Várias ruas de Curitiba ganharam flores em tons de rosa nos últimos dias e até o famoso desenho geométrico do Jardim Botânico está contornado nessa cor. A mudança faz parte das ações da campanha internacional Outubro Rosa, que incentiva a prevenção ao câncer de mama e ocorre anualmente no mês de outubro. Ao todo, quase 100 mil mudas foram produzidas pelo Horto do Guabirotuba para a campanha deste ano.
Confira fotos das flores plantadas em Curitiba
De acordo com a engenheira agrônoma Josy Moraes, responsável pela equipe de manutenção do Jardim Botânico, cerca de 60 mil mudas foram destinadas ao local e o plantio foi finalizado na última quinta-feira (27). “Sempre temos uma troca de flores programada para o fim de cada estação e, na troca da primavera, optamos por tons de rosa para participar da campanha. Ano passado foram petúnias e agora é a vez da cravina”, afirmou.
Veja também: Cadela chora morte de cão e emociona policiais do Bope em Curitiba
A flor escolhida - miniatura do cravo e originária da Ásia - demora cerca de 10 dias para alcançar o pleno florescimento. Por isso, a engenheira adianta que, somente a partir da próxima semana, o jardim estará repleto. “Se o clima ajudar, elas devem manter-se belas assim por uns 60 dias”, adiantou.
Além do Jardim Botânico, também foram plantadas cravinas e bocas-de-leão em tons de rosa nas ruas da cidade e nos canteiros da Avenida Manoel Ribas, nos parques Tingui, Tanguá e no Bosque Alemão. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a plantação nesses espaços iniciou nos últimos dias e deve terminar até a próxima semana.
Campanha em Curitiba
As ações na capital paranaense começaram na manhã desta segunda-feira (1.º) com um evento no calçadão da XV de Novembro, no Centro. Ali, diversos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferecem orientações a respeito do autoexame para detectar a doença precocemente, informações sobre reconstituição e pigmentação da mama, e ainda técnicas de maquiagem e tratamentos estéticos que ajudam a melhorar a autoestima.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião