Fechados há mais de um mês, após a confirmação de casos de febre amarela em humanos e em macacos encontrados mortos, os parques estaduais do Litoral do Paraná serão reabertos neste sábado (2). A decisão foi tomada em reunião entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Defesa Civil. A entrada dos visitantes, porém, só será permitida com a comprovação da vacina contra a doença, tomada no mínimo dez dias antes da visita.
Saiba os parques que serão reabertos
De acordo com as autoridades, as unidades de conservação foram fechadas como forma de precaução contra a febre amarela, devido à ocorrência de casos da doença em Antonina, Adrianópolis e Campina Grande do Sul. Em dois casos, a febre foi contraída em Guaraqueçaba. Na região de Antonina, a doença também foi confirmada nos corpos de macacos achados já sem vida.
Leia também: Prefeitura confirma primeiro caso de febre amarela em Curitiba
Fiscalização e orientação
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da secretaria, Acácia Nasr, o parecer favorável à abertura dos parques está condicionado a locais em que seja possível o controle do acesso do público e onde esteja afixada placa indicativa de área de risco para a circulação de febre amarela.
A fiscalização e orientação aos visitantes serão feitas pela Polícia Ambiental e por voluntários da Federação Paranaense de Montanhismo. O IAP também vai colocar placas nas entradas dos parques com informações sobre a febre amarela.
Durante as visitas, os profissionais de saúde recomendam que as pessoas usem de camisa de manga longa, calça e repelente, já que tanto a febre amarela, como a dengue, são transmitidas por mosquitos.
Unidades de Conservação que serão reabertas
Parque Estadual do Boguaçu
Parque Estadual Pico Paraná
Parque Estadual Roberto Ribas Lange
Parque Estadual do Palmito
Parque Estadual da Graciosa
Parque Estadual do Pau Oco
Parque Estadual Rio da Onça
Parque Estadual Serra da Baitaca
Caminho do Itupava
Parque Estadual Pico do Marumbi
Parque Estadual Campinhos
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião