• Carregando...
Curitibanos desfilaram com casacos pesados pelas ruas nesta segunda. Mas calor deve voltar. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Curitibanos desfilaram com casacos pesados pelas ruas nesta segunda. Mas calor deve voltar.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O frio deu a cara nesta segunda-feira (26) em Curitiba. Depois de um sábado e domingo de sol e sensação de abafamento, a cidade começou a semana com chuva e temperatura baixa. Dos quase 28°C de calor marcados na tarde do último sábado, a temperatura oscila perto dos 15ºC nesta segunda, o que levou a mudar completamente os trajes da população nas ruas: as bermudas, camisetas e saias deram lugar a casacos.

E seria essa mudança brusca no tempo a indicação de que o frio chegou para ficar?

- Leia mais - Curitiba e RMC têm feiras especiais de pescados para a Páscoa

Segundo o Instituto Simepar, ainda não. A previsão é de que pelo menos pelos próximos dez dias não há previsão de queda brusca nas temperaturas no estado. Depois disso, os dias devem começar, sim, a ganhar mais cara de Outono.

bEm um mês, guardas municipais aplicam 1,8 mil multas em Curitiba

O meteorologista Reinaldo Kneib explica que o declínio nas temperaturas é consequência na verdade da ausência de sol. “Realmente esfriou um pouco em boa parte do estado. No Leste está mais associado mesmo à ausência do sol. Não tem sol, está muito úmido e chuvoso e a sensação de declínio aumenta bastante”, destaca Kneib. “Se for ver não está tão frio, mas essa temperatura já gera um desconforto porque as pessoas ainda acostumadas com a temperatura alta”, acrescenta.

Mas se por aqui é o céu carregado que fez muitas pessoas tirarem no improviso seus casacos do armário, no Oeste do Paraná a situação é outra. Em Foz do Iguaçu, uma das cidades mais quentes do estado, o amanhecer foi na casa dos 10°C, praticamente clima de inverno na cidade, que fica na fronteira com o Paraguai e Argentina.

Em Foz, esse frio todo é resultado de uma frente de ar menos aquecida que tomou conta após a passagem da chuvas -sistema que não deve ter força para chegar em Curitiba. Na capital, a máxima que não deve passar dos 21°C nesta segunda já sobe para 25°C na quarta e 26°C no domingo de Páscoa (1°.), indicando uma leve extensão dos dias de Verão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]