O fim de semana será de chuva no Paraná. A combinação de um sistema de baixa pressão – que está sobre o Paraguai – com o deslocamento de uma frente fria – vinda Rio Grande do Sul – faz com que as condições do tempo no estado fiquem instáveis, com possibilidade de chuvas a qualquer momento.
Segundo informações do Simepar, este sábado (28) será de tempo mais ameno, com chuvas isoladas e com a presença do sol em alguns momentos. Assim, a temperatura prevista fica entre 15ºC e 27ºC.
Já o domingo (29) será de tempo fechado, nebulosidade constante e chuva. Pode chover até 10 milímetros por hora na capital, e a previsão é de picos de precipitação de até 22 milímetros. As temperaturas também serão mais amenas em relação ao dia anterior, com mínima de 15ºC e máxima de 23ºC.
LEIA MAIS: A previsão do tempo para os próximos dias em Curitiba
Litoral
Já quem vai para o Litoral do Paraná poderá aproveitar um sábado (28) de temperaturas altas e sol, intercalado com a nebulosidade. As chuvas na região, segundo o Simepar, serão isoladas e de baixa intensidade, com a presença do sol. A previsão é de que os termômetros cheguem a 27ºC durante a tarde, com mínima de 20ºC.
Ao contrário do sábado, o domingo (29) será de clima fechado e temperaturas mais baixas. A chuva não será tão volumosa quanto na capital, mas existe a chance de temporais na faixa litorânea. As chances de trovoadas chegam a 60%, de acordo com as projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Interior
Se no litoral há chance de sol e tempo bom, no interior o cenário é o inverso. Com a proximidade do centro do sistema de baixa pressão, que absorve e concentra a umidade vinda do centro do continente, a área mais ao norte do estado terá maior quantidade de chuvas desde o sábado.
A previsão é de que chova cerca de 4 milímetros por hora, com pico chegando a 9 milímetros, no sábado. Os termômetros não caem, no entanto, e podem chegar perto de 30ºC durante períodos da tarde. A mínima prevista para Maringá é de 18ºC, com máxima de 30ºC em Paranavaí.
A chuva pode vir acompanhada de ventos fortes em alguns pontos do interior do Paraná. O alerta laranja de tempestades segue valendo para todo o final de semana no estado. E a área fronteiriça com o Paraguai e com Mato Grosso do Sul deve ser a mais afetada.
A previsão é de rajadas de vento de até 80km/h, principalmente nas cidades mais a oeste, que estão mais próximas ao vórtice do sistema de baixa pressão. Há risco de queda de granizo.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano