Várias ruas de Curitiba ganharam flores em tons de rosa nos últimos dias e até o famoso desenho geométrico do Jardim Botânico está contornado nessa cor. A mudança faz parte das ações da campanha internacional Outubro Rosa, que incentiva a prevenção ao câncer de mama e ocorre anualmente no mês de outubro. Ao todo, quase 100 mil mudas foram produzidas pelo Horto do Guabirotuba para a campanha deste ano.
Confira fotos das flores plantadas em Curitiba
De acordo com a engenheira agrônoma Josy Moraes, responsável pela equipe de manutenção do Jardim Botânico, cerca de 60 mil mudas foram destinadas ao local e o plantio foi finalizado na última quinta-feira (27). “Sempre temos uma troca de flores programada para o fim de cada estação e, na troca da primavera, optamos por tons de rosa para participar da campanha. Ano passado foram petúnias e agora é a vez da cravina”, afirmou.
Veja também: Cadela chora morte de cão e emociona policiais do Bope em Curitiba
A flor escolhida - miniatura do cravo e originária da Ásia - demora cerca de 10 dias para alcançar o pleno florescimento. Por isso, a engenheira adianta que, somente a partir da próxima semana, o jardim estará repleto. “Se o clima ajudar, elas devem manter-se belas assim por uns 60 dias”, adiantou.
Além do Jardim Botânico, também foram plantadas cravinas e bocas-de-leão em tons de rosa nas ruas da cidade e nos canteiros da Avenida Manoel Ribas, nos parques Tingui, Tanguá e no Bosque Alemão. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a plantação nesses espaços iniciou nos últimos dias e deve terminar até a próxima semana.
Campanha em Curitiba
As ações na capital paranaense começaram na manhã desta segunda-feira (1.º) com um evento no calçadão da XV de Novembro, no Centro. Ali, diversos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferecem orientações a respeito do autoexame para detectar a doença precocemente, informações sobre reconstituição e pigmentação da mama, e ainda técnicas de maquiagem e tratamentos estéticos que ajudam a melhorar a autoestima.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista