hercio da Silva e Antônia Fagundes da Silva. Sepultamento ontem.
Apolônia Engracia Lohmann, 77 anos. Profissão: costureira. Filiação: Felismino Pedro Mafra e Engracia de Souza Mafra. Sepultamento ontem.
Ari Marcelo Silva, 43 anos. Profissão: padeiro. Filiação: Dilson Silva e Rosilda Banquieri Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Paroquial Colônia Orleans.
Arturo Alapont Ybanez, 86 anos. Filiação: Arturo Alapont e Juana Ybanez Gomez. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Água Verde, saindo da Capela Mortuária de Pinhais.
Batista Manoel, 93 anos. Filiação: Francisco Manoel e Embelina Maria de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela do Cemitério Parque em Maringá-PR.
Bruna Monteiro Ferreira, 28 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jamir Ferreira e Alberiza Monteiro de Oliveira. Sepultamento ontem.
Carolina Pereira Fagundes, 92 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Thomaz Pereira e Maria Bentz Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela Municipal do Água Verde.
Delci Maria Puff, 47 anos. Profissão: do lar. Filiação: José Puff e Josefa Franco Puff. Sepultamento ontem.
Diumira Inês Stival, 62 anos. Profissão: advogada. Filiação: Humberto Stival e Diumira Elfa Stival. Sepultamento ontem.
Edison Praxedes Barboza, 58 anos. Profissão: tecnólogo. Filiação: Florisvaldo Praxedes e Maridete Barboza Praxedes. Sepultamento ontem.
Edmilson Vicente da Silva, 47 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Vicente da Silva e Deusdedit Maria da Silva. Sepultamento ontem.
Eliana Beatriz Donoso Velasco, 67 anos. Profissão: economista. Filiação: José Guillermo Donoso Contreras e Maria Guillermina Velasco Bravo. Sepultamento ontem.
Everton Luís do Nascimento, 26 anos. Profissão: montador. Filiação: João Carlos do Nascimento e Maria Clorete do Nascimento. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem.
Flora Niyoko Vaz, 70 anos. Profissão: enfermeira. Filiação: Yoshizo IIzuka e Hatuko IIzuka. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Gabriel Costa Rosa, 76 anos. Profissão: laboratorista. Filiação: Antônio Coste Sobrinho e Maria Ribeiro de Lara. Sepultamento ontem.
Gabriel de Souza Pereira, 17 anos. Profissão: estudante. Filiação: Valdecir Pereira e Leonilda Maria de Souza Pereira. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal do Boqueirão.
Geralda Soares da Silva Sena, 80 anos. Profissão: costureira. Filiação: João Soares da Silva e Maria Teixeira de Oliveira. Sepultamento ontem.
Guilherme Augusto Rossa, 19 anos. Profissão: auxiliar de produção. Filiação: César Augusto Rossa e Olinda Tibúrcio. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Araucária.
Helena Cavalleski Cravo, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Ignácio Cavalleski e Sophia Cavalleski. Sepultamento ontem.
Ismael Domingues Pinto, 86 anos. Profissão: motorista. Filiação: Durvalino Rodrigues Pinto e Natália Mascaro Pinto. Sepultamento hoje, no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais, saindo do Parque São Pedro.
Isolde Eurich, 90 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jacob Eurich e Ana Elisabet Eurich. Sepultamento ontem.
Ivan Rodrigues da Fonseca, 64 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Olivia Rodrigues da Fonseca. Sepultamento ontem.
Izaias Rodrigues da Silva, 67 anos. Profissão: empresário. Filiação: José Rodrigues da Silva e Maria Sene da Silva. Sepultamento ontem.
Jaci Meireles de Almeida, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Afranio Pereira Sena e Guiomar Meireles de Sena. Sepultamento ontem.
João Benedito Cabral de Godói, 66 anos. Profissão: vendedor. Filiação: Antônio Cabral de Godói e Helena Luiz Cabral de Godói. Sepultamento ontem.
João Pinto dos Santos, 78 anos. Profissão: lavrador. Filiação: Manoel Teodoro dos Santos e Sinhorinha Taborda do Bonfim. Sepultamento ontem.
João Ribeiro Batista, 69 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: José Maria Ribeiro Batista e Dolores Villanova Batista. Sepultamento ontem.
José Caetano Júnior, 40 anos. Profissão: taxista. Filiação: José Caetano e Jandira da Luz Ihon. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais.
José Luiz Cristóvão Lima, 64 anos. Profissão: motorista. Filiação: Hipolito de Lara Lima e Iloina Cristóvão de Lima. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical.
José de Jesus Karas, 83 anos. Profissão: comerciante. Filiação: Francisco Karas e Castorina Karas. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Araucária.
Lesi de Fátima Ferreira de Oliveira, 63 anos. Profissão: do lar. Filiação: Eugênio Ferreira e Ilza Francisca Ferreira. Sepultamento ontem.
Lourdes Squetini de Sales, 74 anos. Profissão: do lar. Filiação: Sabino Squetini e Maria Conceição Squetini. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de residência.
Luciano Branger, 39 anos. Profissão: securitário. Filiação: Lauro Branger e Lídia Moser Branger. Sepultamento ontem.
Luiz Antônio da Silva, 48 anos. Profissão: mestre de obras. Filiação: Reinaldo Pereira da Silva e Hilda Fonseca da Silva. Sepultamento ontem.
Maciel Barbosa Pinto, 45 anos. Profissão: assistente administrativo. Filiação: José Barbosa Pinto e Thereza Gonçalves Pinto. Sepultamento ontem.
