A queda nas temperaturas e a possibilidade de neve não são os únicos reflexos da frente fria que avança pelo estado nesta segunda-feira (17). De acordo com a Capitania dos Portos do Paraná, há previsão de ressaca para todo o litoral, com ondas de até 2 metros e ventos fortes em toda a região ao longo do dia.
Não se iluda com o sol: instituto emite alerta de frio e segue chance de neve
Leia a matéria completaAs praias paranaenses devem ter ventos de até 60 km/h, conforme aponta o Instituto Simepar. “Mas a maior agitação deve estar mesmo em alto-mar, com ventos entre 70 e 80 km/h”, diz o meteorologista Samuel Braun. Esse mau tempo é fruto de uma combinação da frente fria com um sistema de baixa pressão que age sobre o oceano, na altura da Argentina. “Isso faz com que tenhamos um vento sul bastante intenso em toda a região”.
Braun explica que toda entrada de massa de ar mais frio gera essa intensificação nos mares. No caso, porém, a previsão é de que os ventos sejam um pouco mais fortes do que o normal. Tanto que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo por causa desses ventos costeiros para toda a costa Sul do país.
No Paraná, essa área engloba os municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião