Era uma mãe em todos os sentidos. Tinha olhos para ver o que nem sempre era visto; e uma palavra certa para quem a quisesse ouvir. Teve filhos biológicos, adotivos, postiços e agregados. Em sua trajetória não havia fronteiras que separassem a figura da mãe, da líder espiritual e da ativista política. Vilma foi líder no movimento negro em Londrina e pela luta em prol da diversidade e das causas nobres, como o sistema de cotas nas universidades em Londrina. Além disso, ocupava um papel como líder espiritual do Candomblé. Para o filho Robson, a mãe "sempre será ícone de inclusão de mulheres em posição de decisão, de negros em posição política, de religiosos de cultura afro-brasileira".
Desde os 11 anos, Vilma morou em Londrina. Virou, ao longo das décadas, uma figura que levantava bandeiras por amor. Da oralidade e da relevância na sociedade surgiu o livro Yá Mukumby, A Vida de Vilma Santos de Oliveira, publicado em 2010, da coleção "Presença Negra em Londrina", da editora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Entre agruras, dissabores e vitórias, Vilma percorreu um caminho contra o preconceito através da militância política e religiosa. "Lutar pelos direitos do coletivo era mais nobre que galgar a própria felicidade", define o filho.
Mais recentemente, coordenava o projeto Pro-Ranti, que levava à população oficinas itinerantes de temas culturais e sociais. Também foi uma das fundadoras da Associação Afro-Brasileira, a Aabra; e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Era excelente cantora, mesmo dizendo não o ser muitos diziam que Vilma era a "Clementina de Jesus de Londrina". Gostava de participar de um samba de roda e, onde estivesse, sempre puxava um verso. Ao comemorar os 40 anos como sacerdotisa do Candomblé, Yá organizou um show chamado "Vilma de Todos os Santos", com apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, da prefeitura de Londrina. Foi um sucesso, lembra o amigo Mário Fragoso. "Onde houvesse apresentação de Yá Mukumby, os espaços lotavam. Tinha um lado lúdico que atraía."
Na concepção de Vilma, todos eram pessoas especiais e sagradas. Não fazia distinção. E por isso a porta da sua casa estava sempre aberta. Não precisava ser amigo da família, nem filho de santo ou conhecido. Bastava bater palmas e Vilma aparecia na porta, com o sorríso típico de boas-vindas e o convite para entrar. Ela, sua mãe, Alial, de 86 anos, e uma neta de 10 anos foram vítimas de uma chacina cometida em Londrina. Deixa cinco filhos e cinco netos.
* * * * *CURITIBA
Alfredo Ferreira, 73 anos, motorista, filho de Hectara Ferreira. Sep. ontem.
Alice de Oliveira Britto, 75 anos, doméstica, filha de Olibio de Oliveira e Maria Hermínia de Oliveira. Viúva de Octaviano da Cruz Britto. Sep. ontem.
Alice Lúcia Janke, 72 anos, funcionária público federal, filha de José Reinoldo Janke e Lúcia Wenderoff Janke. Sep. ontem.
Armando Jorge Iung, 53 anos, autônomo, filho de Amandio Iung e Maria da Glória Iung. Sep. ontem em Araucária.
Carlos René Nadalini, 55 anos, autônomo, filho de Arthur Nadalini e Catharina Ferreira Nadalini. Sep. ontem.
Eduardo Vinícius Dias Farias, 8 anos, estudante, filho de Cleyton Ferreira Farias e Rafaela de Castro Dias. Sep. ontem.
Elovilda de Oliveira Santos, 83 anos, do lar, filha de José Deodoro de Oliveira e Ervina Maria de Oliveira. Sep. às 10 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.
Elza Marta Antenor, 60 anos, doméstica, filha de Antônio Antenor e Maria Domingos. Sep. ontem.
Felícia Henemann, 83 anos, comerciante, filha de Luiz Henemann e Espirituoso Ferreira Santos. Sep. às 10 h, no Cemitério Colônia Faria (Colombo), saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.
Fernando José dos Santos, 65 anos, autônomo, filho de Hermenegildo José dos Santos e Antônia dos Santos. Viúvo de Flávia Lúcia Morbio Piedade Santos. Sep. ontem.
Francisco Chagas Brito da Silva, 56 anos, auxiliar, filho de João Expedito da Silva e Joana Brito Ferreira. Sep. às 10 h, no Paroquial de Umbará, saindo da capela do mesmo.
Gilberto Chuico Martins, 55 anos, entregador, filho de Antônio Ferreira Martins e Natália Chuico Martins. Sep. ontem.
Ieda Maria Gundi Zanotto, 53 anos, gerente, filha de Helmuth Gundi e Wahrly Gundi. Sep. ontem em Lages, SC.
Ilze de Lurdes Bernardo Weinert, 71 anos, do lar, filha de José Joaquim Bernardo e Maria Bernardo. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo Portão.
João Bubna, 81 anos, comerciante, filho de Stefano Bubna e Maria Ovcar. Sep. ontem em Santo Antônio da Platina.
Joseli Souza Machado, 59 anos, cozinheira, filha de Benedito Cecílio de Souza e Anália Machado de Godói. Sep. ontem em Tunas do Paraná.
Luiz Carvalho Gonzales, 74 anos, propagandista, filho de Francisco Xavier Gonzales e Praudelina Carvalho Gonzales. Sep. em horário a ser designado, no Paroquial de Santa Felicidade, saindo da capela do mesmo.
Luiz José Pereira, 67 anos, funcionário público municipal, filho de Faustino Pereira de Andrade e Maria Eva Machado da Rosa. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss (São José dos Pinhais).
Marcelo Pacheco de Souza, 36 anos, motorista, filho de Deamiro Pacheco de Souza e Marculina Rosa de Souza. Sep. às 17 h, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais), saindo da capela do mesmo.
Marco Antônio Chemin, 65 anos, pintor automotivo, filho de João Batista Chemin e Tertuliana de Barra Chemin. Sep. ontem.
Maria Rosa de Bassi Pereira, 80 anos, do lar, filha de João de Bassi e Ângela Gnata de Bassi. Viúva de José Amaro Pereira. Sep. às 10 h, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 1 do mesmo.
Mariam Mahmoud Janani, 92 anos, do lar, filha de Cassem Faraj e Hanifi Dhais. Sep. ontem.
Miguel de Souza Gouveia, 8 anos, filho de Rodrigo de Souza Gouveia e Genezia da Luz Veiga. Sep. ontem.
Neli Cerqueira Ribeiro, 63 anos, do lar, filha de Custódio Cerqueira Filho e Nanci dos Santos Cerqueira. Sep. ontem.
Olga Mariana Leal Vitalino, 10 dias, filha de Tiago Vitalino e Nancis Leal Vitalino. Sep. ontem.
Osmar Jez de Barros, 40 anos, vigilante, filho de Osmair Pinto de Barros e Rosi Jez de Barros. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal Bom Jesus dos Passos (Piraquara).
Osório Carvalho de Mello, 79 anos, alfaiate, filho de Benedito Carvalho de Mello e Maria Rita de Mello. Sep. ontem.
Pedrina Maurício dos Santos, 99 anos, do lar, filha de Horácio Maurício dos Santos e Eufrásia dos Santos. Viúva de Laudemir Campolin. Sep. ontem.
Pedro Paulo Grimm, 64 anos, mestre de obras, filho de Ewaldo Grimm e Maria Rosalina Grimm. Sep. ontem em Guaratuba.
Plínio Nascimento, 82 anos, auditor, filho de Agrepino Manoel Nascimento e Eolympia Fernandes Nascimento. Sep. no dia 26 de agosto, em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Cemitério Vertical.
Rogério Velho de Figueredo, 69 anos, vidraceiro, filho de Antônio Francisco de Figueredo e Imbraina Figueredo Velho. Sep. ontem.
Rosa Joanna Zannuncini, 90 anos, do lar, filha de João Slomski e Amélia Slomski. Sep. ontem.
Sávio de Morais Barros, 18 anos, estudante, filho de Luís Carlos da Silva Barros e Luilene Gomes de Morais Barros. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado.
Valdir Salustriano da Silva, 69 anos, motorista, filho de Salustriano Alves da Silva e Isaura Sebastiana de Lima. Sep. ontem em Mamborê.
Vitor Dantas de Pontes, 5 dias, filho de Valmir de Pontes e Rubia Tenório Dantas. Sep. ontem.
Vivaldo da Silva Gomes, 68 anos, motorista, filho de Braulina Gomes da Solidade. Sep. ontem.
Zulema Maria Parizotto Mormul, 70 anos, professora, filha de Vitório Parizotto e Regina Ber Parizotto. Sep. ontem.
LONDRINA
Alzira Da Silva Costa, 69 anos. Sep. ontem em Londrina.
Aparecido Antônio Garrido, 60 anos. Sep. ontem em Nova Fátima.
Aurora Maria Ferreira, 94 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela da Igreja Luz do Mundo. Rua Rio Grande do Sul, 420 Jardim Santa Terezinha Londrina.
José Gonçalves de Souza Júnior, 35 anos. Sep. ontem em Londrina.
Maria dos Santos, 58 anos. Sep. ontem em Ariranha do Ivaí.
Maria Soares Euclides, 83 anos. Sep. ontem em Londrina.
Philomena Bianchini Villas Boas, 79 anos. Sep. ontem em Londrina.
Reginaldo Cândido de Santana, 56 anos. Sep. ontem em Londrina.
Rosa Maria Sotelo Liberti, 59 anos. Sep. ontem em Rolândia.
Terezinha Ribeiro Maximo, 78 anos. Sep. ontem em Londrina.
Victorio Bravo, 88 anos. Máximo
MARINGÁ
Alessio Rodrigues, 77 anos. , 77 anos. Sep. ontem em Marialva.
Ari Nunes Machado, 65 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.
Carlos Roberto Onofre, 65 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da Av. Amazonas Centro Mandaguari.
Davi Luiz Ferreira. Sep. ontem em Marialva.
Elemice Emília Murta Galacini, 52 anos. Sep. ontem em Maringá.
Francisca Pereira da Mota, 59 anos. Sep. ontem em Astorga.
Gilmar Constantino dos Santos, 19 anos. Sep. ontem em Ibiporã.
José Gil de Oliveira Góes, 85 anos. Sep. ontem em Maringá.
Luzia Andretto Geraldo, 75 anos. Sep. ontem em Florida.
Nilton José Duarte, 55 anos. Sep. ontem em Arapongas.
Nivaldo Geraldini, 67 anos. Sep. ontem em Arapongas.
Paulina da Conceição Kosloski, 76 anos. Sep. ontem em Malu.
Waldir dos Santos, 48 anos. Sep. ontem em Maringá.
FOZ DO IGUAÇU
Adão Mariano da Silva, 81 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Carmelina Constância Torres, 71 anos. Sep. ontem em São Miguel do Iguaçu.
Maria Batista Vaz, 81 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal São João Batista, saindo da Rua Curitiba, 84 Vila C Foz do Iguaçu.
Maria Helena Alves Bessa, 63 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.
Mateus Zapelo Chaves, 32 anos. Sep. ontem em Medianeira.
* * * * * As publicações neste espaço são gratuitas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br.
As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313