Marcelo Gonçalves, 30 anos. Profissão: servente. Filiação: Rose Maria Gonçalves. Sepultamento ontem.
Márcio dos Santos, 57 anos. Profissão: motorista. Filiação: Apparicio Ferreira dos Santos e Natalka dos Santos. Sepultamento ontem.
Marcos Ribeiro de Lara, 39 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Darci Ribeiro de Lara. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Santa Cândida.
Maria Ascencao Costa Grande, 73 anos. Profissão: auxiliar de enfermagem. Filiação: José do Espírito Santo Costa e Maria Conceição Costa. Sepultamento ontem.
Maria Lúcia Baggio, 70 anos. Profissão: empresária. Filiação: Gumercindo Crema e Emília Baggio Crema. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.
Maria Thereza Macedo Novaes, 88 anos. Profissão: do lar. Filiação: João Carvalho Macedo e Julieta Amaral Macedo. Sepultamento ontem.
Maria das Dores Mucholowski, 61 anos. Profissão: do lar. Filiação: Elpidio João Brunner e Alice Brunner. Sepultamento hoje, no Cemitério Jardim da Saudade I.
Mário José da Silva, 52 anos. Profissão: auxiliar de serviços gerais. Filiação: Conrado Alves da Silva e Helzita Urcolina Cardoso da Silva. Sepultamento ontem.
Marlene de Lima Silva, 73 anos. Profissão: do lar. Filiação: Arnaudde Lima Oliveira e Maria da Conceição Oliveira. Sepultamento ontem.
Mary Giuseppina de Oliveira, 78 anos. Profissão: do lar. Filiação: Fermo Papis e Carmen Rodrigues Papis. Sepultamento ontem.
Neusa Ribeiro da Silva, 52 anos. Profissão: do lar. Filiação: Juvenal Ribeiro da Silva e Santina Rodrigues da Silva. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo de Igreja Evangélica de Umuarama.
Nilo Cezar Sanchez, 53 anos. Profissão: corretor. Filiação: Nilo Sanchez e Maria Tereza de Paula Santos. Cerimônia hoje, no Crematório Jardim da Saudade, em Pinhais, saindo da Capela Mortuária Jardim da Saudade II.
Nilza Alves de Mattes, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Florentino Alves da Silva e Rosa Betinelli. Sepultamento ontem.
Noemi Garcia Mendes dos Santos, 54 anos. Profissão: zeladora. Filiação: Ezequiel Rocha Mendes e Ignez Garcia Mendes. Sepultamento ontem.
Orida Grochevitski, 93 anos. Profissão: do lar. Filiação: Jeronimo Gomes do Valle e Avelina Ferreira das Neves. Sepultamento ontem.
Osvaldo Chaves, 78 anos. Profissão: funcionário público municipal. Filiação: Maria Ana Ribas. Sepultamento hoje, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim, em São José dos Pinhais, saindo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Sitio Cercado..
Otávio Antônio dos Santos Possetti, 2 dias. Filiação: Rafael dos Santos Possetti e Marilei dos Santos Possetti. Sepultamento ontem.
Pedro Henrique Ferreira de Oliveira, 10 anos. Profissão: estudante. Filiação: João Cândido de Oliveira e Natália da Luz Ferreira. Sepultamento ontem.
Raimundo Augusto da Silva Leite, 46 anos. Profissão: autônomo. Filiação: Augusto Leite e Anesia Pereira da Silva. Sepultamento hoje, em local a definir, saindo da Capela do Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.
Reinaldo Ferreira de Campos, 68 anos. Profissão: pedreiro. Filiação: Heitor Basílio Ferreira e Vidolina Ferreira de Campos. Sepultamento hoje, no Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, saindo da Capela Municipal do Boqueirão - Capela 02.
Rosa Reiko Fukuda Vidal, 71 anos. Profissão: do lar. Filiação: Chieko Cho e Kazumi Fukuda. Sepultamento ontem.
Sibele Mazetto Pereira, 43 anos. Profissão: dentista. Filiação: Gabriel Joaquim Mazetto e Iolanda da Cruz Mazetto. Sepultamento ontem.
Sinhorinha Maria de Jesus Neves, 100 anos. Profissão: do lar. Filiação: Carlos de Lara e Maria Pedrolina de Lara. Sepultamento ontem.
Suely Kasnodzei Bochenski, 48 anos. Profissão: do lar. Filiação: Paulo Kasnodzei e Júlia Kasnodzei. Sepultamento ontem.
Teresinha Martikosky, 75 anos. Profissão: secretária. Filiação: Ramao Martikosky e Apolônia Martikosky. Sepultamento ontem.
Thereza Zaleski Zilli, 87 anos. Profissão: professora. Filiação: Stanislau Zaleski e Ana Mazarkevicz. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal Bom Jesus dos Passos, em Piraquara.
Valdemar Augusto de Araújo, 73 anos. Filiação: Avelino Augusto de Araújo e Maria Abadia de Jesus. Sepultamento hoje, no Cemitério Municipal da Cidade de Origem, saindo da Capela de Uberaba, Minas Gerais.
Wanderlei Aguiar Bizari, 38 anos. Profissão: fotógrafo. Filiação: Wilson Bizari e Cecília Aguiar Bizari. Sepultamento hoje, no Cemitério Universal Necrópole Ecumênica Vertical, saindo de Parque São Pedro.
Dê sua opinião
O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo