A chegada de uma frente fria faz com que a chuva finalmente chegue a Curitiba e região a partir desta quarta-feira (8). Segundo o Instituto Simepar, a passagem dessa frente pelo Paraná segura as temperaturas e mantém o friozinho dos últimos dias. Como o tempo vai ser predominantemente fechado, os termômetros avançam pouco ao longo do dia.
Em Curitiba, a mínima fica em apenas 10º C e a máxima não deve ultrapassar os 16º C. Segundo o instituto meteorológico, Curitiba deve ter pancadas isoladas principalmente no período da tarde, com a possibilidade de essa chuva ganhar força durante a noite. No litoral, a situação é bem parecida, com a diferença de que o dia deve aquecer um pouco mais, com a máxima podendo a chegar a 18° C.
Veja também: Guarda Municipal, Polícia Militar e módulo móvel na mesma praça? Entenda a mudança da PM para o Portão
De acordo com o meteorologista Fernando Mendes, essa instabilidade é comum por causa das condições da atmosfera e alerta para a possibilidade de ventos. “O tempo continua instável e como temos um nível baixo de umidade na atmosfera, a formação das chuvas acaba sendo irregular”, explica. “Os ventos também serão perceptíveis na região central do estado e no Sul”.
Tempestades no interior
E é justamente no interior paranaense que a chuva prometida deve chegar com mais força. Tanto que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo potencial de tempestade para toda a faixa Oeste do estado, abarcando municípios como Umuarama, Francisco Beltrão, Campo Mourão e Foz do Iguaçu.
Nessas localidades, as chuvas chegam fortes já pela manhã e, embora as temperaturas sejam consideradas um pouco mais altas — os termômetros devem registrar mínima de 13º e máxima de 26º C em Foz —, há previsão de temporal, com raios e ventos fortes com rajadas próximas dos 50 km/h.
Frio a caminho
Na sequência da chuva, o frio volta com força para o estado. Segundo o Simepar, a passagem da frente fria pelo oceano aumento a umidade e faz com que a temperatura comece a cair a partir de quinta-feira (9), quando uma nova massa de frio chega ao estado. A previsão, contudo, é que essa nova onda gelada seja passageira a ponto de se dissipar até o domingo.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia