Um dos principais momentos comerciais do ano, o mês de dezembro costuma ser muito visado por criminosos — que estão de olho especialmente no dinheiro do 13.º salário, enchendo as caixas registradoras de lojas. Justamente para evitar esses assaltos e furtos em Curitiba, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), deu início, nesta segunda-feira (3) a uma operação grande nas principais regiões de fluxo comercial. Operação será concentrada em áreas importantes para o comércio da capital até o ano-novo. Conheça as novas viaturas do Bope
Chamada de Operação Pagamento, a força tarefa busca vigiar áreas em que há muitos bancos, lotéricas e lojas em geral, em várias regiões da capital. “Não estaremos apenas nos bairros centrais, mas também nos fluxos de comércio dos bairros”, conta o tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante do Bope. De acordo com Teixeira, o batalhão geralmente atua com foco em operações de drogas e crimes violentos, mas separou as equipes para o novo trabalho devido à alta incidência de assaltos nesta época do ano.
- Leia também - Para extorquir a mãe, jovem simula o próprio sequestro com ajuda de militar
Isso significa que a população de Curitiba verá as viaturas do Bope de prontidão em toda a cidade. Entre as ruas escolhidas para a ronda encontram-se, além da Rua XV de Novembro, a Rua Francisco Derosso, a Rua Issac Ferreira da Cruz, a Av. Marechal Floriano Peixoto, a Av. Vereador Toaldo Tulio, a Av. Anita Garibaldi, a Av. Erasto Gaertner, a Av. Paraná e a Av. Victor Ferreira do Amaral, entre outras.
De acordo com o comandante, as viaturas estarão a disposição da população. “Quem avistar a viatura e estiver precisando de auxílio ou tiver informações sobre suspeitos, pode nos abordar que iremos ajudar”, garante Teixeira. O plano da equipe é continuar os trabalhos até a virada do ano.
Além desta, acontece também a Operação Natal em Curitiba, que é focada na proteção geral do cidadão — não apenas na questão de furtos e roubos.
Novos carros
A Operação Pagamento será feita com os carros novos recebidos pelo batalhão. O modelo Trailblazer é considerado mais moderno e tem ferramentas atualizadas — muito mais do que os veículos anteriores, que eram do ano 2013. De acordo com o comandante Teixeira, os veículos devem ajudar por serem mais preparados para as funções designadas. “Esse modelo tem ferramentas como controle de tração, motor 6 cilindros, garante mais estabilidade em curvas e em alta velocidade, além de detalhes como sistema GPS incluso”, explica o tenente-coronel.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião