Sinônimo de dias muito gelados, o mês de julho também traz uma das temporadas mais belas de Curitiba: o florescer das cerejeiras. A partir deste mês até setembro, os diversos tons de rosa criam cenários surpreendentes, porém breves, em vários pontos da cidade.
Veja fotos de cerejeiras em Curitiba
Nesta época, o colorido - que muitas vezes contrasta com o céu pesado e cinza - ajuda a dar mais vida a pontos como a Rua XV de Novembro, no Centro; o Jardim Botânico, o Parque Tanguá e também a Praça do Japão, no Água Verde, onde as cerejeiras têm uma importância simbólica ainda maior. Afinal, foram os migrantes japoneses que trouxeram as primeiras mudas da árvore para o Brasil.
Em Curitiba, as cerejeiras foram introduzidas na arborização das praças de Curitiba em 1994 e desde 2000 estão também nas ruas.
O clima típico do sul do país ainda favorece o florescer da cerejeira em diversas localidades, como nas serras catarinenses. O frio é essencial para o ciclo reprodutivo das cerejeiras, motivo pelo qual o colorido das árvores surgem em períodos de temperaturas baixas.