Após uma semana com tempo estável, o fim de semana deve ser de baixas temperaturas, risco de temporal, geada e ventos fortes. Por isso, ainda não é hora de guardar os casacos e o guarda-chuva. Já neste sábado (25), o curitibano deve sentir a queda dos termômetros, pois a previsão mínima, segundo o Instituto Simepar, gira em torno dos 11 °C e a máxima não passa dos 17º C. Na sexta, a chuva e o granizo causaram estragos no Paraná.
No Litoral, a máxima não deve passar dos 23º C neste sábado. Em cidades como Francisco Beltrão e Pato Branco, a mudança já é um pouco mais brusca, com mínimas de 5º C e 6.º C respectivamente.
Leia também: Inmet emite alerta de temporais, ventos de até 100 km/h e granizo para PR, SC e SP
De acordo com o meteorologista do Instituto Simepar, Tarcízio Valentin da Costa, a instabilidade ocorre por causa de um sistema de baixa pressão e uma frente fria que chegou ao estado e por isso e essa condição é apenas uma preparação para o frio intenso que fará nos próximos dias.
Veja também: Morador de rua faz “casulo” para passar noites em ponto de ônibus de Curitiba
“Uma frente fria que passa por toda a Região Sul que causa essa instabilidade de chuvas e raios e uma massa de ar frio na retaguarda provoca a queda das temperaturas. As chuvas fortes vão atingir todo o estado no sábado durante a parte da manhã e da tarde e o frio começa no sábado à noite e no domingo é bem mais intenso”, explica.
Possibilidade de geada e frio que continua
Ainda sobre essa instabilidade, vale lembrar que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta laranja para Curitiba, Região Metropolitana e regiões Oeste, Centro Sul e Norte do estado, informando a possibilidade de tempestades e ventos fortes. Apesar dos temporais, a chuva não deve permanecer no domingo (26) que será marcado por temperaturas baixas.
Existe a chance de formação de geadas principalmente municípios da região sul do estado, como General Carneiro, Palmas e União da Vitória, onde os termômetros ficam em 0º C. Também a chance de geada na região metropolitana de Curitiba. Na capital, o fenômeno não deve ser registrado, mas a friaca também será intensa com previsão mínima de 5 ºC.
Saiba mais: 255 semáforos de Curitiba ficam em alerta na madrugada; saiba quais e confira dicas de segurança
As chuvas são passageiras, mas se engana quem acha que o frio não veio para ficar. Costa destaca que o fim de semana é apenas um ensaio do que está por vir a partir de segunda-feira (27), quando a previsão em Curitiba é de 4º C.
“No domingo todo mundo vai esquecer das chuvas, mas o frio continua intenso no domingo e na segunda-feira, mesmo que o sol apareça em alguns momentos”, afirma
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião