Um posto de saúde de Guaratuba, no Litoral do Paraná, precisou ser fechado nesta terça-feira (16) por falta de água. A unidade, localizada no bairro Cohapar, chegou a atender os primeiros pacientes que procuraram atendimento, mas encerrou as atividades ainda pela manhã por más condições de higiene. Apesar do problema relatado à reportagem por um morador da cidade e pela prefeitura, a Sanepar afirma que o abastecimento está normal.
De acordo com a prefeitura do município, a unidade de saúde estaria sem fornecimento de água desde a madrugada e, por isso, os médicos não tiveram condições de atender os pacientes. Segundo uma funcionária da Secretaria de Saúde, eles até teriam tentado trabalhar no início da manhã, mas não podiam nem lavar as mãos e os banheiros do local também ficaram em péssimas condições de uso. Diante da situação de insalubridade, a secretaria precisou fechar a unidade e os pacientes em situações emergenciais procuraram outras unidades de saúde, enquanto aqueles com consultas marcadas reagendaram o atendimento.
Ainda segundo a prefeitura, o desabastecimento não foi informado com antecedência, mas a Sanepar teria explicado à Secretaria de Saúde nesta terça-feira que uma manutenção emergencial seria a causadora do problema. Nessa conversa entre prefeitura e Sanepar, a empresa teria informado que o abastecimento voltaria ao normal por volta das 18h30.
Procurada pela reportagem, a Sanepar contestou a informação da prefeitura e afirmou que o fornecimento de água está normal em todo o município de Guaratuba. Em nota, a empresa explicou que uma equipe foi enviada até a Unidade de Saúde do bairro Cohapar pela manhã e verificou que “a água está chegando no hidrômetro da unidade de saúde.
A Sanepar também informou que não recebeu nenhuma reclamação ou solicitação de verificação de falta de água da população de Guaratuba e que o sistema está operando normalmente em todo o município. A empresa solicita que todas as reclamações sejam transmitidas à empresa pelo telefone 0800 200 0115.
Funcionamento na quarta
Caso o fornecimento de água não volte ao normal até a noite desta terça-feira, a prefeitura informa que solicitará um caminhão-pipa para abastecer a caixa d’água do posto de saúde do bairro Cohapar. Com isso, o atendimento aos pacientes será retomado já no início da manhã de quarta-feira (17).
Problema antigo
A falta d’água é um problema antigo no Litoral paranaense. Nos municípios de Matinhos e Pontal do Paraná, a primeira segunda-feira (2) de 2017 foi marcada por torneiras fechadas devido a um vazamento na adutora que leva mais da metade da água captada do Rio das Pombas até a estação de tratamento da Praia de Leste.
Já no município de Antonina, os moradores relatam diversas interrupções no abastecimento de água desde o mês de dezembro, quando a população flutuante da cidade aumenta. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), responsável pelo abastecimento de água no município, afirmou que existe um projeto de duplicação da adutora e que as obras devem começar em 2018.
A Ilha do Mel também sofre com o desabastecimento e turistas chegaram a deixar uma pousada da região. O problema nesse caso é de responsabilidade da empresa Paranaguá Saneamento.
Deixe sua opinião